Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] HWASA fala sobre amor-próprio e carinho pelos fãs brasileiros

HWASA está de volta! Dois anos depois de seu último lançamento solo com “I’m a B”, a cantora fez um novo comeback, o primeiro em sua nova agência, a P NATION. A nova música, “I Love My Body”, tem uma mensagem forte sobre aceitar todas as partes de nós mesmos, das mais bonitas às mais estranhas, independentemente das expectativas da sociedade.

A faixa foi lançada como single digital e em pouco tempo entrou no top 10 do ranking coreano Circle Digital Chart (antigo Gaon) e da Billboard World Digital Song Sales nos Estados Unidos. Após esse retorno triunfal, HWASA ainda separou um tempo para falar com a KoreaIN sobre a música nova, as mensagens que carrega nos seus álbuns e também sobre seus sentimentos em relação ao Brasil.

Confira a entrevista completa.



KoreaIN: Parabéns pelo seu novo comeback! Você pode falar um pouco sobre sua nova música, “I Love My Body”, para nós?

HWASA: Como o título da música expressa, trata-se de amor-próprio. Além disso, transmite a capacidade de amar tudo, ao amar primeiro a si mesmo.


KoreaIN: “I Love My Body” tem uma vibe retrô, mas uma mensagem atemporal de autoaceitação e confiança, um tema frequentemente encontrado em seus outros trabalhos. Quão importante é para você mostrar ao mundo esse seu lado poderoso?

HWASA: Acredito que “I Love My Body” seja ainda mais significativo do que inicialmente percebi. Isso ficou especialmente evidente ao interagir com os fãs e observar músicas que são apreciadas por muitos. Os temas que mais valorizo são confiança, amor-próprio e amor, pois servem como minha motivação e são os aspectos mais vitais da vida. Pretendo continuar seguindo estes temas.


KoreaIN: Mesmo que suas músicas tenham um toque pessoal, elas também significam muito para muitas pessoas, pois elas podem ganhar força e coragem para serem quem querem ser. Como você se sente sobre isso e é algo que você almeja como artista?

HWASA: Absolutamente. Os desafios e problemas que encontro no meu trabalho muitas vezes exigem coragem. Há uma quantidade significativa de responsabilidade envolvida em tudo o que digo, o que, por sua vez, exige coragem. Rezo constantemente por forças para enfrentar quaisquer medos que possam surgir. Coragem é algo que todos nós precisamos.


KoreaIN: Sua voz é única e facilmente reconhecível em vários tipos de faixas. Em “Twit” você usa principalmente uma parte mais forte e profunda da sua voz, enquanto em “I’m a B” muitas partes tendem a ser um pouco mais suaves. Como você mantém o equilíbrio para mostrar todas as cores da sua voz nos momentos ou músicas certas?

HWASA: Primeiro tento entender a emoção da música. A partir disso, a harmonia parece fluir sem esforço, não exigindo nenhum esforço consciente da minha parte.


KoreaIN: Você debutou na indústria musical há quase dez anos. Qual é a diferença da HWASA de 2014 para a HWASA de 2023?

HWASA: Em 2014, tentei de tudo sem hesitar e era como tentar quebrar uma pedra com um ovo. Agora, estou em um processo contínuo de aprendizado com os erros que cometi naquele período.


KoreaIN: E quanto a HWASA do futuro? Quem ela se imagina ser nos próximos 5, 10 anos?

HWASA: Eu não tenho certeza. Acho que ou ainda serei apaixonado por música ou eu posso estar me sentindo um pouco desgastada por isso.


KoreaIN: Você já conquistou muito na indústria do entretenimento como membro de um grupo feminino, artista solo e estrela de variedades. Existe alguma conquista ou prêmio em particular que significou mais para você e existe algum objetivo pelo qual você está lutando ou que ainda deseja alcançar algum dia?

HWASA: Conquistas. Olhando para trás, às vezes elas podem parecer sem sentido. Embora aprecie as recompensas que recebi pelo meu trabalho árduo na época, não me apego nelas porque sinto que podem me sobrecarregar de vez em quando. Meu foco é dar total atenção às tarefas em questão, sem me preocupar muito com minhas realizações anteriores.


KoreaIN: Por enquanto você está se concentrando em seu projeto solo, mas você e as outras integrantes do MAMAMOO parecem frequentemente mostrar apoio umas às outras, como quando elas se apresentaram com você em “Dancing Queens on the Road”, e você também recebe apoio de outros artistas como Lee Hyori. O que todo esse apoio significa para você na promoção do seu trabalho solo?

HWASA: Contribuiu para minha maturidade. É como se eu estivesse vendo o mundo com uma perspectiva diferente, então hoje em dia tudo parece muito novo. É como uma fase de transição para mim, mas acredito que estou navegando de maneira saudável.


KoreaIN: Você tem uma imagem sexy única e muitos fãs brasileiros acham que isso combina bem com o nosso país. Você já ouviu alguma música brasileira? Há alguma chance de incorporar nossos ritmos em músicas futuras?

HWASA: Tenho um amigo que estudou no Brasil e aprendi muito sobre a cultura, a música e a língua brasileiras através dele. Pessoalmente, gosto da música sul-americana, por isso estou realmente ansiosa para explorá-la ainda mais.


KoreaIN: Obrigada pelo seu tempo, HWASA. Por último, você certamente tem muitos fãs de outras partes do mundo e, claro, do Brasil, a ponto de você ter se apresentado aqui há cinco anos com o MAMAMOO. Por favor, deixe uma mensagem para seus fãs que te apoiam de longe e desejam assistir mais apresentações da HWASA ao vivo.

HWASA: Apesar da distância, sinto o amor do Brasil muito próximo do meu coração. Tenho um forte desejo de conhecer muitos fãs brasileiros antes que seja tarde demais. Sempre guardarei com carinho o amor que recebo do Brasil.


Assista também o recado especial em vídeo que HWASA mandou para os fãs brasileiros:

Por Paula Bastos Araripe
Imagem: P NATION
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile