Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Yoo Ah In é condenado a um ano de prisão por uso ilegal de propofol

Nesta terça-feira (3), a 25ª Divisão Criminal do Tribunal Distrital Central de Seul condenou Yoo Ah In a um ano de prisão e multou-o em 2 milhões de won (cerca de R$ 8427,60) por uso ilegal de propofol.

Yoo também foi ordenado a pagar uma multa de 1,5 milhão de won (R$ 6320,70) e completar um programa de reabilitação de drogas de 80 horas. Os promotores inicialmente buscaram uma pena de prisão de quatro anos.

Uhm Hong-sik, conhecido pelo nome artístico Yoo Ah In, foi acusado de usar o anestésico em 181 ocasiões entre 2020 e 2022 e violar a Lei de Controle de Narcóticos do país.

O Tribunal Distrital Central de Seul decidiu que Yoo havia usado propofol sob o pretexto de passar por procedimentos estéticos em clínicas profissionais. Ele foi imediatamente levado sob custódia após o tribunal considerá-lo culpado de uso habitual do agente anestésico intravenoso e de fumar maconha. O tribunal disse que a dependência do réu em substâncias ilegais é séria e o risco de reincidência não é baixo.

Suas acusações incluíam comprar ilegalmente mais de 1.100 pílulas para dormir de dois tipos sob um nome diferente em 44 ocasiões de maio de 2021 a agosto do ano passado, bem como fumar maconha nos Estados Unidos com quatro pessoas, incluindo um homem chamado Choi. Yoo foi considerado culpado de ambas as acusações.

Choi, o conhecido de Yoo que foi indiciado por usar maconha com ele, foi condenado a oito meses de prisão, com sua sentença adiada por dois anos.

Yoo também enfrentou acusações de que ele e Choi persuadiram e intimidaram um cúmplice, um YouTuber de sobrenome Yang, a deixar a Coreia e reverter sua declaração, e que ele também ensinou outro cúmplice a destruir evidências.

Em uma audiência anterior, Yoo expressou profundo remorso por seus atos: “Seja qual for o resultado [da decisão], retribuirei aqueles que cuidaram de mim me tornando muito mais saudável e honesto e vivendo minha vida como alguém que pode contribuir para a sociedade”.

Atualização em 29/10/2024

O ator sul-coreano Yoo Ah In apelou de sua condenação a um ano de prisão pelo uso contínuo de drogas ilegais. A equipe jurídica de Yoo argumenta que ele não infringiu a lei de forma maliciosa e que a sentença é excessiva, considerando as circunstâncias.

Durante a audiência de apelação, o advogado de Yoo declarou que ele não abusou de brechas legais intencionalmente. A defesa afirma que o ator desenvolveu uma dependência devido a dificuldades emocionais e físicas e que, antes da investigação, ele procurou ajuda psiquiátrica para tentar reduzir seu vício e controlar distúrbios do sono.

Yoo esteve presente na audiência no Tribunal Superior de Seul, mas preferiu não fazer declarações adicionais. A defesa ressalta que ele já havia demonstrado progresso ao reduzir o uso de substâncias anestésicas.

Os promotores solicitaram mandados de prisão para Yoo em maio e setembro do ano passado, mas ambos foram negados pelo tribunal, permitindo que ele respondesse ao julgamento em liberdade. Uma nova audiência foi marcada para 19 de novembro, onde serão apresentados argumentos adicionais.

Fonte: (1), (2), (3), (4)
Imagem: News1
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

Sair da versão mobile