No início do domingo (17) pelo fuso horário sul-coreano, a WAKEONE Entertainment postou uma nota no fancafé do TO1 anunciando o fim do grupo. A formação final com oito membros foi composta por Donggeon, Chan, Jisu, Jaeyun, J.YOU, Kyungho, Daigo e Yeojeong.
A nota na íntegra lê-se:
Olá, aqui é a WAKEONE.
Primeiramente, agradecemos sinceramente a todos que amaram e apoiaram o TO1. Após uma longa discussão com nossos artistas Donggeon, Chan, Jisu, Jaeyun, J.YOU, Kyungho, Daigo e Yeojeong, concordamos que os contratos exclusivos entre eles e a empresa serão encerrados em 31 de dezembro de 2023.
Queremos dizer aos fãs que apoiaram e estimaram o TO1 durante este tempo que somos gratos e sentimos muito. Por favor, guardem os novos caminhos dos membros não mais como parte do TO1 e deem a eles muito apoio e atenção. A empresa torcerá sinceramente pelos futuros dos membros.
Mais uma vez, agradecemos aos fãs que apoiaram e estimaram os membros durante este tempo.
O TO1 (TOgether as 1) debutou em abril de 2020 como TOO (sigla de Ten Oriented Orchestra) e mudou de nome em maio de 2021. Durante o ano de 2022, o grupo passou por diversas mudanças de formação. A primeira delas foi a saída de Chi Hoon, anunciada em abril. Logo em seguida, em maio, a WAKEONE informou que o grupo entraria em um hiato temporário.
Em junho, o grupo retornou com novas mudanças: Min Su, Jerome e Woong Gi deixaram o time e foram substituídos por Daigo, Renta e Yeojeong. Apesar disso, a nova formação não perdurou e Renta anunciou sua saída do grupo em setembro deste ano.
Desejamos sorte e sucesso a Donggeon, Chan, Jisu, Jaeyun, J.YOU, Kyungho, Daigo e Yeojeong em seus próximos projetos.
Fonte: (1), (2)
Imagem: WAKEONE Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.