Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] FIFTY FIFTY fala sobre o sucesso de “Cupid” e envia recado aos HUNNIES brasileiros


O FIFTY FIFTY é um quarteto administrado pela empresa ATTRAKT que debutou em 18 de novembro de 2022. Mesmo com pouco tempo de carreira, Saena, Keena, Sio e Aran já chacoalharam o mundo da música com o EP “The FIFTY”, que contou com MV para todas as quatro músicas, sempre mostrando a versatilidade das integrantes.

Mas foi no começo de 2023 que o FIFTY FIFTY conquistou de vez o coração dos amantes de K-pop e até o público geral com a música “Cupid”. Com este hit elas se tornaram o grupo mais rápido da história a entrar no chart da Billboard e a fazer parte do seleto grupo de artistas a conseguir esse feito.

Conversamos com o quarteto sobre seu início de carreira e a consolidação do sucesso com o primeiro comeback. Confira a entrevista completa a seguir.



KoreaIN: Olá, meninas! Obrigada por nos receberem. Para começarmos, parabéns pelo debut e também pelo sucesso de “Cupid”. Vocês poderiam nos contar como foi a preparação para esse lançamento? Ainda sentem o frio na barriga do debut?

Saena: Olhando para trás, durante o meu debut, eu lembro de me sentir incrivelmente nervosa, já que tudo era novo e desconhecido. Também lembro de me sentir particularmente preocupada sobre “Cupid”. Felizmente, depois de muita dedicação e ensaio, acredito que eu consegui crescer como artista e aprendi como me expressar de maneira mais autêntica através da nossa música.

Aran: O processo de preparação para “Cupid” para mim foi bem mais suave do que para o nosso debut. Acho que porque eu estava mais focada em melhorar nas áreas em que não fui tão bem na primeira vez. Ainda que tenha coisas que eu precise trabalhar mais, me sinto mais capacitada e madura comparada à quando comecei. Quando olho para o meu debut, ainda sinto um arrepio na espinha – lembro de me sentir tão nervosa e cheia de adrenalina. Foi uma experiência inesquecível. 

Sio: Diferente do nosso primeiro álbum, The FIFTY, desta vez tivemos o prazer de encontrar nossos fãs cara a cara, o que foi incrível. 

Keena: Pensando no nosso debut, eu percebo que estava mais nervosa que o normal – queríamos ter a certeza de que tudo sairia perfeito! Mas com “Cupid” estávamos animadas e felizes por conseguir compartilhar nossa música com nossos fãs sem qualquer atraso ou paradas no meio do caminho.


KoreaIN: Vocês entraram com tudo na indústria ao lançar o EP THE FIFTY, que contou com um MV para cada uma das faixas. Como foi gravar todos eles? E qual o favorito de cada uma de vocês? 

Saena: Gravar essas canções foi uma ótima oportunidade de apresentar diferentes lados de mim mesma. Eu tentei expressar novas partes de mim em cada uma delas. Pessoalmente, gosto de vídeos como “Tell Me”, porque nos mostra de uma forma bem genuína e pura. 

Aran: Cada música tem uma vibe única, então filmar cada MV foi como embarcar em uma nova aventura todas as vezes. Estávamos sempre tentando fazer a outra se sentir bem diferente. Por mais que fosse bem caótico às vezes, olhando para trás, foi uma experiência sensacional. Entre todos os vídeos que filmamos, “Lovin’ Me” tem um lugarzinho especial no meu coração por ser o que deu início a tudo. 

Sio: Gravar um MV para cada música do álbum foi uma experiência muita única e arrepiante. Dentre os MVs, com certeza meu favorito é “Lovin’ Me”. Acho que é porque me traz memórias incríveis de curtir na praia.   

Keena: Não é uma coisa comum de se fazer, mas gravar clipes para todas as nossas músicas foi uma oportunidade fantástica para nós. Pudemos mostrar um novo lado nosso para o mundo e deixar uma impressão mais vibrante. Entre todos os clipes, minha escolha número um é “Log In”, já que retrata um aspecto distinto das nossas personalidades que você não vê em outras canções. 


KoreaIN: Como foi a experiência de se apresentarem ao vivo pela primeira vez? Tem alguma dica ou truque para ajudar com o nervosismo na hora de subir ao palco?

Saena: Quando subo no palco, eu vou para curtir muito e mostrar ao público do que somos feitas! 

