Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Saúde

Governo sul-coreano revela planos para melhorar a saúde mental da população

[AVISO DE GATILHO] O texto a seguir contém termos sensíveis que podem servir de gatilho. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.

Nesta terça (05), o governo sul-coreano anunciou uma série de medidas para melhorar a saúde mental da população.

Dentre tais medidas estão:

  • Fornecimento de exames de check-up mentais a cada dois anos para cidadãos entre que com idades entre 20 e 34 anos;
  • Parcerias com centros de bem-estar e hospitais psiquiátricos para acompanhamento pós-exames;
  • Serviços de aconselhamento para 80.000 indivíduos de todas as faixas etárias, com o objetivo de chegar a cerca de 1 milhão até 2027;
  • Atualização da lista de alvos para incluir transtornos como depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar;
  • Disponibilização de serviços de apoio psicológico através do número 109 e também de chats para aqueles que preferirem comunicação não-verbal;
  • Estabelecimento de uma força-tarefa junto à polícia e profissionais de saúde mental para melhorar as respostas;
  • Implantação de um “sistema de hospitalização judicial”, no qual uma pessoa diagnosticada com transtorno psiquiátrico pode ser sujeita à internação mediante ordem judicial;
  • Expansão do número de centros médicos regionais de tratamento de saúde mental até o ano de 2025;
  • Contratação de mais profissionais de saúde mental, visando uma meta de 228 mil trabalhadores até 2027.

Atualmente, o governo oferece exames de check-up mentais a cada 10 anos para os cidadãos dos 20 aos 70 anos de idade. A primeira faixa etária escolhida foi dos 20 aos 34 anos, mas esta será ampliada gradativamente no futuro.

O objetivo é diminuir as altas taxas de suicídio registradas no país. Por quase 20 anos, a Coreia do Sul registra a maior número de suicídios entre os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com 25.2 mortes a cada 100.000 pessoas. A média entre os outros países é de 10.6 mortes a cada 100.000 pessoas. Segundo o Ministério da Saúde e do Bem-estar, quase 40 mil sul-coreanos tiraram suas vidas nos últimos 3 anos.

As medidas foram anunciadas pelo Presidente Yoon Suk Yeol, que também destacou a importância de uma boa saúde mental da população para o crescimento do país. Segundo ele:

Agora é a hora do país tomar medidas ativas para garantir a saúde mental das pessoas. Problemas de natureza mental não são algo que os indivíduos conseguem cuidar [sozinhos]. Devemos fazer disso um dever nacional e procurarmos soluções.

Em uma coletiva, o Ministro da Saúde Cho Kyu Hong declarou: “Ao investir fortemente em saúde mental pública, criaremos uma sociedade na qual todos os cidadãos possam usar os serviços de saúde mental a qualquer momento e onde as pessoas com transtornos possam receber tratamentos apropriados e viver em harmonia“.

A partir de julho de 2024, o Ministério iniciará um treinamento de prevenção ao suicídio com 16 milhões de pessoas. O kit distribuído para todos terá informações sobre como procurar ajuda diante das dificuldades e como detectar sinais de alerta. Além disso, uma parceria com universidades e grupos civis pela saúda mental visará diminuir a discriminação e o preconceito contra pessoas com transtornos mentais.

Se você precisa ou conhece alguém que precise de ajuda, procure o CVV. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

Fonte: (1)
Imagem: 123rf
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

Sair da versão mobile