Na manhã desta quinta-feira (10), a Academia Sueca, em Estocolmo, anunciou que a autora sul-coreana Han Kang é a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2024. Segunda a premiação, ela foi escolhida “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
Anders Olsson, presidente do Comitê do Nobel, ressaltou:
O trabalho de Han Kang é caracterizado por uma dupla exposição de dor, uma correspondência entre tormento mental e físico com conexões próximas ao pensamento oriental.
Em sua obra, Han Kang confronta traumas históricos e conjuntos invisíveis de regras e, em cada uma de suas obras, expõe a fragilidade da vida humana. Ela tem uma consciência única das conexões entre corpo e alma, os vivos e os mortos, e em seu estilo poético e experimental tornou-se uma inovadora na prosa contemporânea.
O prêmio é mais uma consagração para a autora, que teve reconhecimento internacional ao ser premiada com o International Booker Prize em 2016 com A Vegetariana. Aqui no Brasil já foram publicados três obras da editora:
- A Vegetariana, traduzido por Jae Hyung Woo;
- Atos humanos, traduzido por Ji Yun Kim;
- O livro branco, traduzido por Natália T. M. Okabayashi.
Há a previsão de que um novo livro dela, 작별하지 않는다 /I do not bid farewell, será publicado em 2025 aqui no Brasil.
Han Kang é a primeira escritora sul-coreana a vencer o Nobel de Literatura, e a segunda sul-coreana a receber um Nobel (ex-presidente Kim Dae-jung recebeu o Nobel da Paz em 2000).
Fonte: (1)
Imagem: Murdo Macleod (The Guardian)
Não retirar sem os devidos créditos.