Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-HipHop

DPR e Scott Kim expõem brigas e trocam farpas publicamente

Nos últimos dias, o DPR (Dream Perfect Regime) esteve no centro de uma polêmica envolvendo seus fundadores: DPR IAN (Christian Yu), DPR LIVE (Hong Dabin) e DPR REM (Scott Kim). 


No passar dos anos, REM esteve mais focado em cuidar da parte administrativa da crew, enquanto IAN e LIVE focavam principalmente no lado criativo de seus trabalhos. Porém, no início de 2023, Scott se afastou de seu cargo no DPR e parou de ser incluído nos projetos da equipe, sem muitas explicações do motivo de sua saída repentina. 

Em outubro do mesmo ano, DPR LIVE abriu uma empresa própria, intitulada CTYL, e começou a lançar solos sob o seu nome real, Hong Dabin, explicando ao público que esse era apenas um projeto paralelo e que ele não deixaria a DPR de jeito nenhum. 

Na última semana, Dabin lançou Giggles, seu primeiro álbum na nova empresa, e surpreendeu os fãs ao expressar raiva de alguém que tirou proveito dele e de seus companheiros de equipe ao longo das músicas do projeto. Mais tarde, na faixa “WMP Freestyle” ele dá nome ao suposto traidor: REM (Scott Kim). De acordo com o rapper, Scott teria manipulado os integrantes do DPR para se aproveitar da fama e do dinheiro deles, usando o discurso de “serem todos uma família” para controlar os artistas.

“Me dizendo que eu deveria ser grato
Cale a boca, cadê o meu dinheiro?
Não se preocupe, o contador estará auditando você
(…) Cheio de serpentes na grama 
com palavras como “nós” e “time”
que você usou para tentar nos restringir e controlar (…)
Por que meus irmãos sangram pelo que você fez?”

“Seu idiota escolhe dormir REM 
como se tudo estivesse bem
Onde está o meu pagamento?”

A faixa foi escrita por Dabin, DPR Artic, DPR CREAM e Jimmy Cline, artistas da DPR. Além disso, durante a festa de lançamento do álbum, o rapper gritou diversas vezes “F*da-se REM” enquanto performava a canção. 

Em resposta, Scott Kim postou uma carta em suas redes sociais se desculpando.

“Dabin, me desculpe.
Sinto muito por ter falhado em ser transparente ao longo desses anos em relação às finanças, por ser egoísta e teimoso e, principalmente, por ter conduzido você a esse caminho de tristeza, dor e traição. A verdade é que eu não sabia qual era a coisa certa a fazer ou até mesmo como lidar com muitas situações. Eu lembro que no começo eu tentava meu melhor para pelo menos compartilhar e comunicar preocupações, problemas e decisões. Às vezes em coletivo, às vezes separadamente. Porém, em algum ponto do caminho, eu parei de tentar. 
Eu segurei muito ressentimento sozinho nesses últimos anos, mas eu também experimentei muitos arrependimentos. Tem sido tentador permanecer constantemente rancoroso enquanto crio minhas próprias reclamações tendenciosas na minha cabeça mas, honestamente, cara…
Olhando profundamente para mim mesmo, não posso deixar de admitir que falhei com você e com a equipe em muitas áreas e que cometi muitos erros. Ninguém para culpar, nenhuma desculpa a fazer — essas são as cicatrizes que eu terei que viver. A verdadeira redenção começa com o reconhecimento das próprias falhas e por isso eu digo, eu acredito que o certo é eu admitir como um homem e aceitar os meus erros. Peço desculpas pela minha teimosia e pelo meu orgulho, pela minha incapacidade e falta de comunicação durante a minha liderança, mas, acima de tudo, pelo meu fracasso em ser um amigo e um irmão de confiança para você. Este último é o que mais me machuca até hoje.
Mesmo quando nos encontramos recentemente e pudemos conversar após meses de silêncio, eu percebi que nunca disse que sentia muito para você. Recebi muitas revelações de Deus desde então e foi verdadeiramente pela graça que eu encontrei sanidade em meio ao meu próprio caos pessoal. 
Mesmo que ainda haja muito ressentimento e desprezo dirigidos a mim, senti a necessidade de aparecer por puro capricho e compartilhar com vocês onde eu estou atualmente. Eu não sei o que acontecerá a partir de agora, mas rezo para que, algum dia no futuro, possamos encontrar uma solução e uma cura para isso. 
Sei que você ainda tem meu número e, se algum dia se sentir confortável e disposto, não hesite em me ligar.”

No mesmo dia, DPR IAN abriu uma live no Instagram para escutar e prestigiar o lançamento de seu amigo Dabin junto ao público quando se deparou com um comentário falando sobre a situação de Scott e como os fãs se sentiam incomodados do ex-DPR estar presente em tantos projetos de Christian. Vendo a comoção nos comentários, o cantor revelou: “Muitas pessoas pensam que REM produziu minhas músicas. Acho que é porque alguns créditos dizem isso mas, realmente não é o caso. Ele não produziu absolutamente nenhuma das minhas músicas, fomos só eu e CREAM. (…) E eu já pedi para corrigirem isso nos créditos”.

Como resposta, REM voltou às redes sociais para explicar seu lado da situação mais uma vez com um novo comunicado.

“Para esclarecer as coisas, eu fiz e continuarei fazendo minhas pazes internamente com o time. Além disso, sobre os créditos de produtor nas músicas do Ian, eu já falei com ele pessoalmente mas, para clarificar a confusão, isso não foi feito por mim e eu não tentei receber os créditos pela produção de qualquer uma das suas canções até hoje. Isso foi um erro feito por um de nossos funcionários que, na época, estava responsável pela inserção dos metadados. Eu não pegaria os créditos descaradamente na frente do Ian — especialmente quando eu não estava envolvido no processo de produção (das músicas). Eu não sou um produtor musical. Porém, eu era o produtor executivo e eu acredito que essa foi a confusão que aconteceu.”

Na segunda-feira (290, a empresa CTYL anunciou que Dabin entrou com um processo judicial contra a Dream Perfect Regime Co. e Scott Kim alegando distribuição injusta de lucros, retenção de dados financeiros da turnê mundial e de projetos paralelos e falta de pagamentos. 

“Como representante do artista, reconhecemos profundamente a gravidade deste caso e estamos buscando ativamente medidas legais para resguardar seus direitos. Nossa esperança é que os verdadeiros fatos sejam revelados através deste processo e estamos comprometidos em fazer esforços para prevenir ocorrências similares no futuro”.

De acordo com o portal HipHopPlaya, Hong Dabin teve um lucro estimado em mais de 5 bilhões de wones (18,6 milhões de reais) nos últimos 5 anos – incluindo valores de shows, apresentações em festivais, vendas de álbuns e direitos das músicas compostas, escritas e produzidas pelo rapper – mas recebeu apenas 400 milhões de wones (1,5 milhões de reais) no total, que não chega a configurar nem 8% do valor completo.

Como resposta ao processo, a Dream Internacional Co. – que agora responde sob o nome Resim Internacional – reforçou que todos os lucros mensais recebidos pela empresa eram repassados para Scott Kim em seu cargo de ex-CEO da Dream Perfect Regime Co, Ltd por meio de um processo justo e transparente. Além disso, revelaram que a taxa de participação de lucros da empresa era bem pequena comparada a do artista, por este motivo, não havia tanta diferença no valor recebido por eles e no repassado para Scott.

Eles também afirmaram que o processo de distribuição de dinheiro era feito totalmente entre Scott e os artistas da DPR, por meio de discussões privadas entre os membros. Por este motivo, a empresa não tem conhecimento desse processo ou está relacionada a ele de alguma maneira.

“Em relação a turnê mundial que aconteceu em 2022, a Regime Internacional fez um acordo transparente com o Sr. Hong Dabin e forneceu todos os dados relevantes a pedido da CTYL diversas vezes. A prova disso será esclarecida pelas autoridades judiciais”.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: reprodução.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Thainá Doble

    Radialista apaixonada pelo mundo pop, culturas novas e Monsta X

    Sair da versão mobile