Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

In Asia

“Four Dan Actresses”: Conheça um dos principais conceitos do entretenimento chinês

Quem acompanha o universo dos dramas e filmes produzidos pela China já se deparou com reportagens e matérias utilizando o termo Four Dan Actresses. Porém, qual a sua origem, significado e o que ele representa? 



Na China, o conceito de Four Dan Actresses representa as quatro atrizes mais lucrativas de uma geração. Sua origem remonta à década de 1920 e à Ópera de Pequim, onde os atores homens que interpretavam papéis femininos eram chamados de Dan. Utilizado pela primeira vez nessa época, o termo Four Dan — ainda se referindo aos atores do sexo masculino — se referia a Mei Lanfang, Cheng Yanqiu, Shang Xiaoyun e Xun Huisheng.

O termo Four Dan Actresses voltou a ser utilizado em meados de 2000, quando as atrizes Xu Jinglei, Zhou Xun, Zhao Wei (também conhecida como Vicky Zhao) e Zhang Ziyi — protagonista de Memórias de Uma Gueixa ganharam o título. 

Desde então, a mídia chinesa tem tentado escolher novos nomes para o grupo. Em 2009, a Tencent, uma das principais produtoras de filmes e séries do país, lançou uma nova lista com os nomes de Huang Shengyi (Eva Huang), Wang Luodan, Yang Mi e Liu Yufei — protagonista da versão live action de Mulan, produzida pela Disney.

Em 2013, uma nova seleção foi feita e manteve o nome de Yang Mi, mas a colocou ao lado de Liu Shishi (que deu vida à protagonista de Bu Bu Jing Xin, título chinês que inspirou o drama sul-coreano Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo), Angelababy e Ni Ni. A mídia da época também citava Tang Yan e Zhao Liying (que contracenou com Wang Yibo em Legend of Fei) como grandes nomes da década. 

A publicação Southern Metropolis Daily, responsável pela lista de 2013, divulgou um novo grupo de atrizes em 2016. Considerando atrizes nascidas depois de 1990, a lista trouxe os nomes de Zheng Shuang, Zhou Dongyu, Guan Xiaotong e Yang Zi (protagonista de dramas como Immortal Samsara, The Oath of Love, Ashes of Love e Go Go Squid!).

O novo grupo Four Dan foi divulgado em 2019 e conta com atrizes nascidas após 1995. Além de Guan Xiaotong, figuram na lista os nomes de Zhang Zifeng, Chen Wenqi (Vicky Chen) e Zhang Xueying.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Kai Z. Feng via Marie Claire China
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    Sair da versão mobile