Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Idol de k-pop é condenado por fraudar exames para fugir de alistamento militar

Nesta quarta (17), o Tribunal do Distrito Norte de Seul condenou um idol de k-pop por fraudar seus exames psicológicos visando fugir do alistamento militar.

A identidade do idol em questão não foi revelada diretamente, mas a mídia revelou que ele tem 32 anos e é membro de um grupo que debutou em 2018. Alguns portais também indicaram que seu sobrenome é Ahn. Suspeita-se que o sigilo pudesse ter sido causado pelo fato de Ahn não estar mais ativo na indústria de entretenimento e, por isso, não fosse mais uma pessoa pública.

Ahn foi examinado pela Administração da Mão-de-obra Militar em 2011 e 2017 e em ambas ocasiões foi aprovado para cumprir seu serviço militar como soldado ativo. Porém, ele simulou sintomas e forneceu respostas erradas que acabaram fazendo com que os médicos o diagnosticassem com leves transtornos mentais.

Um dos exemplos citados pelas autoridades foi o teste de QI feito por Ahn durante as avaliações teve resultado 60 e fez com que os médicos recomendassem que ele passasse por um tratamento. Para efeitos de comparação, a média alcançada costuma ser de 100.

Na sentença, o tribunal decidiu que Ahn não sofre de nenhum distúrbio psicológico já que não apresentou nenhum problema enquanto se preparava para debutar junto ao grupo. Por ser réu primário e ter confessado seu delito, Ahn foi condenado a dois anos de liberdade condicional e 80 horas de serviço comunitário. Ele também prometeu cumprir suas obrigações militares mesmo tendo passado o período do alistamento, que geralmente ocorre antes dos 30. Caso volte a cometer algum outro delito durante o período de duração da condicional, ele poderá ser condenado a um ano de prisão.

Após a repercussão da notícia nos portais sul-coreanos e mundiais, Ahn Do Mo – que promovia sob o nome artístico Domo – postou uma carta em seu perfil pessoal no Instagram assumindo ser o idol em questão. O cantor era líder do grupo Like a Movie (LAM) e a carta foi apagada pouco após ser postada.

O perfil no X @nugupromo conseguiu salvar a mensagem antes de ser apagada e traduziu. A carta na íntegra lê-se:

Olá, aqui é Domo.

Primeiramente, gostaria de me desculpar com as pessoas ao meu redor e com meus fãs, que colocaram muita fé em mim, por desapontar a todos.
Deixei oficialmente o LAM a partir de hoje.

Como vocês devem ter visto nas notícias, fugi do meu serviço militar e, como um sul-coreano que negligenciou seu dever, refletirei profundamente sobre meus pensamentos e ações erradas.
Não me entendam mal, sempre penso no meu grupo e o estimo muito. Me esforcei muito nas coreografias, performances e figurinos.

Porém, em 2020, eu comecei a passar por um período difícil. Então visitei o departamento médico e recebi avaliações e tratamentos para minha síndrome do pânico e depressão.
Quando debutamos e visitamos o Japão pela primeira vez, o representante da empresa Kim Sung Hwan e os membros Howoo e Mingyu tiveram encontros privados com fãs e Woohyuk teve múltiplos encontros inapropriados/sexuais com fãs.
O ano de 2020 foi muito difícil para mim e tive dificuldades de lidar sozinho com essas situações…

Não importava o quanto eu tentava falar com os membros sobre isso, eu eventualmente desistia. Senti-me perdido e desapontado porque a imagem do grupo estava manchada e isso me deixou com uma sensação de vazio.
Por fim, a visita ao hospital revelou resultados negativos nos testes psicológicos que indicaram que eu estava com um distúrbio. Fiquei devastado, mas eventualmente aceitei isto como parte de quem sou.

Reconheço meus delitos, mas gostaria de dizer a vocês a verdade sobre o que passei, porque nenhuma das minhas dificuldades foram mentiras. Acho de verdade que a violação do serviço militar foi minha culpa, mas queria compartilhar meus pensamentos e o estado da minha mente na época para que vocês possam me entender melhor.

Peço desculpas por machucar as pessoas que me amavam.

A Top Cloud Entertainment, agência responsável pelo Like a Movie, ainda não se manifestou sobre as acusações aos outros membros do grupo.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: CNJ, Top Cloud Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile