Nesta quinta (23), uma mulher de 26 anos foi presa pela polícia sul-coreana após tentar abrir a porta de um avião em pleno voo. Este foi o terceiro caso semelhante ocorrido durante o ano de 2023.
O voo da Korean Air saiu de Nova York com destino ao aeroporto de Incheon. Com cerca de 10 horas de viagem, a passageira começou a apresentar sinais de estar tendo uma crise de ansiedade e tentou várias vezes abrir a saída de emergência da aeronave, mas foi impedida e contida pela tripulação. Logo após o pouso, ela foi entregue às autoridades policiais.
Um teste toxicológico indicou que a passageira estava sob efeito de metanfetamina. Ela foi presa de forma preventiva e a perícia fará novos testes para saber exatamente a quantidade de substância usada. Segundo a polícia, a mulher estava retornando à Coreia do Sul após passar mais de seis meses em Nova York e não apresenta histórico de doenças psicológicas.
Após o fim das investigações, ela poderá receber uma pena de 10 anos por tentar abrir a porta do avião e outra pena de até 10 anos ou multa de 100 milhões de wones (mais de R$ 375 mil) pelo uso de drogas.
O primeiro caso com características semelhantes ocorreu em maio durante um voo doméstico de Jeju para Daegu. Neste, a porta realmente abriu quando o avião estava a uma altitude já se preparando para pousar. O passageiro de 32 anos foi julgado e recebeu uma pena de 5 anos de liberdade condicional, justificada pela necessidade urgente de que receba tratamento psicológico.
Já o segundo caso foi ocorreu em junho durante um voo de Cebu, nas Filipinas, para Incheon. Assim como no caso desta quinta, o adolescente de 19 anos também estava sob efeito de drogas. Ele foi preso e condenado a 3 anos de prisão.
Leia também:
Passageiro que abriu porta de avião ainda no ar é preso
Adolescente que tentou abrir porta de avião em pleno voo é preso
Fonte: (1), (2)
Imagem: Parkdolly (via Shutterstock)
Não retirar sem os devidos créditos.