Na quarta (01), o portal SpoTV News noticiou em primeira mão que nafla está sendo investigado por tentativa de evasão do serviço militar e por suspeitas de tratamento preferencial.
A Promotoria do Distrito Sul de Seul fez uma busca no escritório de Seocho e apreendeu documentos para uma investigação relacionadas à suspeitas de evasão militar. O nome de nafla – Choi Seok Bae – surgiu no meio deste processo.
O portal Donga Ilbo noticiou mais detalhes sobre o caso e informou que a Promotoria está trabalhando junto da Administração da Mão de Obra Militar para também investigar se o rapper estava tendo tratamento preferencial em seu serviço militar.
Mesmo tendo sido designado para servir como assistente social no escritório de Seocho, a reportagem afirma que nafla estava faltando ao trabalho. Os investigadores agora buscam saber se os funcionários do escritório estão envolvidos neste processo.
O rapper se alistou em fevereiro de 2021. Como foi designado para o serviço público, o tempo de serviço é de dois anos e sua previsão de dispensa seria para este mês. Porém, nafla entrou com diversos pedidos para adiar seu serviço alegando que estava em tratamento para depressão. Entre 2021 e 2022, sete pedidos desta natureza foram feitos totalizando 18 meses de adiamentos. Além destes, nafla também fez dois requerimentos para tentar ser dispensado completamente de seu serviço, ambos negados.
Os promotores responsáveis pelo caso suspeitam que o rapper tenha sido ajudado por um intermediário – identificado como Senhor Goo – nesta tentativa de dispensa. Goo está atualmente preso.
Em janeiro, autoridades sul-coreanas descobriram que intermediários estão prestando uma espécie de “consultoria” e conseguindo até mesmo atestados médicos falsos para que cidadãos sejam dispensados ou designados para funções “mais leves” como funcionários públicos.
Leia também:
Sul-coreanos buscam novas alternativas para fugir do serviço militar obrigatório
Song Duk Ho se desculpa por fraude em alistamento militar
Um porta-voz da GROOVL1N disse ao Donga Ilbo que a agência está checando os fatos com nafla.
Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: MKIT Rain Records
Não retirar sem os devidos créditos.