Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

Conheça mais sobre as sub-units do K-pop


Nos últimos anos a indústria do K-pop tem investindo cada vez mais em formatos diferentes dentro de seus grupos, e uma ideia recorrente é a criação de sub-units. Em termos simples, uma sub-unit é um grupo com menos integrantes do que a formação original de um grupo, mas a verdade é que não existe uma receita certa para a criação de uma sub-unit. Venha conhecer um pouco mais sobre como surgiu e quais são os tipos de sub-units que temos no mercado. 


História das sub-units

Se olharmos em retrospecto, podemos dizer que a primeira sub-unit foi criada pela SM Entertainment: o SUPER JUNIOR-K.R.Y. Podemos dizer que a ideia foi juntar as vozes poderosas dos 3 vocalistas principais do SUPER JUNIOR em uma unidade focada apenas em performance vocal. Eles estrearam em 2006 e o nome veio das iniciais dos integrantes Kyuhyun, Ryeowook e Yesung. Apesar do grupo ser mais focado em OSTs de dramas e alguns singles japoneses, em maio de 2020 a unit finalmente lançou seu primeiro álbum coreano, intitulado When We Were Us. Depois do K.R.Y, outros grupos derivaram do Super Junior, como SUPER JUNIOR-T em 2007, SUPER JUNIOR-M e SUPER JUNIOR-Happy em 2008, e SUPER JUNIOR-D&E em 2011.


Leia mais:
Guia prático para conhecer e entender as units do SUPER JUNIOR
Trajetória: a história do SUPER JUNIOR em 15 anos de carreira

Embora o SUPER JUNIOR-K.R.Y. tenha sido a primeira sub-unit criada, a sub-unit que mais impactou o mercado foi definitivamente Orange Caramel, um dos grupos mais excêntricos que tivemos no K-pop. Composto por três integrantes do After School, primeiro grupo feminino de Pledis: Raina, Nana e Lizzy, o Orange Caramel debutou em junho de 2010 com o single Magic Girl. O sucesso veio logo com o álbum de estreia, o The First Mini Album, que chegou em segundo lugar nas paradas da Gaon. Quatro anos depois do debut elas lançaram uma das músicas mais marcantes de todo K-pop, Catallena. Sendo apenas o seu terceiro single, Catallena alcançou a 6ª posição no Gaon Digital Chart e foi incluído no Top 100 das melhores canções de K-Pop da Billboard em 2010, na 20ª posição. 


Sub units “permanentes”

É muito comum usarem o sistema de sub-units permanentes para grupos que possuem uma quantidade grande de integrantes, como é o caso do SEVENTEEN, NCT e LOONA. A ideia é que eles se juntem em grupos fixos, com menos integrantes para que o gerenciamento fique mais fácil e também para que eles possam explorar seus talentos de outra forma, com todos tendo a devida atenção – algo mais difícil em um grupo grande.

No caso do SEVENTEEN, os integrantes foram divididos por suas habilidades mais predominantes, criando as units de vocal, hip-hop e performance e cada uma possui um líder diferente. 


O NCT também se dividiu em 3 units fixas: NCT 127, NCT DREAM e WayV. O 127 inicialmente foi criado para focar mais em Seul, com 127 representando a coordenada de longitude da cidade. Já o DREAM foi dividido pela idade, pois, colocaram todos os menores de idade da época e se juntaram para um grupo em um foco mais fresh. O WayV tem seu foco totalmente voltado para o mercado chinês.


O LOONA passou dois anos promovendo por sub-units até o debut do grupo todo em 2018. As três subunidades em ordem de estreia são LOONA 1/3, com os singles Love&Live e Sonatine, LOONA/Odd Eye Circle, com a canção Girl Front, e LOONA/yyxy, com love4eva (feat. Grimes). As subunidades tiveram lançamentos de videoclipes e também lançamentos de álbuns físicos.


Sub units “temporárias”

Com o afastamento de alguns integrantes pelo serviço militar, comprometimento com outros projetos ou algum problema de saúde, é bem comum a criação de sub-units para que os integrantes disponíveis mantenham o nome do grupo original ativo e relevante na indústria. Em 2017, enquanto Minhyun promovia com o grupo WANNA ONE, os outros membros do NU’EST debutaram como NU’EST W, com o single Where You At


O DAY6 também usou esta tática enquanto o líder Sungjin estava alistado e Jae estava afastado por questões de saúde. O Even of Day, formado por Young K, Wonpil e Dowoon, estreou em agosto de 2020 com o EP The Book of Us: Gluon.


Eunkwang, Changsub, Minhyuk e Peniel do BTOB formaram o BTOB 4U, que debutou em novembro de 2020 enquanto eles esperavam que Sungjae e Hyunsik terminassem seus deveres militares. A subunidade também participou do reality Kingdom: Legendary War da Mnet.



Sub-units de empresa

SM Entertainment, YG Entertainment  e CUBE Entertainment são algumas das empresas que têm o costume de juntar artistas de diferentes grupos para criar algo completamente novo.

Um dos exemplos mais populares foi o grupo Trouble Maker, formado por Hyuna (na época do grupo 4Minute) e Hyunseung (na época do grupo BEAST). Eles chocaram o público com sua ousadia e sensualidade no palco ao performar o single Trouble Maker, que levou o prêmio de Melhor Performance de Colaboração no Mnet Asian Music Awards em 2012. Antes de deixar a Cube em 2018, Hyuna também participou do Triple H, com os integrantes do PENTAGON Hui e DAWN.


A YG Entertainment tem o costume de lançar units de duplas formadas por integrantes de diferentes grupos, como HI SIHYUN composto por LEE HI e Lee Suhyun do Akdong Musician que estreou em 2014 e MOBB, composto por MINO do WINNER e Bobby do iKON, que fez sua estreia em 2016. 


O Super M, formado por Taemin (SHINee), Baekhyun e Kai (EXO), Taeyong e Mark (NCT 127) e Ten e Lucas (WayV), não foi o primeiro grupo “misturado” que a SM Entertainment trouxe para o mercado. Em 2012, o Younique Unit foi formado com todos os dançarinos principais dos grupos Girls’ Generation, SUPER JUNIOR, SHINee e EXO (K e M).


Menções honrosas

Obviamente é impossível trazer todas as sub-units existentes no K-pop, mas é claro que há aquelas que se destacam por seu trabalho e popularidade, por isso preparamos uma lista de menções honrosas. Confira! 

SEVENTEEN – BSS


Red Velvet – Seulgi&Irene


Girls’ Generation-TTS


EXO-CBX


ASTRO – Moonbin&Sanha


MAMAMOO – MAMAMOO+ 


WJSN – WJSN CHOCOME


Stray Kids – 3RACHA


SUPER JUNIOR-D&E


BIGBANG – GD&TOP

Fonte: (1), (2)
Imagens: Pledis Entertainment, YG Entertainment, JYP Entertainment
Não tirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Gabriela Oliveira

    Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

    Sair da versão mobile