Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] 8TURN fala sobre primeiro comeback da carreira e amor pela América Latina

Antes conhecido como o grupo de trainees BOM (Boys of MNH), o 8TURN realizou seu debut oficial em janeiro de 2023, com o mini álbum 8TURNRISE. Pela fama prévia, adquirida em seus dias de treinamento, a estreia do conjunto contou com o apoio de uma legião de fãs que — por já conhecerem os integrantes — esperavam ansiosamente por aquele momento. 

Porém, não demorou muito até os talentos e habilidades de Ji Myungho, Moon Jaeyun, Yang Minho, Cho Yoonsung, Jung Haemin, Cho Kyungmin, Lee Yungyu e Lee Seungheon chamarem atenção do público geral, que caiu nos encantos do 8TURN imediatamente.

Em junho deste ano, o grupo fez seu primeiro comeback da carreira, com o mini álbum UNCHARTED DRIFT. Através de 5 faixas inéditas, o conjunto explora diferentes sonoridades, incluindo pop rock alternativo, hip-hop, e indo até mesmo para um pop mais animado e refrescante.

A energética música “EXCEL” foi escolhida para liderar as promoções do retorno. Entre sons de guitarra e um rap de arrepiar, ela transmite a ambição e força de vontade do grupo em chegar ao topo, independente dos desafios que possam aparecer pela frente.

Para celebrar esse retorno impressionante, o 8TURN conversou com a KoreaIN sobre o lançamento de seu mais novo mini álbum, além de contar sobre suas amizades, inspirações e expectativas sobre os próximos anos (inclusive de uma vinda à América Latina). Confira tudo que rolou neste bate-papo: 

KoreaIN: Oi, pessoal! Em primeiro lugar, parabéns pelo seu incrível comeback. Como foi a preparação para o lançamento de Uncharted Drift?

YOON SUNG: Obrigado! Depois de concluir nossa promoção para o primeiro álbum, nos preparamos para o segundo álbum enquanto fazíamos malabarismos com outras atividades relacionadas ao trabalho, além de visitar a Tailândia e o Japão. Como a coreografia deste álbum foi mais difícil em comparação com o primeiro, tivemos preocupações durante o período de preparação. No entanto, nós praticamos muito para conseguirmos expressar o conceito da faixa-título, “EXCEL”, então estou muito orgulhoso de todos os nossos membros.

HAE MIN: Muito obrigado! Enquanto nos preparávamos para o nosso comeback, estávamos preocupados porque a música e a coreografia eram muito difíceis. Mas agora que voltamos, sinto que estamos indo bem no palco e nos divertindo ao mesmo tempo, então estou muito orgulhoso de nós mesmos.

KoreaIN: Vocês podem explicar um pouco sobre o conceito e o significado por trás da faixa “EXCEL” para quem ainda não ouviu?

JAE YUN: Me arrisco a dizer que “EXCEL” é a música mais enérgica e intensa que foi lançada neste ano até agora. Além disso, o álbum UNCHARTED DRIFT e a faixa “EXCEL” foram feitos com a intenção de proporcionar uma sensação de libertação e diversão a todas as pessoas que estão cansadas de suas vidas cotidianas repetitivas e estáticas. É algo que todo mundo sonha!

SEUNG HEON: “EXCEL” é uma música muito intensa, cheia de nossa forte ambição e vontade. A música transmite a mensagem de que serei responsável por minhas próprias ações, e você poderá ver a poderosa performance do 8TURN no palco! 

KoreaIN: Este é o primeiro comeback do 8TURN. Vocês sentiram alguma diferença entre o debut e este retorno? Estavam menos nervosos ou ainda é a mesma sensação?

MYUNG HO: O tópico mais importante sobre o qual conversamos nas preparações para este retorno era aproveitarmos nosso tempo no palco. Acho que, comparado ao que fizemos no primeiro álbum, definitivamente amadurecemos e estamos mais relaxados, então me sinto ótimo com a mudança. Também estou muito feliz por estarmos nos divertindo muito cantando a música!

YOON SUNG: Voltamos com um álbum mostrando nossos encantos e melhorias na música, como YUN GYU participando da composição das letras e JAE YUN narrando a faixa de introdução, sendo capaz de apresentar uma música sobre o amor, além de uma música dedicada aos nossos fãs. Acho que é diferente do nosso álbum de estreia porque agora nos tornamos versões melhores de nós mesmos. Também, ao contrário do nosso debut — onde tudo era novo para nós — conseguimos compensar as habilidades que antes nos faltavam, então fiquem atentos!

KoreaIN: Provando o talento do grupo, “EXCEL” se revela como uma faixa divertida, viciante e explosiva ao mesmo tempo. Como vocês se sentiram quando ouviram a música pela primeira vez?

JAE YUN: Quando ouvi a faixa pela primeira vez, fiquei emocionado porque achei a música muito grandiosa. Parecia que o forte som da guitarra representava nossa autoconvicção e o instinto de seguir em frente, e tínhamos certeza de que seríamos capazes de mostrar nossa capacidade de criar um conceito intenso por meio dos elementos fortes da música.

SEUNG HEON: Concordo com JAE YUN. O grupo se reuniu para ouvir a faixa e, quando escutamos a música pela primeira vez, olhamos um para o outro e pensamos: “Uau, é uma música muito intensa”. Pessoalmente, pensei que deveríamos ser capazes de nos expressar de várias maneiras para nos adequarmos ao clima da música, já que “EXCEL” é realmente uma música muito enérgica. Além disso, senti que precisava me preparar por meio de práticas vocais e de dança para exercer toda aquela energia no palco.

KoreaIN: YUN GYU também participou da escrita da faixa “WORLD”, certo? Como foi essa experiência?

YUN GYU: Quando a empresa me ofereceu [a oportunidade de] escrever uma música pela primeira vez, achei que era uma grande oportunidade. Eu me esforcei muito para escrever as letras e fiquei feliz quando soube que a minha versão foi selecionada. Fiquei literalmente nas nuvens quando gravei a música com a letra que escrevi, mas sinto que todo o processo foi agradável, porque consegui expressar o que queria ao gravar o verso do rap. Acho que seria ótimo ter mais oportunidades como esta de escrever letras para nossas próprias músicas.

KoreaIN: Não faz muito tempo desde que vocês estrearam como 8TURN. Vocês sentem alguma diferença em sua amizade após o debut e a convivência diária que ele traz?

KYUNG MIN: Acho que, no geral, nosso espírito ficou muito mais elevado. Como toda a experiência foi muito nova para nós durante o primeiro álbum, acredito que não conseguimos mostrar tudo o que sabemos, o que é bastante desanimador. Passamos muito tempo conversando sobre nosso debut e todos nós colocamos um grande esforço no segundo álbum. Acho que agora conseguimos mostrar nosso verdadeiro potencial de forma mais coerente e harmonizada.

HAE MIN: Como passamos por diversas situações promovendo nosso álbum de estreia, acredito que pudemos nos conhecer melhor. Tenho certeza de que nossa intimidade e química melhoraram à medida que nos entendemos, cuidamos e nos amamos mais durante o processo.

YUN GYU: Eu acho que o nível de energia entre os membros aumentou e nós nos comunicamos melhor, o que resultou em um tempo mais barulhento e caloroso nas sala de espera ou nas sala de prática. É uma mudança que vemos em nossa intimidade como grupo.

KoreaIN: É incrível como vocês já dominam aspectos como vocal, rap e dança. No entanto, existe alguma outra habilidade que vocês gostariam de adquirir ou desenvolver?

MYUNG HO: Quero que saibam que todos os membros são muito talentosos. Sinto que não conseguimos mostrar todos os encantos que temos em nosso primeiro álbum e acho que, com uma atitude mais relaxada no palco, conseguiremos isso. 

MIN HO: Acredito que mostramos muitas de nossas habilidades como um grupo. No futuro, quero poder exibir todos os nossos charmes, tanto como equipe quanto individualmente, fazendo mais atividades solo. Para isso, quero me desenvolver individualmente de diversas maneiras.

KoreaIN: Quais são suas inspirações musicais? Se vocês pudessem escolher um artista ou grupo para colaborar, quem seria?

YOON SUNG: Gosto muito de olhar e analisar as cores e características de um cantor. Ultimamente, tenho gostado de bandas, então ouço DAY6 com frequência. Espero ter a chance de trabalhar com eles de alguma forma no futuro, mesmo que não seja uma colaboração!

KYUNG MIN: Sou fã da Olivia Rodrigo. Eu amo as músicas dela, mas eu realmente gosto de sua presença de palco, pois consigo realmente sentir a energia que ela exerce sempre que vejo vídeos de suas apresentações. Isso me levou a pensar que quero me tornar um artista que possa mostrar tudo de mim no palco. Além disso, tenho ouvido muito as músicas do One Direction ultimamente. Seus trabalhos deixam os ouvintes impressionados, e eu realmente quero fazer esse tipo de música algum dia. Para isso, faço muitas referências à progressão de acordes de suas músicas enquanto pratico composição.

YUN GYU: Eu gosto de imaginar coisas aleatórias. Parece que as coisas que surgem na minha cabeça se tornam minha inspiração para minha música. Isso é exatamente o que eu fiz quando estava escrevendo as letras para este álbum.

HAE MIN: Eu realmente gosto do estilo musical do V do BTS. Se eu tiver uma chance no futuro, adoraria conhecê-lo e fazer uma colaboração. Além disso, agradeço qualquer oportunidade de colaborar com outros artistas, assim como o palco que montamos para a KCON JAPAN.

KoreaIN: Quais são seus objetivos para esses primeiros anos de carreira do grupo?

JAE YUN: Eu quero que nossa música esteja nas paradas de streaming coreanas. Além disso, espero obter mais atenção do público em geral.

MIN HO: Nossa primeira vitória em um show musical.

HAE MIN: Quero receber o prêmio de Rookie of the Year.

KoreaIN: O 8TURN já conquistou uma legião de fãs na América Latina. Há planos de conhecê-los pessoalmente em breve?

MIN HO: Iremos para a América Latina para encontrar nossos fãs e fazer um show! Esperem só mais um pouco, por favor!

YOON SUNG: Vamos tentar o nosso melhor para crescer como um grupo e fazer uma turnê na América Latina para nossos fãs de lá.

YUN GYU: Eu realmente espero visitar a América Latina um dia para ver nossos fãs! Ainda não há nada concreto, mas desejo conhecer pessoalmente todos os TURNINGs!

SEUNG HEON: Obrigado por seu amor e apoio sem fim! Faremos o nosso melhor para apresentar uma versão melhor de nós para vocês, então, por favor, continue nos apoiando! Muito obrigado!

KoreaIN: O Brasil está amando o 8TURN cada dia mais. Então queremos saber, vocês sabem algo sobre o nosso país? Qual é a primeira coisa que vocês pensam quando ouvem a palavra “Brasil”?

MYUNG HO: Nós já dançamos uma música que viralizou no Brasil. Ela era muito animada, então acho que emoção e energia é a primeira coisa que vem à minha mente quando penso no Brasil.

JAE YUN: Definitivamente, a dança latina é a primeira coisa que me vem à cabeça quando penso no Brasil. A dança em si parece ter sido incorporada à cultura independentemente do gênero musical, então acho que o calor e a intensidade do 8TURN realmente combinariam com a vibração apaixonada da América Latina e do Brasil.

MIN HO: Eu sei que existem muitos festivais diferentes no Brasil. Acho que a energia do 8TURN combina muito bem com o calor do festival, então adoraria visitar um deles no futuro.

KoreaIN: Muito obrigado por este tempo maravilhoso, meninos. Por fim, vocês podem mandar uma mensagem para os TURNINGs brasileiros?

MYUNG HO: Faremos o nosso melhor para vê-los no futuro então, por favor, continue nos dando todo o seu amor!

MIN HO: A todos os nossos TURNINGs brasileiros e TURNINGs ao redor do mundo! Estamos fazendo o possível para vê-los pessoalmente, então mantenham esse amor e apoio contínuo!

HAE MIN: Estamos muito ansiosos pelo dia em que poderemos conhecer todos os nossos TURNINGs brasileiros, tanto quanto eles estão nos esperando! Vai demorar um pouco mais, mas estaremos lá com fases mais divertidas e mais bonitas do que nunca!

KYUNG MIN: Nós realmente adoraríamos visitar o Brasil algum dia para fazer um show lá. Por mais apaixonante que seja o Brasil, vamos deixar nossos fãs brasileiros ainda mais animados! Estaremos lá em breve, como um 8TURN melhor.

Imagem: MNH Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Thainá Doble

    Radialista apaixonada pelo mundo pop, culturas novas e Monsta X

    Sair da versão mobile