Nos últimos dias, diversos portais e páginas de mídia noticiaram o trágico falecimento do ator canadense Saint Von Colucci aos 22 anos em um hospital na Coreia do Sul. Apesar de triste, a notícia ganhou ares surrealistas ao descrever que a causa da morte teria sido complicações durante uma cirurgia plástica que Colucci estava fazendo para se parecer com Jimin (BTS).
Porém, uma série de inconsistências nas matérias podem indicar que nada disso aconteceu e que Saint Von Colucci sequer existe. Os detalhes foram apontados por Raphael Rashid, jornalista freelancer que há anos reside e trabalha na Coreia do Sul.
Para melhor entendimento e organização, citaremos os fatos em ordem cronológica e separaremos o texto em seções. Confira a seguir o que pode ou não ser verdade na história.
A origem da notícia
A primeira notícia sobre Colucci foi postada pelo portal britânico Daily Mail na segunda (dia 24). Tal furo jornalístico foi exaltado pelo próprio veículo ao incluir um “EXCLUSIVO” em letras garrafais logo no início do título.
A matéria parece ter sido removida do site, mas ainda resta uma galeria com fotos do ator acompanhadas de um resumo do texto completo que usamos como fonte para este artigo sem saber se também será apagada do site.
O portal relata que Saint Von Colucci faleceu aos 22 anos após gastar 220 mil dólares (mais de R$ 1 milhão) em 12 cirurgias plásticas para que pudesse interpretar Jimin em uma produção para uma plataforma de streaming estadunidense.
Uma dessas cirurgias teria sido feita em novembro para colocar implantes no maxilar do ator. Porém, Colucci entrou novamente no centro cirúrgico no último sábado para retirar os implantes e complicações durante o procedimento teriam resultado em uma infecção que causou sua morte prematura no dia seguinte.
Os fatos reportados na notícia foram narradas ao Daily Mail por Eric Blake, suposto agente do ator. De acordo com ele, Colucci mudou-se para a Coreia do Sul em 2019 para tentar entrar na indústria de k-pop. Uma agência o contratou e estava pagando todas as suas despesas no país. O suposto contrato teria duração de sete anos, validade padrão como muitos fãs já sabem.
No ano passado, Colucci teria sido escalado para fazer parte do elenco do k-drama Pretty Lies, onde interpretaria um estudante estrangeiro. As filmagens dos oito episódios ocorreram entre junho e dezembro e, segundo Blake, a produção está programada para ir ao ar em outubro em um streaming estadunidense. O ator estaria muito animado com a estreia e esperava que isso chamasse atenção para seu futuro debut na música.
Apesar dos cabelos loiros e olhos azuis, o ator teria uma insegurança em relação ao seu rosto. Blake contou que era difícil para Colucci conseguir um emprego na Coreia do Sul por causa do seu visual ocidental.
Blake relata que o ator estava ciente dos riscos de colocar implantes no maxilar, mas quis seguir com a sequência de cirurgias. Segundo o agente: “Ele era muito inseguro com a sua aparência. Ele tinha um maxilar e queixo muito quadrados e não gostava do formato porque achava muito largo. Ele queria um formato em V como muitos asiáticos têm“.
A propagação da notícia
A notícia sobre o falecimento se espalharam como fogo pela mídia internacional e até mesmo pela brasileira. Em uma simples busca no Google, é possível achar notícias em grandes portais de notícia mais ainda do que em páginas que focam em cultura asiática.
Todos os textos reproduzem exatamente as informações dadas pelo Daily Mail com algumas variações, como dizer que Colucci era influenciador e não ator.
Apesar do Daily Mail ter anexado várias fotos do ator na galeria que citamos anteriormente, quase todos os veículos usaram a mesma imagem de Colucci olhando fixamente para a câmera com um fundo branco. Nela, é possível ver que ele já havia passado por procedimento para diminuir seus olhos.
Um detalhe reparado por Raphael Rashid, porém, pode derrubar toda a história da notícia. Ao passar a foto por um detector, ele constatou que há grandes chances da foto ter sido gerada por Inteligência Artificial.
A investigação
A thread de Rashid foi postada em seu perfil no Twitter (@koryodynasty) na terça (25). Um dia após a matéria do Daily Mail ir ao ar, mas durante a grande onda de matérias geradas pelo fato tomar os portais ao redor do mundo. Antes de chegarmos à averiguação do jornalista, nossa equipe levantou dúvidas sobre a fonte.
Na tentativa de humanizarmos um pouco o falecido, procuramos informações sobre algum trabalho que ele tenha feito anteriormente ou qualquer coisa sobre sua história. Tudo em vão. Todas as buscas só mostravam as notícias sobre o falecimento como se sua vida e carreira não tivessem existido. Não há qualquer perfil em rede sociais ou páginas em banco de dados sobre artistas que citem qualquer informação pessoal ou profissional sobre ele.
Rashid foi ainda mais fundo e, com informações contidas na matéria do Daily Mail – a mesma que agora foi retirada do ar – ele entrou em contato com a agência HYPE PR que, supostamente, seria a administradora da carreira de Colucci. Repare como o nome da agência parece com o de outra bastante famosa no ramo de k-pop que sequer precisa ser citada e alguns de vocês talvez tenham lido o nome dela e voltado para checar.
Além do site da empresa ter sido criado recentemente, os endereços do escritório em Londres e Toronto não estão identificados como sendo deles. O número de telefone listado no site não atende e, após várias tentativas, a única coisa que Rashid recebeu foi um SMS escrito: “O que diabos você quer?“.
As buscas feitas pelo jornalista só encontraram cerca de três menções ao ator, todas extremamente vagas. Uma delas postada no News Wires trazia uma foto mostrando o cantor de longe e informações parecidas com as dadas por Eric Blake ao Daily Mail porém com detalhes totalmente divergentes.
Na pauta passada, “Pretty Lies” foi citada como sendo uma das faixas que estariam no mini álbum de debut de Colucci, não um k-drama. Além disso, o artigo diz que ele já havia escrito músicas para outros artistas sob diferentes pseudônimos – sem citar nenhum artista ou faixa como exemplo – e seria fluente em inglês, português, espanhol, francês e coreano.
Todas as informações no News Wires teriam sido anunciadas em uma coletiva de imprensa para “um grupo seleto de jornalistas” em Gangnam supostamente ocorrida em 25 de janeiro de 2022, três dias antes da matéria on-line ser lançada. A previsão do dito debut que “chegaria ao topo das paradas” seria no verão sul-coreano.
A cereja do bolo é um fato não apontado por Rashid mas já falado aqui mesmo na KoreaIN e conhecido pelos fãs de k-pop. Já houve uma pessoa que passou por diversas cirurgias na tentativa de ficar parecida com Jimin: Oli London.
Após diversas intervenções cirúrgicas, um casamento (e divórcio) de um Jimin de papelão e tantos outros atos, London usou suas redes sociais em agosto de 2022 para postar um vídeo se desculpando pelo que chamou de “obsessão doentia” pelo cantor sul-coreano.
Apesar do artigo original ter sido retirado do ar, o Daily Mail ainda não se pronunciou sobre a procedência das informações noticiadas na segunda. Continuaremos acompanhando o caso para eventuais atualizações.
Fonte: (1), (2), (3), (4)
Imagens: Daily Mail e BIGHIT MUSIC
Não retirar sem os devidos créditos.