Aran: Eu tendo a ficar nervosa com bastante frequência, mas estou aprendendo a ficar mais confortável com esse sentimento., como qualquer outro sentimento. Assim como não somos pegos desprevenidos por sentimentos de felicidade ou tristeza, quero ser capaz de lidar com o nervosismo como qualquer outro sentimento.  

Sio: Para lidar com medo de palco, não pensar sobre me ajuda. Por mais que isso possa soar meio chato, ter muitos pensamentos passando na minha mente pode me distrair da performance.

Keena: A primeira vez que tivemos nossa apresentação ao vivo foi incrível. Cantar nossas músicas em um palco era algo que sempre quis, e sinto como um desejo se tornando realidade. Para me acalmar, geralmente me visualizo no palco antes, o que me ajuda a evitar erros. Para esconder meus nervos no palco, eu constantemente me recordo como uma performance perfeita seria.


KoreaIN: Seu mais recente single – “Cupid” – conta com uma batida bem refrescante. Poderiam nos contar mais sobre a mensagem da música e o conceito que escolheram para este comeback? 

Saena: O Cupido é conhecido por espalhar o amor, mas o Cupido em nossa canção é o oposto dele. O FIFTY FIFTY sente que o amor é uma mentira, mesmo depois de dar duas chances para ele fazer dar certo. O solitário FIFTY FIFTY depende exclusivamente de Cupido para o amor, mas quando as coisas não saem conforme o planejado, todas nós o culpamos.

Keena: Assim que tomamos a rédea das nossas vidas, nos damos conta de que não precisamos mais da ajuda do Cupido. Isso acontece quando ultrapassamos nossos medos e evoluímos para uma versão melhor de nós mesmas, não mais amarradas às cordas do Cupido.  

Sio: Nossa mensagem foi toda sobre ganhar o amor através dos nossos próprios esforços, sem pegar um atalho ou procurando pela ajudo do Cupido. 

Aran: Enquanto trabalhávamos na música, percebemos o quanto trabalhamos duro desde o nosso debut. Então, nós decidimos incorporar um pouco do nosso crescimento pessoal na letra.


KoreaIN: Mesmo com uma trajetória que não começou há muito tempo, vocês já seguiram uma variedade de conceitos diferentes. Qual foi o seu preferido até agora? Quais gostariam de tentar no futuro? 

Saena: Eu amo como “Cupid” captura perfeitamente uma vibe fofa e descolada. No futuro, seria muito legal explorar uma música hip-hop old school, mostrando bastante daquele swag e estilo. 

Aran: De todos os conceitos que fizemos até agora, eu realmente amo “Higher”! A música tem realmente uma vibe refrescante e doce que me faz sentir bem. Para o próximo conceito, eu gostaria de algo não tão polido e planejado; eu quero algo “cru”, honesto, que deixe as emoções brilharem.  

Sio: “Cupid” é sem sombra de dúvidas o meu conceito favorito entre os que fizemos até agora. E se eu pudesse escolher, gostaria de tocar no conceito de banda de rock no futuro. 

Keena: Fazer outro conceito parecido com “Log In” seria ótimo! Como o nome do nosso grupo sugere, eu amaria que pudéssemos expressar nossa dualidade ou diversidade através de músicas como “Higher” e “Cupid”, que têm uma sensação mais sonhadora e até meio brega, assim como uma música poderosa como em “Log In”, que é completamente diferente dessas outras duas.


KoreaIN: Vocês já conseguiram conversar com algum sunbae (artista mais velho)? Tem alguém que as inspiram e desejam conhecer?

Saena: Eu tenho muito respeito por todos os artistas sunbae. Eles são uma grande parte da minha infância e aprendi muito com eles. Encontrá-los seria um sonho virando realidade. 

Aran: Todos os artistas mais velhos são grandes inspirações para nós. Aprendemos muitos com as performances deles desde que éramos trainees, e ainda os admiramos até agora.

Sio: Eu ainda não tive a oportunidade de interagir com eles, mas eu ficaria emocionada em conversar com eles e escutar mais sobre as suas experiências. 

Keena: O Red Velvet sempre foi um grupo no qual me inspirei e admirei. Quando finalmente tive a oportunidade de vê-las no estúdio de TV durante um evento, parecia que eu estava sonhando. Foi esse momento que me inspirou a ser uma artista igual a elas.  


KoreaIN: Com o enorme sucesso de “Cupid”, vocês vêm conquistando uma legião de fãs. Para aquelas pessoas que as conheceram agora, como vocês definiriam o FIFTY FIFTY e o que é ser HUNNIE?

Aran: Autenticidade e música são as forças que movem o FIFTY FIFTY. Nós nos orgulhamos em ser um grupo do qual os nossos fãs podem realmente se orgulhar! 

Saena: Estou com a Aran nessa – o FIFTY FIFTY é um grupo que sempre busca crescer e melhorar. E se juntar aos HUNNIES é realmente uma decisão carinhosa! Não somos apaixonadas apenas pela nossa música, também estamos empenhadas em ser genuínas e sinceras, assim como você também está!


KoreaIN: É inegável vocês vêm ganhando cada vez mais HUNNIES brasileiros e recebendo muito carinho do Brasil na internet. Vocês esperavam todo esse amor do outro lado do mundo? 

Sio: Ficamos impressionadas com a quantidade de amor que recebemos em tão pouco tempo! Nosso objetivo é nos tornarmos artistas merecedoras de todo esse amor no futuro. 

Keena: Estamos constantemente maravilhadas pelo suporte que recebemos de HUNNIES mundo afora. Somos muito gratas, e esperamos impactar ainda mais no futuro. Te amo!


KoreaIN: Falando no Brasil, vocês poderiam falar sobre o que conhecem do país? Qual a primeira coisa que vem à mente quando escutam “Brasil”?

Saena: Eu penso em grãos de café quando escuto “Brasil”! Eu sou uma grande amante de café, e tenho que dizer que os de origem brasileira, em especial, têm um gosto rico que não consigo resistir. 

Aran: Sendo alguém que curte idiomas, sempre estou interessada em descobrir quais idiomas são falados em diferentes partes do mundo. Se eu tiver a chance, ficaria muito animada em aprender português! 

Sio: Cultura latina e futebol é o que me vem à mente quando penso no Brasil! 

Keena: Assistir futebol no Brasil com meu pai sempre esteve na minha lista de desejos. Ele é um grande fã de esportes e eu também amo assistir jogos! 


KoreaIN: Qual música vocês acham que o público brasileiro mais iria gostar em um show de turnê mundial?

Saena: “Higher”, porque é a nossa música de debut. Toda vez que escuto, me sinto mais “pra cima”, como o título dela sugere. Tenho certeza que nossos fãs se sentiriam assim também. 

Aran: “Log In”, porque é uma música tão grandiosa que realmente captura a animação e energia do momento. Queremos fazer uma entrada triunfal que faça todo mundo saber que estamos prontas para fazer uma performance incrível. 

Sio: Eu tenho a sensação de que “Cupid” vai ser a queridinha da plateia, é definitivamente a favorita em torno do mundo agora! 

Keena: Concordo contigo nesta, Sio – “Cupid” com certeza! O refrão é bem chiclete. Sem dúvida os HUNNIES brasileiros ficarão apaixonados pela música em um piscar de olhos.


KoreaIN: Foi um imenso prazer conversar com vocês! Antes de terminarmos, vocês podem deixar uma mensagem para os HUNNIES do Brasil, por favor?   

Saena: Nossos queridos HUNNIES do Brasil, obrigada por seu amor e apoio sem fim! Nós mal podemos esperar para vê-los pessoalmente e compartilhar mais projetos excitantes com vocês!

Aran: Nós apreciamos todo o amor vindo de tão longe! Muito obrigada por nos apoiar todo esse tempo. Amamos vocês e mal podemos esperar para vê-los logo! 

Sio: Hey HUNNIES! Queremos dizer um grande obrigada por todo seu amor e apoio. Isso significa tudo para nós! Podem esperar por músicas ótimas no futuro!

Keena: Olá! Para os nossos amados HUNNIES no Brasil, muito obrigada por todo seu amor e apoio. Estaremos indo até vocês em breve, então se preparem pra gente! 

Imagem: ATTRAKT
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Catharina Lima

    Brasiliense que entrou no mundo kpop graças aos reizinhos também conhecidos como Super Junior. Ama conhecer novas culturas e aprender novas línguas. Fascinada por webtoons de suspense e k-hip hop.

    Sair da versão mobile