Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Polícia de Hong Kong prende 5 pessoas ligadas ao acidente em show do MIRROR

Nesta sexta (11), a mídia chinesa reportou que cinco pessoas foram presas por ligação com o acidente no show do grupo MIRROR ocorrido em julho.

As acusações principais são a relacionadas ao uso de materiais de baixa qualidade, que não foram fortes o suficiente para aguentar estrutura do telão, e fraude relacionada ao repasse de informações erradas, tais como o peso e as dimensões do telão.

Dentre os presos, quatro são funcionários da Engineering Impact Limited, a principal contratante do show: um diretor, dois gerentes de projeto e um coordenador técnico. O quinto é um técnico da Hip Hing Loong. Os cinco são acusados de propositalmente declararem um valor errado do peso do equipamento do palco em uma tentativa de enganar o Departamento de Serviços de Lazer e Cultura para acelerar um processo de aprovação do governo para realizar o show.

Além da fraude nos dados, a investigação indicou que a pessoa designada pelas contratantes do show erroneamente atestou que o palco era seguro.

O material usado para segurar o telão também era de baixa qualidade e faltavam peças. A equipe responsável pela perícia no local indicou a falta de uma peça chamada esticador que poderia ter prevenido a queda total da estrutura após o rompimento do cabo que a segurava.

A força-tarefa responsável pela investigação, liderada pelo Departamento de Serviços de Lazer e Cultura, recomendou que todos os eventos culturais e de entretenimento tenham suas estruturas vistoriadas por terceiros ao invés de confiar apenas nos dados entregues pelos contratantes de shows. Esta sugestão visa evitar que tragédias semelhantes ocorram futuramente.

Ao ser perguntado se seu setor deveria ser responsabilizado pelo acidente, o Secretário de Cultura, Esportes e Turismo Kevin Yeung Yun-hung afirmou que é dever das empresas empregarem pessoas qualificadas para atestar a segurança de suas instalações. Porém, ele também apontou que devem haver termos e condições claras para que as empresas sigam e possam, assim, proteger seu pessoal e os artistas.

O Superintendente Alan Chung, da Unidade Criminal Oeste de Kowloon, revelou que as dimensões dos telões repassadas às autoridades dias antes foram todas incorretas. Uma delas, por exemplo, foi a medida dos oito autofalantes localizados no meio do palco que pesam 5552kg, mas no relatório constavam como pesando apenas cerca de 725kg.

Já os seis telões de LED que estavam presos no teto pesavam, somados, cerca de 4468kg. No relatório, eles estavam marcados como 1632kg. Na manhã do acidente, um dos telões apresentou falhas durante o teste dos equipamentos feito para verificar o funcionamento. O Inspetor Chefe Chow Chun-choi, da mesma unidade que Chung, informou que imagens das câmeras de segurança do local do show mostraram um funcionário da Hip Hing Loong subindo nos telões de LED para ajustá-los horas antes do mesmo cair.

De acordo com Chung, o principal motivo apontado para a fraude nos pesos dos equipamentos foi para agilizar a autorização para que o show ocorresse. Se os organizadores houvessem passado as medidas corretas, provavelmente deveriam recalcular o peso contido no teto e reinstalar alguns dos equipamentos, o que aumentaria os custos de produção.

O chocante acidente deixou duas vítimas, ambos dançarinos do MIRROR. Chang Tsz-fung sofreu apenas ferimentos leves, mas Mo Li Kai-yin, de 27 anos, segue hospitalizado com risco de ficar tetraplégico.

Em setembro, sua condição de saúde mudou de grave para estável. Já em outubro, seu pai disse que o colar cervical que ele usava foi retirado e Li pode virar o pescoço para ver o exterior da ala em que está hospitalizado pela primeira vez desde que chegou ao local.

Fonte: (1)
Imagem: Felix Wong
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile