Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Produtores do K-Pop: Sete hits de Shinsadong Tiger


Quem é o responsável pela criação da sua música favorita do K-pop? Se você é fã de grupos da 2ª geração ou gosta de acompanhar alguns girlgroups rookies da 4ª geração, é bem possível que Lee Ho Yang seja a resposta. Não? Então talvez você conheça o produtor pelo nome de Shinsadong Tiger. Agora sabe quem é? Desde 2001, quando tinha 19 anos, ele cria músicas para o K-Pop e aos poucos ganhou reconhecimento como um dos produtores mais relevantes da indústria, com inúmeros hits em seu nome – e muito provavelmente você já ouviu alguns.

Na virada da década de 2010, Shinsadong Tiger firmou parceria com a Cube Entertainment e foi responsável por criar músicas para 4Minute, Beast, Hyuna, Trouble Maker, BTOB e CLC. Ele ainda trabalhou com outros grupos, solistas e bandas, como T-ARA, Secret, Ailee, Dalshabet, LedApple e SPEED. Em anos mais recentes, fundou agências próprias e voltou seu foco para criar grupos do zero, o que rendeu o surgimento do EXID e, mais recentemente, do TRI.BE.

O Shinsadong Tiger não é um produtor que deixa marca registrada em cada música que cria, mas certamente marcou uma geração inteira com suas músicas que trouxeram sucesso a inúmeros grupos. Confira 7 dos maiores hits do K-Pop produzidos por ele.



4Minute – Hot Issue

“Hot Issue” foi o debut do 4Minute e também da parceria entre Shinsadong Tiger e a Cube Entertainment em 2009. O produtor participou do primeiro mini-álbum do quinteto, co-produzindo 4 das 6 faixas do EP For Muzik. Tanto o single de debut quanto o álbum alcançaram o 2º lugar nos charts coreanos. O debut de sucesso continuou nas parcerias seguintes em músicas como “Huh”, “Heart to Heart” e “Volume Up”. O produtor também trabalhou na carreira solo da HyunA na empresa com “Change”, “Bubble Pop” e “Babe”, e do Trouble Maker (dueto entre HyunA e Hyungseung).


BEAST – Fiction

Assim como o 4Minute, o Shinsadong Tiger trabalhou bem próximo do BEAST durante o debut, participando de todas as faixas dos primeiros anos de carreira até que o grupo começou a produzir os próprios lançamentos. Foi dessa parceria que, em 2011, surgiu “Fiction”, um dos maiores sucessos do grupo e do K-pop, renomada pelo som melancólico e refrão marcante. O single vendeu mais de 3 milhões de cópias no país, estando no ranking de singles mais vendidos da história, e o álbum Fiction and Fact ficou em 1º nos charts coreanos. “Shock”, “Breath”, “Beautiful” e “I Like You The Best” foram outras músicas do grupo com créditos ao produtor.


T-ARA – Roly Poly

Além dos artistas da Cube, o Shinsadong Tiger teve parceria de longa data com outros grupos, como o T-ARA. Apesar de não estar presente em todos os lançamentos, o nome do produtor voltava sempre para marcar um novo hit do grupo, incluindo a icônica música “Roly Poly”. A faixa de discoteca retrô atropelou os charts até o 1º lugar. O sucesso do single foi tão estrondoso na Coreia que vendeu 4,4 milhões de cópias, o maior de todo o ano de 2011 e rendeu um lugar no top 20 dos singles mais vendidos da história do país, a cima até de “Gangnam Style” do PSY. Antes de “Roly Poly”, o produtor ainda foi responsável pelos hits do grupo “Bo Peep Bo Peep”, “Lovey Dovey”, “Sexy Love”, “Number 9” e “Sugar Free”.



Apink – NoNoNo

As criações do Shinsadong Tiger com o Apink provaram que ele era capaz de criar faixas chicletes mais alegres e inocentes, seguindo o conceito do grupo. O maior hit dele com o Apink foi a música de primavera “NoNoNo”, que ficou em 2º nos charts da Billboard K-pop Hot 100 e vendeu 1.7 milhão de cópias. E não foi um sucesso pontual, já que todos os singles que ele produziu para o grupo foram muito bem em vendas e são reconhecidos de nome. Estamos falando de “My My”, “Remember”, “Luv” e “Five”. Por causa de “NoNoNo”, e também das suas criações “Now”, do Trouble Maker, e “U&I”, da Ailee, o Shinsadong Tiger ganhou prêmio de compositor do ano no Melon Music Awards de 2013.

Leia também:
Trajetória: a versatilidade do Apink em seus 10 anos de carreira


EXID – Up & Down

Em 2012, o Shinsadong Tiger lançou o primeiro grupo da sua agência AB Entertainment, o EXID. Todas as faixas foram criadas pelo produtor, mas o grupo não teve um sucesso imediato e sofreu com integrantes saindo logo no começo, mudança de contrato de agência e risco de um disband antecipado. Mas, em 2014, o EXID lançou “Up & Down”, composta por Shinsadong Tiger e pela rapper do grupo, LE, como uma última tentativa. Por uma questão do acaso, uma fancam da Hani dançando a música chamou atenção dos fãs de K-pop para a faixa, que aos poucos virou hit com 1º lugar nos charts, 6 vitórias em programas musicais e um lugar no top 100 melhores músicas de k-pop dos anos 2010 da Billboard. Isso permitiu que a colaboração seguisse por anos com mais sucessos como “Ah Yeah”, “Hot Pink”, “DDD” e “Fire”, faixa de comemoração dos 10 anos de carreira do EXID.

Leia também:
Trajetória: os 10 anos do EXID marcados por vídeos icônicos e cumplicidade do quinteto


MOMOLAND – BBoom BBoom

Um grupo que sabe como uma música pode transformar uma carreira é o MOMOLAND. O grupo da MLD Entertainment estava tendo resultados medianos após o debut em 2016 até que lançaram “BBoom BBoom”, a primeira do grupo produzida pelo Shinsadong Tiger, em janeiro 2018. A música estourou pelo mundo e se tornou uma das mais marcantes de todo o ano rapidamente. No YouTube, o MV possui mais de 600 milhões de visualizações e nas vendas o single ficou em 2º nos charts, com mais de 2,5 milhões de cópias, ganhando a rara certificação platina do KMCA. O hit permitiu que o grupo continuasse a carreira e o produtor ainda fez mais duas músicas para o grupo: “Baam” e “I’m So Hot”.


TRI.BE – KISS

Nos últimos anos, Shinsadong Tiger tem se dedicado quase exclusivamente à produção de seu novo grilgroup, TRI.BE, em parceria com a Universal Music Group e com uma co-produção da LE, do EXID. As músicas energéticas e cheias de carisma, como “Doom Doom Ta”, “Rub-A-Dum” e “Would You Run”, têm dado ao grupo um crescimento constante, especialmente após o lançamento do hit “KISS” em 2022, que já tem 30 milhões de visualizações do YouTube e ajudou o grupo a ganhar o Rising Star Award no Asia Model Awards e o Blooming Star Award no Hanteo Music Awards. O melhor é que os fãs podem ouvir todos os hits do Shinsadong Tiger com o TRI.BE ao vivo no show das meninas no Asia Star Festival em julho.

Leia também:
[ENTREVISTA] TRI.BE fala as expectativas para show no Brasil e admiração por Anitta

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8)
Imagem: Divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile