Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

TV/Streaming

[LISTA] Conheça os principais Music Shows sul-coreanos


Os Music Shows são bem conhecidos entre os Kpopeiros mais antigos! Esses programas são muito populares, pois contam com a presença de artistas solo e grupos que vão divulgar seus novos trabalhos. Além disso, vários desses Idols super famosos apresentam estes programas exibidos semanalmente nas TVs coreanas.

Os fãs podem comparecer, levando suas lighsticks, cantando os fan-chants (aquelas partes específicas da músicas em que os fãs cantam para demonstrar apoio) e comemorando com seus artistas preferidos, tornando tudo ainda mais interessante e divertido.

Apesar do clima de descontração e diversão, esses programas também premiam os trabalhos com troféus. Toda semana, após os famosos debuts (quando um grupo ou solista estreia) e comebacks (quando artistas que já têm carreira lançam novos trabalhos), os artistas passam por votações que podem ou não ser ao vivo, além de outros critérios estabelecidos pelo programa. Os famosos Wins saem desses programas.

Vamos conversar um pouco sobre os principais programas. É importante ressaltar que cada um deles possui seus critérios, dinâmicas e regras próprias, além dos horários e canais distintos.



Music Bank

O Music Bank é um programa musical sul-coreano no ar desde junho de 1998 que é transmitido todas as sextas-feiras às 17h (KST), com reprises aos domingos às 16h35 na KBS. A partir de 2015, o programa também passou a ser transmitido em mais de cem países por meio da KBS World. Os episódios são filmados no KBS New Wing Open Hall em Yeouido-dong e o programa também organiza a turnê global chamada Music Bank World Tour.

O sistema de pontuação do Music Bank funciona desta forma:

  • Paradas musicais digitais (65%);
  • Vendas de álbuns (5%);
  • Número de vezes transmitidas apenas na KBS TV (20%);
  • Charts de escolha dos espectadores (10%);
  • Charts de mídia social (5%).

Em 25 de fevereiro de 2022, o Music Bank da KBS introduziu um novo segmento de “mídia social” em seu método de pontuação do K-Chart, que inclui o engajamento no YouTube e TikTok extraídos da Gaon Chart.


Show! Music Core

Mais conhecido como apenas Music Core, este programa é transmitido pela MBC. Vai ao ar ao vivo todos os sábados, às 15h15 (KST), transmitido do MBC Dream Center em Goyang, Gyeonggi.

O programa estreou em com o nome de Show Network em 1989. Entre mudanças de nome e formato, o programa que em 2005 chamava Live Music Camp foi cancelado. Durante uma apresentação, um membro da banda The Couch e outro membro da banda Spikey Brats simplesmente abaixaram as calças, ficando nus em frente às câmeras. Mesmo tentando desviar, como programa era ao vivo, o estrago já tinha sido feito e as imagens, vistas por milhares de coreanos. Depois de um hiato, o programa retornou em outubro de 2005 e permanece no ar até hoje.

Vamos aos critérios de pontuação:

  • Transmissão: Rádio MBC (desde 22 de abril de 2017) + TV (desde 27 de fevereiro de 2021);
  • Vendas digitais: Números de downloads e streams com base no gráfico digital da Gaon. Durante o período em que Vibe e FLO patrocinam o Music Core, eles também são considerados como critério separado, respectivamente, apenas para os indicados ao primeiro lugar;
  • Votação ao vivo: Votação durante o programa. Atualmente, feita por mensagem de texto + aplicativo Mubeat (desde 5 de junho de 2021). Sempre apenas para os indicados ao primeiro lugar;
  • Vendas físicas: Número de cópias, com base no gráfico de álbuns da Gaon;
  • Pré-votação: Aplicativo Mubeat. Antes de 27 de fevereiro de 2021, este critério era apenas para os indicados ao primeiro lugar. A pré-votação ocorre de terça a quinta-feira (ou seja, de 4 dias antes a 2 dias antes; antes de 27 de fevereiro de 2021, era de terça a sexta-feira, ou seja, 4 dias antes até 1 dia antes);
  • Visualizações de vídeo ou redes sociais: Visualizações no YouTube, contabilizadas apenas a partir do MV oficial;
  • Comitê de espectadores: Uma pesquisa realizada através do site oficial do Music Core, onde 2000 contas da MBC são escolhidas aleatoriamente para fazer parte do comitê de votação de espectadores. Isto ocorre de quarta a quinta-feira.

M! Countdown

O M” Countdown é um programa transmitido pela Mnet, a partir do CJ E&M Center Studio em Sangam-dong, Mapo District, Seul. O programa vai ao todas as quintas, às 18h. O programa foi inicialmente apresentado pelos membros do do SUPER JUNIOR Leeteuk, Shindong e Kangin, em 2005. Como todos os programas musicais, contou com vários apresentadores ao longo dos anos. Atualmente, o programa é apresentado por Miyeon ((G)I-DLE) e Joohoney (MONSTA X).

