Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Flexibilização da proibição de casamentos entre parentes distantes gera polêmica na Coreia do Sul

Uma possível flexibilização da proibição de casamentos entre parentes distantes está gerando uma reação negativa na Coreia do Sul. A Associação Confucionista Sungkyunkwan, responsável por diretrizes dos rituais tradicionais do país, expressou forte oposição à medida, chamando-a de “um ato de destruição do conceito de família”. Membros da associação iniciaram protestos contra a mudança fora do complexo governamental em Gwacheon, com planos de realizar um protesto em massa na próxima semana em Yeouido, Seul.

A controvérsia surge em meio a potencial revisão dos Artigos 809 e 815 da Lei Civil, que atualmente proíbem casamentos entre parentes até o oitavo grau de relação sanguínea. Críticos argumentam que, na sociedade moderna, os laços familiares não são reconhecidos além de certo ponto. A medida vem em resposta a uma decisão do Tribunal Constitucional em 2022, que declarou os artigos inconstitucionais e recomendou sua revisão até o final do ano.

A discussão também gira em torno da sugestão de restringir a proibição apenas aos primos em primeiro e segundo graus, considerando que há poucas pessoas que mantêm laços familiares além dos parentes de quinto grau. O ministro da Justiça afirmou que a revisão está sendo cuidadosamente analisada e que ainda não foi tomada uma decisão final.

Fonte: (1)
Imagem: Associação Confucionista Sungkyunkwan
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

Sair da versão mobile