Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] MOON JONG UP conta sobre a produção de “SOME”, feat com o B.A.P e momentos no Brasil

Moon Jong Up lançou SOME depois de dois anos do seu álbum de estreia, US. SOME é o primeiro lançamento pela sua nova empresa, a M.A Entertainment, e traz 5 faixas inéditas, sendo uma delas completamente em inglês. 

Para este álbum ele participou tanto da composição da letra, quanto da produção do MV para o single “X.O.X”. E em uma entrevista exclusiva, Jong Up contou sobre os desafios da produção, suas inspirações e um pouco sobre a sua passagem pelo Brasil em 2014, confira!



KoreaIN: Logo podemos perceber que a sonoridade do SOME é bem diferente dos seus outros trabalhos, com um toque a mais de sensualidade. O que te inspirou para trazer este conceito?

Moon Jong Up: Como todas as músicas são de gêneros diferentes, pude tentar mergulhar em conceitos diferentes. “X.O.X” foi um pouco difícil, porque era uma música com um ritmo rápido, mas tinha uma vibração suave.


KoreaIN: Você sempre trouxe muito carisma nos seus trabalhos, desde o B.A.P. Obviamente isso não ficaria de fora neste comeback. No MV de “X.O.X” você exala carisma do começo ao fim. Qual foi a parte mais desafiadora da gravação do MV?

Moon Jong Up: Na verdade, o diretor de “X.O.X” também dirigiu “US”. Como era a segunda vez que trabalhamos juntos, ficamos mais próximos e pude mostrar a ele que tipo de imagem e vibe eu queria para este MV antes de começarmos a filmar. Mesmo depois de terminarmos as filmagens, editamos o MV juntos. Eu tenho alguns arrependimentos quanto ao resultado, pois, foi a primeira vez que participei tanto da produção de um MV, mas acho que consegui adicionar minhas cores nele.


KoreaIN: Neste álbum você presenteou os fãs com uma versão em inglês da canção “Common”. Tem sido cada vez mais comum vermos K-idols cantando 100% em inglês em algumas músicas. O que fez ter vontade de lançar uma faixa 100% em inglês?

Moon Jong Up: Na verdade, o guia dessa música estava em inglês. Quando ouvi o guia, gostei da vibração. É por isso que incluí a versão em inglês.


KoreaIN: Na descrição do álbum é explicado que a faixa 5, “Fine”, é dedicada aos seus fãs e a letra é muito emocionante. Na hora de gravá-la, você pensava muito na reação dos fãs ouvindo essa música? Isso te deixava mais ansioso ou mais tranquilo?

Moon Jong Up: Tem uma mensagem que eu queria contar aos meus fãs durante minha longa pausa. Posso ver os fãs amando essa música e isto era tudo o que eu precisava.


KoreaIN: Não tivemos nenhum feat neste álbum, algo muito comum no mundo musical. Se pudesse colaborar com qualquer artista mundial, quem seria? E qual música de SOME escolheria para esse feat?

Moon Jong Up: Eu gostaria de pedir ao Daehyun do B.A.P para participar da faixa “Fine”.


KoreaIN: O seu primeiro mini álbum, US, foi lançado em 2021, quando ainda não dava para fazer turnês para promover o álbum. Agora com o lançamento do SOME em 2023, está nos seus planos sair em turnê? 

Moon Jong Up: Eu quero que isso aconteça agora mesmo! Eu quero tanto fazer turnês!


KoreaIN: Vimos pelas redes sociais que o B.A.P ainda se mantém próximo e recentemente você postou um vídeo com os membros. No US aconteceu um featuring com o Bang Yongguk na faixa “Photo”. Podemos esperar um outro feat com um deles em algum momento? 

Moon Jong Up: Isso também seria legal, mas eu também quero lançar um álbum como B.A.P.


KoreaIN: O B.A.P sempre foi muito famoso aqui no Brasil. O grupo veio para cá uma única vez em 2014 em uma edição do Music Bank. Você se lembra do que mais gostou do Brasil?

Moon Jong Up: Lembro que uma fã jogou roupas íntimas no palco. Porém, era um show que seria transmitido, então tivemos que nos apresentar novamente. Foi uma lembrança muito divertida e quero voltar lá e me apresentar.


KoreaIN: Agora que o Brasil se tornou parte deste papo, poderia deixar um recado para os seus fãs brasileiros? 

Moon Jong Up: Tenho MOONW4LKs que vêm aos meus shows com a bandeira do Brasil para me apoiar. Significa muito para mim e me dá força. Quero retribuir indo ao Brasil e fazendo um show. Eu amo vocês, MOONW4LKs brasileiros!

Imagem: M.A Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Gabriela Oliveira

    Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

    Sair da versão mobile