Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Confira todas as faixas que conquistaram o PAK em 2022


Mais um ano está chegando ao fim e chegou a hora de relembrar os sucesso lançados ao longo dele. Porém, quando falamos em “sucesso”, realmente queremos dizer sucesso!

Reunimos aqui uma lista com todas as faixas que atingiram o chamado “Perfect All-Kill” (ou simplesmente PAK). Esta classificação é dada quando uma música atinge, simultaneamente, o topo de nada menos que dez paradas de sucesso. São elas:

  • Top semanal do iChart;
  • Top em tempo real do iChart;
  • Top 100 diário do Melon;
  • 24 Hits do Melon;
  • Top 100 diário do Genie;
  • Top 100 em tempo real do Genie;
  • Top em 24 horas do FLO;
  • Top 100 diário do VIBE;
  • Ranking diário do Bugs;
  • Ranking em tempo real do Bugs.

Confira a seguir todas as faixas que conseguiram este feito em 2022.



INVU – TAEYEON

O primeiro Perfect All-Kill de 2022 foi para TAEYEON. INVU foi o single principal do 3º álbum solo da líder do Girls’ Generation lançado em 14 de fevereiro. O PAK foi confirmado no dia 26 de fevereiro.

Meses depois, TAEYEON revelou que, enquanto estava reunida com os produtores decidindo quais músicas entrariam no álbum, todos votaram contra a inclusão de INVU. Como estava confiante no sucesso da faixa, a cantora convenceu a equipe a lança-la.

A estratégia deu certo, mas os funcionários continuaram expressando preocupação com a faixa. Sendo assim, restou a TAEYEON conquistar o público com ela. O resto é história.


TOMBOY – (G)I-DLE

Confesse: você cantou e/ou fez a coreografia desse refrão. No dia 24 de março, o (G)I-DLE conquistou o topo das paradas com TOMBOY. A faixa é o single principal de I NEVER DIE, o primeiro álbum completo do grupo lançado 10 dias antes.

Além do single, a faixa MY BAG também chamou a atenção e foi performada até mesmo no MAMA 2022. A conquista fez com que o quiteto fosse o primeiro grupo feminino a conquistar um PAK no ano e (spoiler) não parou por aí. Sigamos a lista.


Still Life – BIGBANG

Já diz o ditado antigo: quem é rei nunca perde a majestade. O BIGBANG retornou em 2022 com o single Still Life mais de 4 anos após seu último comeback com FLOWER ROAD. O longo tempo foi consequência dos serviços militares dos membros do grupo além de outros compromissos tanto no ramo profissional quanto na vida pessoal, como o nascimento do filho de Taeyang.

O PAK foi confirmado no dia 10 de abril pelo fuso horário sul-coreano, apenas 5 dias depois do lançamento da faixa.



After LIKE – IVE

O IVE foi sem dúvida um dos debuts mais impactantes de 2021 e, como esperado, continuou a sequência de lançamentos de sucesso em 2022. Lançado em 22 de agosto, After LIKE deu ao sexteto o primeiro PAK da sua carreira em 13 de setembro. Nada mal para um grupo que celebrou um ano de debut no início de dezembro.


Nxde – (G)I-DLE

Se foi difícil conquistar um PAK nesse ano, imagine dois. Bom, exceto para o (G)I-DLE, claro. No dia 17 de outubro o grupo lançou seu 5º mini álbum, I love. E no dia 25 do mesmo mês garantiu sua segunda entrada na lista com Nxde.

Antes do quinteto, o único grupo a conseguir essa façanha havia sido o TWICE, que conquistou PAKs com duas faixas diferentes em 2016.


Event Horizon – Younha

O penúltimo PAK do ano também foi de uma solista e tem uma história de conquista ainda maior. Tudo começou em março quando Younha lançou END THEORY: Final Edition, repackage do seu 6º álbum. A faixa escolhida para promover o trabalho foi Event Horizon.

Meses depois, o single viralizou e voltou às paradas sul-coreanas. Pouco a pouco, a música foi subindo mais posições até alcançar o PAK no dia 20 de novembro.

Achou que é só isso? Calma que tem mais. Com a reaparição da faixa nas paradas, Younha pôde concorrer nos programas musicais da TV sul-coreana. E eis que no dia 27 de novembro, uma semana após o PAK, ela recebeu o primeiro prêmio da sua carreira no Inkigayo. O mais impressionante disso tudo é o fato da cantora ter debutado em 2004 no Japão e em 2006 na Coreia. Ou seja, ela foi a artista que demorou mais tempo para conquistar uma first win, batendo até mesmo o recorde do Brave Girls.

Leia também:
[LISTA] Quais artistas de K-pop mais demoraram para ganhar a 1st win


Ditto – NewJeans

Já era pós-Natal no fuso horário da Coreia do Sul quando o NewJeans encerrou com chave de ouro o ano do seu debut com o PAK do single Ditto. A confirmação veio seis dias após o lançamento da faixa que inicia as promoções do primeiro comeback da carreira do quinteto.

Leia também:
[K-PROFILE] Conheça o NewJeans, o debut surpresa que chamou atenção do mundo


Gostou dos sucessos? Qual faixa esnobada merecia ter ganhado mais destaque para aparecer nessa lista? Conte pra gente nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Imagens: SM Entertainment, C9 Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile