[AVISO DE GATILHO] O texto a seguir contém termos que podem servir de gatilho. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.
O episódio do programa No Way I’m an Adult, da tvN, que foi ao ar na terça (14) relembrou um caso polêmico ocorrido em março de 2018. Na época, o ator teatral Kang Eun Il foi acusado de agressão sexual e condenado a seis meses de prisão. Porém, ele foi libertado em cinco meses após imagens captadas pela câmera de segurança do local do falso crime revelarem que ele era inocente.
Os detalhes da investigação foram revelados pelo Dr. Hwang Min Goo, perito criminal especialista em análise de vídeos. Segundo o Dr. Hwang, ele foi contatado em 2019 por um tio de Kang que alegou: “Meu sobrinho foi falsamente acusado de agressão sexual e está na cadeia. Ajude-nos, por favor“.
Após o pedido, o Dr. Hwang obteve as imagens do circuito interno do restaurante para passar por análise.
Os testemunhos
Kang Eun Il estava com amigos em um restaurante. No grupo, estava também a suposta vítima, nomeada apenas “A” para preservar sua identidade. A mulher contou que Kang a agrediu sexualmente no banheiro do restaurante.
O banheiro do restaurante possui três divisórias: o sanitário feminino, o sanitário masculino e a pia localizada no meio. A primeira porta dá acesso à área da pia e, para acessar um dos sanitários, é necessário cruzar uma outra porta. Segundo o relato, “A” contou que foi agredida no espaço onde fica o sanitário feminino.
Por outro lado, Kang se defendeu dizendo que foi “A” que o abordou na frente do sanitário masculino e o ameaçou dizendo que estava gravando tudo e perguntando se ele tinha muito dinheiro.
A investigação
Por motivos óbvios, não haviam câmeras na área do banheiro. Porém, uma câmera localizada no salão principal do restaurante mostra a primeira porta que dá acesso à pia, cuja parte inferior é vazada para permitir alguma ventilação no ambiente.
Foi justo isso que permitiu ao Dr. Hwang desvendar o que, de fato, aconteceu naquele dia. Nas imagens, é possível ver “A” seguindo Kang até o banheiro bem como a movimentação que aconteceu no banheiro.
Kang entra no banheiro e vai até o sanitário masculino. Em seguida, “A” também entra e vai para o sanitário feminino. A porta do sanitário feminino é visível pela parte de baixo da porta e pelas imagens consegue-se ver que ela só é reaberta quando “A” sai em direção à pia.
Segundo a explicação do Dr. Hwang:
Se Kang Eun Il tivesse ido ao espaço do sanitário feminino conforme “A” contou em seu depoimento, então seria possível ver os pés dele se movendo até lá e a porta se abrindo. Porém, após “A” ir para a esquerda e entrar no sanitário, ninguém vai até lá. Além disso, a porta só é aberta novamente quando “A” sai do sanitário. A ventilação salvou Kang Eun Il.
A conclusão do caso
Em 2020, a Suprema Corte sul-coreana considerou Kang inocente e libertou-o da prisão. A tvN disponibilizou o vídeo do Dr. Hwang contando os detalhes da investigação e mostrando as filmagens que ajudaram a decifrar o que havia acontecido naquele dia.
O caso de Kang Eun Il começa a partir dos 13:30 de vídeo:
Fonte: (1), (2)
Imagens: tvN e divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.