A JYP Entertainment anunciou que não produzirá mais álbuns físicos. A notícia revelada neste mês de agosto é parte do relatório JYP ESG de 2021, indicando que o plano já vem sendo articulado a mais tempo. O relatório está disponível em formato de vídeo no YouTube da gravadora e pode ser conferido no final deste texto.
A ação visa diminuir o impacto ambiental causado pela produção e compra de álbuns. Além dos CDs, os merchandisings dos artistas da empresa também entrarão na mesma medida.
Segundo a declaração, os álbuns serão substituídos por photocards e códigos para acesso aos conteúdos de forma on-line: “Para reduzir os resíduos gerados na compra de álbuns, estamos preparando vários álbuns com conteúdos digitais que podem substituir CDs físicos de plástico. Ao comprar um álbum, apenas os photocards serão enviados fisicamente enquanto as músicas, vídeos de bastidores e livros de letras serão fornecidos através de acesso por códigos. Para este propósito, tecnologias relacionadas, como QR codes e NFC estão sendo estudadas. Photocards também estão sendo consideradas para uma produção amiga da natureza“.
Quanto aos merchandisings, as ideias consistem primeiramente em usar materiais biodegradáveis e também produzir apenas objetos que possam ser usados diversas vezes, diminuindo as chances de descarte dos mesmos.
Ainda não se sabe exatamente quando o plano será posto em prática, mas o artista da empresa que está mais próximo de lançar álbum novo é o TWICE. O comeback do grupo está marcado para o dia 26 deste mês e, pelo que já consta nas lojas de álbuns, será um CD no formato normal disponibilizado em 4 versões diferentes.
Confira o vídeo do discurso do CEO Park Jin Young na íntegra:
Fonte: (1)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.