Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Mascotes do ex-presidente Moon Jae In são devolvidos ao governo

Nesta terça (08), a mídia sul-coreana reportou que o ex-presidente Moon Jae In devolveu Gomi e Songang ao governo. Os cachorros foram um presente do líder norte-coreano Kim Jong Un dado ao então presidente em 2018.

Os cães foram entregues ao Arquivo Presidencial em um hospital universitário veterinário em Daegu, a cerca de 300 quilômetros ao sul de Seul. Eles passarão por exames e, após isso, seus destinos ainda estão indefinidos.

Moon revelou sua vontade de devolver os animais na segunda (07). Na justificativa, ele citou uma falta de apoio do governo de seu sucessor Yoon Suk Yeol.

Em maio, o Arquivo Presidencial assinou um acordo com Moon no último dia de seu governo concedendo-lhe a tutoria temporária dos cães. A justificativa para tal foi a falta de uma estrutura para abrigar os animais e, também, levando em consideração o bem-estar de Gomi e Songang, que já estavam acostumados com o seu então dono. Meses antes, em março, Yoon sugeriu que Moon ficasse com os cachorros sob o mesmo argumento.

Porém, para oficializar a tutoria de forma definitiva, o governo precisaria revisar um dos artigos da Lei de Registros Presidenciais. Tal ação não foi tomada por algo que os representantes do ex-presidente chamaram de “objeção inexplicável” do governo.

Apesar da devolução de Gomi e Songang, Moon ficará temporariamente responsável por Dauni, um dos filhotes de nascidos pouco após os cães chegarem à Coreia do Sul.

Os cães são da raça Pungsan, originária da região montanhosa da Coreia do Norte. A raça é conhecida por serem bastante ágeis e ferozes para caça, mas também muito leais e amigáveis aos seus tutores humanos.

Leia também:
Conheça as raças de cachorro originárias da Coreia

Fonte: (1)
Imagens: Casa Azul
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile