Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

[LISTA] Oito artistas de K-pop que arrasam no conceito dark


Sabemos que no K-pop existem vários tipos de conceitos, e muitas vezes o conceito dark não é tão lembrado quanto deveria. Muitas vezes confundido com horror ou até mesmo sexy, o conceito dark vai bem mais além da estética sombria e maquiagem forte. Violência, sensualidade, intriga e uma imagem mais madura do grupo é o que primordialmente compõe um conceito sombrio.

Em termos de conceitos, podemos considerar dark e horror como coisas diferentes que são muitas vezes confundidos. A verdade é que os dois compartilham estruturas e temas, o que facilita a confusão na hora de caracterizar, porém, no horror o foco é assustar o observador usando técnicas voyeurísticas e mórbidas. Já no dark, o objetivo principal é envolver o espectador em um mistério, gerando emoção e suspense. Em resumo, todos os “horror concept” pertencem ao dark, mas nem todo dark concept pertence ao horror. 

Já que estamos em outubro, separamos uma lista de artistas que arrasam no conceito dark para você escutar neste mês de Halloween, confira!



Brown Eyed Girls


Mesmo bem diferente do sombrio que conhecemos hoje, muitos concordam que as primeiras a trazer este estilo à tona foi o grupo Brown Eyed Girls com o hit Abracadabra, lançado em 2009. Em 2011 o quarteto voltou com o Sixth Sense, o lançamento mais sombrio e sensual da época, principalmente entre os grupos femininos. O MV não rompe totalmente com os elementos “girl crush”, mas foca especialmente no carisma e na sensualidade das integrantes, características que diferenciam os conceitos.


VIXX


Não tem como falar de conceito dark e não falar do VIXX. O grupo segue uma linha mais sombria desde seus primeiros comebacks com o MV do single On & On de 2013. Mais tarde no mesmo ano, eles retornaram com um vídeo ainda mais sombrio, Voodoo Doll, que deixava extremamente tênue a linha do horror e do dark. Sangue, grampos, cacos de vidro, seguidos por uma coreografia poderosa, compõem um dos conceitos dark mais conhecidos do K-pop. 


Dreamcatcher


O que mais esperar do grupo que debutou em uma sexta-feira 13 com um single intutulado Nightmare? Além do conceito visual, o Dreamcatcher é conhecido por seu som com traços de rock e a narrativa mais sombria em suas músicas. Foram elas quem trouxeram de volta o conceito sombrio com um toque feminino, sem tamanha sensualidade, uma combinação que não é tão utilizada pela indústria do K-pop. 


EXO


O grupo formado pela SM Entertainment debutou em 2012 com Mama, conhecido por seus trajes ousados e notas que remetem orações, o que deixa tudo ainda mais arrepiante. Anos depois, eles voltaram para este conceito com o single Monster, que possui um clipe com enredo mergulhado em anarquia e intriga. Obsession também não escapa do dark e traz uma história que gira em torno de dois lados do EXO, um lado bom e um ruim.


(G)I-DLE 


O (G)I-DLE é um dos grupos que consegue balancear muito bem o glamour do K-pop com uma vibe mais sinistra. Faixas como Oh My God são a combinação perfeita desses dois elementos, e não é à toa que é um dos maiores sucessos do grupo. O conceito dark é tão apreciado pelo grupo que até no Queendom elas apresentaram uma versão uma versão mais sombria, intitulada “nightmare version” da canção Put it Straight.


Taemin (SHINee)


Todos sabemos que o Taemin é uma potência no K-pop tanto com o SHINee quanto em carreira solo. Muitos o consideram o rei do conceito dark com o seu toque melancólico, sombrio e dramático. Com coreografias intensas e afiadas que o acompanham antes mesmo de seu debut solo, ele consegue seduzir e encantar diferentes públicos.


Sunmi


Se podemos considerar Taemin o rei do conceito sombrio, a rainha seria ninguém menos que Sunmi. Sua estreia solo em 2013 com o single 24 Hours veio com uma imagem muito mais madura e sombria do que tínhamos visto até então. Mas foi com o single Full Moon que ela provou para todos que o conceito dark pode ser uma vertente muito interessante para se diferenciar no mercado. 


Pink Fantasy


Chegamos ao grupo mais diferente desta lista. Quando falamos de Pink Fantasy o mistério já começa com a integrantes. Daewang é vocalista, rapper e face do grupo, porém, o seu rosto nunca foi divulgado. Ela usa uma máscara de coelho toda vez que faz uma aparição pública. O lançamento Poison possui um som mais potente, com elementos do screamo, além de coreografia forte. O grupo disse que pretende incorporar mais elementos do terror inspirado no folclore tradicional coreano em seus trabalhos futuros. 

Gostou da lista? Quem mais deveria estar nela? Conte para a gente nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Jellyfish Entertainment, Happy Face Entertainment, Mydoll Entertainment, SM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Gabriela Oliveira

    Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

    Sair da versão mobile