As classificações do chart são calculadas combinando os seguintes elementos para um total de 11.000 pontos:

  • Vendas de música digital da Circle (50%);
  • Pontos de mídia social a partir das visualizações oficiais do vídeo musical no YouTube (10%);
  • Dados de vendas de álbuns da Circle (15%);
  • Votos globais dos fãs via Mnet Plus (15%);
  • Pontos de transmissão da Mnet (10%);
  • Votação ao vivo (10%; apenas para os indicados ao primeiro lugar).

Os dados são coletados de segunda-feira a domingo.

As músicas podem vencer um máximo de três vezes antes de serem removidas do chart.



Inkigayo

Inkigayo, que já foi chamado de The Music Trend e também Popular Song, é um programa de música sul-coreano transmitido pela SBS. Ele vai ao ar ao vivo todos os domingos às 15h50 (KST), e é transmitido do SBS Open Hall em Deungchon-dong, Gangseo-gu, Seul. O programa estreou em 1991 com o nome de Popular Song mas foi cancelado em 1993. Entre cancelamentos e mudanças de formatos, se passaram dezesseis anos. Somente em 2007 o programa ficou com o formato mais parecido com o que conhecemos atualmente.

Critérios:

  • Transmissão: Número de vezes que uma música é reproduzida na SBS;
  • Vendas digitais: Número de streams e downloads com base nos gráficos coreanos. Atualmente são considerados Melon, Genie e FLO. Fontes anteriores incluíam Bugs;
  • Votação ao vivo: Votação durante o programa. Atualmente feita através do Starpass, anteriormente via mensagem de texto. Sempre apenas para os indicados ao primeiro lugar;
  • Álbum físico: Número de cópias com base no gráfico de álbuns da Gaon;
  • Visualizações de vídeo ou redes sociais: Visualizações no YouTube, contabilizadas apenas a partir do MV oficial;
  • Pré-votação: A votação e as escolhas dos internautas ocorrem antes do início do programa. Atualmente feita através do Melon. Anteriormente, era feita através do site do Inkigayo. Isso ocorre de segunda a sábado.

Show Champion

O Show Champion é um programa transmitido todas as quartas-feiras às 18h (KST) na MBC Music, desde 2012. O programa é realizado no MBC Dream Center em Ilsan.

Os critérios de pontuação do Show Champion:

  • Transmissão: Os artistas devem participar dos programas da MBC M para obter a pontuação de transmissão;
  • Vendas digitais: Número de streaming e downloads com base nos dados do Melon, Genie, FLO e Bugs
  • Álbum físico: Número de cópias com base no gráfico de vendas Hanteo;
  • Escolha de juízes profissionais ou críticos: Pontuação com base no julgamento da equipe da MBC Music;
  • Visualizações de vídeo ou redes sociais: Visualizações no YouTube, contabilizadas apenas a partir dos MVs oficiais;
  • Votação e classificação de internautas: A votação e as escolhas dos internautas ocorrem antes do início do programa. Atualmente é feito por meio do aplicativo Idol Champ. Aplicativos e sites anteriores incluíam Genie (até 2020) e Melon (até 2018). O período atual de pré-votação é de sexta-feira a segunda-feira (anteriormente era de quinta-feira a domingo).

The Show

The Show, que anteriormente se chamava The Show: All New K-Pop (temporada 2), The Show: All About K-Pop (temporada 3), é um programa de televisão transmitido pela SBS M. Vai ao ar ao vivo todas as terças-feiras às 18h e é transmitido a partir da SBS Prism Tower em Sangam-dong, Seul.

Desde janeiro de 2019, o programa The Show é transmitido ao vivo para mais de 20 países através da Paramount Network, MTV France e TBS no Japão.

Critérios: 

  • Transmissão: Número de vezes que uma música é reproduzida na SBS MTV;
  • Vendas digitais: Número de streams e downloads com base no gráfico digital da Gaon;
  • Álbum físico: Número de cópias com base no gráfico de álbuns da Hanteo;
  • Escolha de juízes profissionais ou críticos: Pontuação baseada no julgamento da equipe da SBS MTV;
  • Visualizações de vídeo ou redes sociais: Visualizações no YouTube, contabilizadas apenas a partir do MV oficial;
  • Votação e classificação dos internautas: Votação e escolhas dos internautas ocorrem antes do início do programa. Atualmente feitas através do Starpass. Métodos anteriores incluem o Starplay (para pré-votação e votação ao vivo, usado até o final de 2020) e mensagem de texto (usado entre 2014 e 2017 e entre 26 de janeiro de 2021 e 23 de fevereiro de 2021).

Qual o seu programa favorito? Conte pra gente nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9)
Imagens: KBS, MBC, Mnet, SBS – reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Beulla Silva

    Mineira, jornalista, Libriana no mundo da Lua que é viciada em GOT7, Monsta X, Astro, Itzy, gatos, K-Drama, café, literatura e culinária coreana!!

    Sair da versão mobile