Em novembro do ano passado, o mundo começou a acompanhar o reality My Teenage Girl para conhecer quais trainees poderiam vir a fazer parte de um novo super grupo de k-pop. Três meses depois de muito esforço, fãs foram apresentados ao CLASS:y. Reunindo 7 talentos lapidados ao longo da competição, o grupo estreou em maio com o lançamento do mini álbum CLASS IS OVER.
Pouco mais de seis meses após o debut, o septeto já lançou novas músicas e também fez sua estreia no mercado japonês. Sempre inovando nos conceitos, o CLASS:y se reinventa a cada lançamento e, em seu último comeback com [Day&Night], apostou em um mini álbum com MVs e ritmos diferentes para cada faixa. A KoreaIN conversou com HYUNGSEO, CHAEWON, HYEJU, RIWON, JIMIN, BOEUN e SEONYOU sobre seus conceitos preferidos, os objetivos que ainda planejam alcançar e testamos seus conhecimentos sobre música brasileira.
Confira a entrevista na íntegra a seguir.
KoreaIN: Olá, meninas. Obrigada por nos receberem. Parabéns pelo lançamento de [Day&Night]. Vocês poderiam nos contar um pouco sobre a preparação deste mini álbum?
JIMIN: Nós fizemos a gravação do videoclipe durante 7 dias e 6 noites. E como resultado tivemos 2 MVs que no total deu cerca de 10 minutos. Com certeza, como foram 7 dias e 6 noites, fisicamente foi um tanto cansativo, mas vendo o resultado, fiquei muito contente.
KoreaIN: Para este lançamento, vocês fizeram MVs tanto para “Tick Tick Boom” quanto para “ZEALOUS“. Por favor, nos conte um pouco mais sobre as faixas e os novos conceitos do MV.
RIWON: “Tick Tick Boom” é um musica R&B de coreografia que compara a CLASS:y a uma flor e expressamos a beleza interior.
CHAEWON: “ZEALOUS” é uma música com dança que poderá maximizar a diversidade de nossas sete integrantes. É uma música de batida hollywoodiana com uma forte intro viciante. No MV, assim como o título do nosso álbum [Day&Night], colocamos para mostrar a nossa versão CLASS:y como estudantes comuns e também a versão após o debut.
KoreaIN: Vocês tiveram algumas cenas com interpretação em MVs como “Tick Tick Boom” e até mesmo sendo perseguidas por zumbis em “SHUT DOWN“. Houve alguma dificuldade durante a preparação para tais cenas? Como foi o treinamento na interpretação?
HYEJU: Foi difícil expressar apenas com olhar e sem fala. Mas não tivemos aulas de encenação e atuamos baseado nas nossas experiências anteriores.
KoreaIN: Embora sejam um grupo que ainda está montando uma discografia, vocês já seguiram uma variedade de conceitos diferentes. Qual foi o seu preferido até agora? Quais gostariam de tentar no futuro?
HYUNGSEO: Eu gostei muito do conceito absorto do “Tick Tick Boom” e o conceito que gostaria de fazer é um mais refrescante, aprazível.
BOEUN: Sim, eu também, assim como a HYUNGSEO Unnie, se tivermos uma oportunidade, gostaria de fazer um conceito refrescante, aprazível, estilo teen.
KoreaIN: No seu caminho antes do debut, vocês tiveram a oportunidade de estarem cercadas por veteranas da indústria, como Ock Joo Hyun (Fin.K.L), Kwon Yu Ri (SNSD), Jeon So Yeon ((G)I-DLE) e muitas outras. Qual foi o conselho mais marcante que receberam delas?
JIMIN: No meu caso, a professora Lisa que era a professora de vocal, me disse pra para de jogar a voz para trás e jogar pra frente. E acho que este conselho, na minha trajetória de cantora, me ajudou muito e ficou muito na memória.
CHAEWON: Pra mim, a professora Jeon So Yeon me aconselhou a esconder o que me falta e maximizar o que sou boa.
KoreaIN: O CLASS:y é parte de uma geração na qual os grupos femininos estão recebendo uma atenção muito merecida. Como se sentem em ser representantes de uma era tão talentosa?
HYUNGSEO: Primeiramente somos muito felizes em poder trabalhar junto com os colegas, os veteranos e calouros na mesma geração, e acho que temos muito que aprender com todos eles. Isto nos estimula a nos esforçar mais.
KoreaIN: Vocês são jovens e alcançaram a meta de fazer parte de um grupo maravilhoso. O que mais querem alcançar no futuro, tanto como CLASS:y quanto individualmente?
HYUNGSEO: Eu gostaria de divulgar a CLASS:y para o mundo inteiro e fazer com que a nossa música seja amada em qualquer lugar do mundo. E com isso fazer uma show num lugar grande, com muitos fãs.
CHAEWON: Eu gostaria de ganhar o primeiro lugar num programa de música como CLASS:y e pessoalmente gostaria de trabalhar como compositora ou escritora de letras.
SEONYOU: Mesmo que leve bastante tempo, gostaria de me tornar uma artista que muitos gostem e com muitos talentos.
BOEUN: Gostaria de obter bons resultados como CLASS:y e também gostaria de divulgar o meu próprio nome PARK BOEUN.
HYEJU: Bom, gostaria de me tornar um grupo reconhecido por muitos e também me tornar uma artista que possa mostrar tudo que eu tenho.
RIWON: Bom, eu gostaria de participar de alguma premiação de grande porte e também ganhar o primeiro lugar em programa de música.
JIMIN: Gostaria de atingir o topo como Idol de K-pop e pessoalmente gostaria de divulgar o meu nome para que todos na rua possam saber sobre mim e vou me esforçar para isso.
KoreaIN: Vocês se tornaram um grupo reconhecido mundialmente, até mesmo no Brasil. Como foi descobrir que possuem fãs que as apoiam mesmo tão longe da Coreia?
RIWON: Sim, eu fiquei curiosa sobre como chegaram a nos conhecer, e qual característica nossa que gostaram e quando fiquei sabendo sobre isso, fiquei muito feliz e ao mesmo tempo muito incrédula.
KoreaIN: Qual a primeira coisa que vem às mentes de vocês quando ouvem sobre o Brasil? Vocês conhecem alguma música ou artista brasileiro?
HYUNGSEO: Eu lembro da cantora Francinne. Primeiro eu vi ela se apresentando num programa coreano e como ela tem muito interesse pela Coreia e canta em coreano, foi muito marcante pra mim.
KoreaIN: Por último, por favor deixem uma mensagem para os CLIKE:ys brasileiros que estão lendo esta entrevista.
RIWON: Agradeço muito por nos mandarem muito carinho e interesse mesmo de tão longe.
HYUNGSEO: Nós estamos só esperando o dia para ir ao Brasil e fazer uma apresentação, então apesar de estarmos longe de corpo, estou junto de vocês na mente e estou sempre torcendo e amando vocês. Obrigada.
Confira também a mensagem em vídeo que o grupo mandou aos fãs brasileiros:
[Day&Night] e toda a discografia do CLASS:y estão disponíveis nas melhores plataformas de streaming musicais.
Tradução: Cho Hena
Imagem: M25
Não retirar sem os devidos créditos.