Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Coreanos estão usando MBTI para procurar parceiros


A febre do MBTI que se instalou entre os sul-coreanos ganha uma nova finalidade. Pessoas agora estão usando os resultados para escolher seus parceiros ideais. Isto pode parecer banal, porém, ganha toques de ficção científica pela forma com que está sendo feito: através de um aplicativo que gera conversas com personagens fictícios.

A universitária Hwang Da In conversou com o portal The Korea Herald sobre o assunto. Ela, que é do perfil ISTJ, disse que seu tipo ideal é alguém ISFJ e que descobriu isso através do aplicativo MBTI Sogaeting, que cria personagens para cada uma das 16 personalidades do teste. Hwang conta: “Quando falávamos sobre viagens, [o personagem virtual ISFJ] disse que gosta de planejar as coisas com antecedência. Gosto de personalidades organizadas. Além disso, ele disse que geralmente fica em casa nos fins de semana e não tem muitos amigos do sexo oposto“.

Apesar do conceito de conversar com seres inexistentes para prever a personalidade de pessoas reais possa parecer um pouco surreal, o MBTI Sogaeting já ultrapassou mais de 10 milhões de downloads apenas no primeiro mês de seu lançamento.

O aplicativo cria 16 cenários diferentes, um para cada personalidade, com personagens femininos ou masculinos. Os usuários vão em “encontros às cegas” com tais personagens e, após uma análise das interações feitas em cada cenário, o aplicativo determina a compatibilidade com as personalidades.

Hwang conta que o personagem ISFJ lhe perguntou qual sua meta de vida. Ela recebeu duas opções: ajudar a criar um mundo melhor ou viver feliz com as pessoas que ama. Dependendo da sua escolha, o aplicativo dá notas para cada interação e monta um ranking com as maiores compatibilidades. Hwang diz: “Consegui notas altas ao falar com os humanos virtuais ISFJ e ISTJ“.

Como a personalidade de cada um é importante nos relacionamentos, a jovem ainda conta que o MBTI pode ser uma ferramenta útil na hora de selecionar um parceiro porque ajuda a filtrar os “peixes no oceano”.


O que significa as siglas

As siglas do MBTI são formadas por quatro letras, das quais cada uma representa uma categoria com duas possibilidades cada. São elas:

  • A primeira diz respeito à atitude e pode ser Introvertido (I) ou Extrovertido (E);
  • A segunda diz respeito à função e podem ser Intuitivos (representado pela letra N) ou Sensores (S);
  • A terceira também é uma função e pode ser Sentimentais (representado pelo F do termo inglês “Feeler”) ou Pensadores (representado pelo T do inglês “Thinker”);
  • A quarta e última também são atitudes e são Perceptivos (P) ou Julgadores (J).

Apesar de muitos defenderem que a classificação dos MBTIs deve ser feita por especialistas, existem versões on-line e gratuitas do teste. Clique aqui para ver um exemplo de teste.


Efeitos até nas “empresas casamenteiras”

A Coreia do Sul e outros países do leste asiático possuem empresas especializadas em encontrar parceiros para seus clientes. E, claro, o MBTI também está influenciando o trabalho dessa indústria.

Um funcionário – que preferiu não revelar sua identidade – da Duo, a agência número 1 da Coreia do Sul, revelou que o perfil de personalidade virou um novo fator a ser considerado na hora de arranjar os encontros: “Os perfis dos nossos clientes possuem informações detalhadas que incluem seu histórico acadêmico, profissão, idade, onde moram, relações familiares, ativos financeiros e religião. Recentemente, um crescente número de clientes têm pedido aos seus casamenteiros para incluir seus tipos MBTI no perfil e procuram por parceiros com tipos compatíveis“.

A agência também postou em seu canal no YouTube uma série de vídeos com uma mulher ENFP e um homem INFJ, combinação considerada como uma das mais compatíveis do MBTI, para mostrar na prática como é ir a um encontro com tais perfis.

A moda do MBTI também tem feito com que empresas inventem novas maneiras de promover encontros e interações entre pessoas em busca de um relacionamento. A Sunhada, por exemplo, convidou cerca de 30 mulheres e homens para participar de um experimento do gênero. Cada um deles informou seu MBTI e, com base nisso, foram divididos em grupos de seis (com 3 mulheres e 3 homens), considerando o potencial de compatibilidade, e só então foram reunidos.

Dentre as participantes, estava Byun, de 33 anos e que preferiu se identificar apenas pelo seu sobrenome. Ela conta sua experiência: “Foi interessante que os participantes masculinos cujos tipos de MBTI eram compatíveis com o meu tinham estilos e hábitos de namoro parecidos comigo. Isso é muito importante para mim, porque estou em busca de um relacionamento duradouro“.


O que dizem os especialistas

Mesmo se tratando de uma moda que poderá permanecer por um longo tempo, especialistas destacam que usar os testes de MBTI para namoros e relacionamentos também tem desvantagens. Um dos motivos é o fato de que as pessoas já são julgadas pelos seus cargos, formação acadêmica e símbolos de status. Além disso, a personalidade é complexa para ser descrita por apenas quatro letras de uma pseudociência.

O Professor Im Myeong Ho, acadêmico de Psicologia da Universidade de Dankook, também faz outro alerta: “Nossas personalidade mudam com o tempo, e existem personalidades que não podem ser descritas pelos 16 tipos. As pessoas estão usando os tipos de MBTI para encontrar a melhor combinação em pouco tempo, minimizando tentativas e erros, mas este método focado em eficiência não é saudável“.

Leia também:
Empresas coreanas estão considerando o MBTI ao contratar funcionários
Horóscopo coreano: O que o tipo sanguíneo diria sobre sua personalidade?

Fonte: (1), (2)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile