Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Esporte

Quantas medalhas a Coreia do Sul já ganhou nas Olimpíadas de Verão?

As Olimpíadas são alguns dos eventos esportivos mais famosos do mundo. Um período de pouco mais de duas semanas que coloca milhões de fãs de esportes de olho em atletas dos mais variados lugares, estilos e habilidades em busca de uma medalha. Claro que grudamos o olho na tela sempre que um brasileiro está em ação, mas com mais de 10 mil atletas de 200 nações participantes em jogo, você pode muito bem estar se perguntando como outros se saem nos jogos, como a Coreia do Sul.

A Coreia do Sul já é um país tradicional nas Olimpíadas, especialmente nos Jogos de Verão. O time pode não ser robusto como o de países mais populosos como Estados Unidos e China, mas há décadas que sempre voltam com medalhas no pescoço. Em alguns casos ganharam até fama como os melhores do mundo, com bons resultados geração após geração. Vem com a KoreaIN ver um pouco da história da Coreia do Sul nas Olimpíadas e descubra quantas medalhas os sul-coreanos já conquistaram nos Jogos Olímpicos.

Leia também:
“Fighting (ft. Lee Young Ji)” do BSS (SEVENTEEN) será a faixa oficial da torcida para a equipe sul-coreana nas Olimpíadas de Paris 2024


Quantas medalhas a Coreia do Sul já ganhou nas Olimpíadas de Verão

A primeira Olimpíada de Verão que a Coreia do Sul participou como seleção reconhecida foi em 1948, no mesmo ano em que o país foi estabelecido oficialmente após a divisão da península coreana. Desde então, o país participou de todas as edições dos Jogos de Verão, com exceção das Olimpíadas de Moscou 1980 que eles boicotaram por ser na União Soviética.

Assim, desde 1948 até as Olimpíadas de Japão 2020, as últimas completas, foram 18 edições com presença sul-coreana. Em todos esses anos, o país conquistou ao todo 288 medalhas, sendo 96 ouros, 91 pratas e 101 bronzes. Em média, dá para dizer que a Coreia do Sul tem cerca de 16 medalhas por edição dos Jogos.

Essa quantidade de vitórias ao longo de mais de 70 anos coloca a Coreia do Sul em 15º entre os países atuais com mais ouros, critério usado nos quadros de medalha. Lembrando que ao todo atualmente são 206 nações competindo nos Jogos e o líder no ranking é os Estados Unidos da América, com 1061 medalhas de ouro e 2629 medalhas ao todo. O Brasil está em 33º lugar, com 37 ouros e 150 medalhas ao todo.

A campanha de maior sucesso da Coreia do Sul nos Jogos Olímpicos depende do critério. Em questão de número total de medalhas, o recorde é de 33 ao todo em uma única edição, com 12 ouros, 10 pratas e 11 bronzes, que o país conquistou quando competiu em casa, nas Olimpíadas de Seul 1988. Mas quando consideramos a quantidade de medalhas de ouro, como os rankings olímpicos são classificados, a melhor edição foi Pequim 2008, com 13 ouros, 11 pratas e 8 bronzes, e 32 medalhas ao todo. Os Jogos seguintes, Londres 2012, também renderam 13 ouros, mas com 9 pratas e 9 bronzes foram 31 medalhas no total.

Para contabilizar melhor a quantidade de medalhas, já que as Olimpíadas de Paris 2024 ainda estavam em andamento no momento de escrita deste texto, elas não entraram nesta conta. Nesta edição são 142 atletas sul-coreanos competindo em 24 modalidades. E a Coreia do Sul encerrou sua participação (em 11 de agosto de 2024) com 32 medalhas, sendo 13 de ouro, 9 de prata e 10 de bronze, terminando em 8º lugar no quadro de medalhas.


Esporte com mais medalhas para a Coreia do Sul

A Coreia do Sul, assim como qualquer país, tem modalidades em que se sai melhor e conquista mais vitórias. A modalidade que deu mais ouros para o país é o tiro com arco, com 27 ouros, além de 9 pratas e 7 bronzes, ou seja, 43 medalhas ao todo. Logo depois tem o taekwondo, modalidade que nasceu na Coreia e já rendeu 12 ouros, 3 pratas e 7 bronzes, ou 22 medalhas ao todo. Além de serem os melhores esportes da Coreia do Sul, com essas condecorações os sul-coreanos também são líderes mundiais das modalidades de tiro com arco e taekwondo entre todas as edições.

Apesar disso, o esporte que trouxe mais medalhas para a Coreia do Sul até então é o judô, com 46 ao todo, só que com 11 de ouro, 11 de prata e 18 de bronze. Vale lembrar também que o judô tem 15 competições com chances de medalha durante as Olimpíadas, enquanto no tiro com arco são apenas 5 por edição e no taekwondo são 8 eventos.

Curiosamente, o esporte que rendeu as primeiras medalhas para a Coreia do Sul não foi nenhum desses. O país ganhou as primeiras medalhas nas primeiras Olimpíadas participadas, em 1948, no boxe, com um bronze com Han Su An, e no levantamento de peso, com outro bronze com Kim Seong Jip.


Os atletas sul-coreanos com mais medalhas em Olimpíadas

A primeira pessoa que conquistou mais medalhas para a Coreia do Sul foi a lendária Kim Soo Nyung. Ela representou o país no tiro com arco em três anos, 1988, 1992 e 2000. E levou medalha em todas as provas que fez, uma individual e uma em equipe por edição. Ou seja, ao todo foram 6 pódios, com vitórias por equipe em todas as três e também ouro na estreia individual em 1988 com apenas 17 anos, depois prata em 1992 e bronze em 2000. Posteriormente, ela chegou a ser eleita a arqueira do século 20 pela federação internacional.

Alguns anos depois, Jin Jong Oh igualou o recorde de 6 medalhas. O atleta de tiro esportivo competiu em 2004, 2008, 2012 e 2016 em duas modalidades. Ele foi ouro também quatro vezes com a pistola 50m em 2008, 2012 e 2016, além de ter sido bicampeão em Londres com ouro também na pistola de ar 10m em 2012. Em Atenas 2004, ele levou prata na pistola 50m e, em Pequim 2008, prata na pistola de ar 10m.


Um pouco de história: a Coreia nas Olimpíadas antes da divisão

As primeiras Olimpíadas da Coreia do Sul foram em 1948, mas não foi a primeira vez que coreanos disputaram medalhas nos Jogos. Na verdade, os coreanos já estiveram nas Olimpíadas antes, mas eles não competiam por um país próprio, já que estavam em plena ocupação japonesa. Foi assim durante anos e por isso, entre as Olimpíadas de 1932 e 1936, eles competiram como parte do time do Japão até a conquista da independência nos anos 1940.

Mas, durante esse período, os primeiros coreanos etnicamente, ou seja, que nasceram na península, apesar da complicada situação da região, já tinham ganhado medalhas. Em 1936, Sohn Kee Chung e Nam Sung Yong ganharam ouro e bronze, respectivamente, na maratona masculina. Mas, como o time e o país eram parte do Japão na época, essas medalhas foram contabilizadas para o Japão.

Com o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, a península coreana conquistou independência do Japão, mas entrou em outro conflito com a eventual divisão das regiões comandadas pelos Estados Unidos e pela então União Soviética e Guerra da Coreia nos anos 1950. Mas isso não impediu o país de manter a tradição nos jogos. O Comitê Olímpico Nacional da nova Coreia do Sul foi reconhecido internacionalmente em 1946, anos antes do estabelecimento oficial do próprio país em 1948, mesmo ano das primeiras Olimpíadas em que participaram.


Medalhas da Coreia do Norte nas Olimpíadas de Verão

A história da Coreia do Norte e da Coreia do Sul até a divisão é a mesma, inclusive o estabelecimento como nação em 1948. Mas, após os anos 1950, elas começaram a diferir. Após a participação de coreanos como parte do time japonês, a Coreia do Norte passou a participar dos Jogos em 1972, em Munique. Depois disso, chegaram a fica de fora de algumas edições, Los Angeles 1984, Seul 1988 e Tóquio 2020.

Nas 10 edições dos Jogos de Verão que a Coreia do Norte participou até 2024, sem contar Paris, o país conseguiu 16 ouros, 16 pratas e 23 bronzes, 55 medalhas no total. A melhor campanha foi em Barcelona 1992,, com 4 ouros e 5 bronzes. E a modalidade que garantiu mais medalhas foi o levantamento de peso, com 5 ouros, 8 pratas e 5 bronzes ao longo dos anos.

Leia também:
Atletas da Coreia do Sul e Coreia do Norte se cumprimentam nas Olimpíadas


Coreia do Sul nos Jogos Olímpicos de Inverno

No Brasil estamos pouco acostumados a celebrar os Jogos Olímpicos de Inverno tanto quanto os Jogos de Verão pelas questões climáticas naturais dos esportes. Mas, para a Coreia do Sul, as Olimpíadas de Inverno são muito bem aproveitadas. O país também compete nos Jogos de Inverno desde 1948, em Saint Moritz, na Suíça, ficando de fora apenas da edição de Oslo 1952, na Noruega.

Nos primeiros anos eles foram com poucos atletas e voltaram sem medalhas, até que nas Olimpíadas de Inverno de 1992 em Albertville conseguiram 4, uma prata em patinação de velocidade e 2 ouros e 1 bronze em patinação de velocidade em pista curta. Esse foi apenas o início da hegemonia da Coreia do Sul na modalidade. Só em patinação de velocidade em pista curta a Coreia do Sul tem ao todo 53 medalhas, sendo metade de ouro, e é o líder no esporte.

Em todas as edições e modalidades até os Jogos de Inverno de Beijing 2022, a Coreia do Sul conseguiu 33 ouros, 30 pratas e 16 bronzes, 79 medalhas ao todo, também em 15º do ranking. O maior número de ouros de uma vez, 6, veio em Turin 2006 e Vancouver 2010, e o maior número total de medalhas, 17, foi em “casa”, em Pyeongchang 2018.

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Pexels – DS Stories e Wwarby
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile