Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-drama TV/Streaming

[LISTA] Conheça seis K-dramas com “mães tigres”

As “mães tigres” são mulheres que cresceram em sociedades com influência confucionista, que diz que ser uma boa mãe e uma boa esposa é o seu único papel. Mesmo que atualmente o Confucionismo não seja predominante, a cultura confucionista ainda está enraizada no dia a dia de países como Coreia do Sul e China. As “mães tigres” atuais não só pressionam seus filhos a alcançarem excelência acadêmica, mas também monitoram de perto suas rotinas diárias, escolhendo cuidadosamente as atividades extracurriculares que possam resultar em prêmios ou reconhecimento. Elas acreditam ter o direito de exigir notas impecáveis e confiam plenamente em seu julgamento sobre o que é melhor para os filhos, adotando uma abordagem rígida e disciplinada na criação. 

Algumas pessoas consideram as “mães tigres” um dos principais motivos para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento de países asiáticos, enquanto outras apontam que essas mães são o motivo de estresse e suicídio entre jovens. Outros veem as “mães tigres” como uma situação de causa e consequência: a repressão nas mulheres gera tal rigidez com os filhos, também reprimindo-os.

Leia também: Conheça as “mães tigres” e sua forma rígida de criar filhos

Muitos K-dramas gostam de retratar a dinâmica de disputa entre “mães tigres” principalmente em famílias mais ricas. Narrativas com este tema geralmente tendem para o drama, com cenas de brigas e disputas entre famílias. O objetivo é criticar tal dinâmica familiar, na qual os filhos nunca se sentem bons o suficiente para suas mães.

Conheça alguns desses K-dramas abaixo.

Sky Castle (2019)

O condomínio luxuoso Sky Castle contém famílias de elite cujo sucesso dos filhos é tudo o que importa. A série testa os limites de até onde os pais estão dispostos a ir para que seus filhos sejam o número 1. As principais mulheres da série são mães-tigres. Elas são responsáveis por cuidar dos estudos dos filhos. 

Clube das Mães (2022)

O K-drama gira em torno de cinco mães em uma comunidade elitista e competitiva, cujos filhos estudam na mesma escola particular. Elas navegam entre a amizade e a rivalidade. É uma dinâmica parecida com Sky Castle, mas um pouco mais leve.

Intensivão do Amor (2023)

A sobrinha da protagonista — sua filha de criação — está no Ensino Médio e sofre com a competitividade para entrar numa faculdade. As mães dos filhos mais ricos de sua escola conseguem o privilégio de pagar os melhores professores e aulas particulares para os seus filhos. Assim como em Sky Castle, o espectador vê estudantes a ponto de colapsar devido às restrições impostas.

Twinkling Watermelon (2023)

Eun Gyeol volta no tempo para 1995, lá encontra seu pai Ha Yi Chan e descobre que ele tem uma queda por uma violoncelista que não é sua mãe, Cheong Ah, que foi forçada a praticar excessivamente violino mesmo depois do suicídio de sua amiga. Em uma tentativa de consertar as coisas, Eun Gyeol se junta a uma banda liderada por seu futuro pai.

Reply 1988 (2015)

O K-drama é focado nas famílias que viviam em uma rua durante as décadas de 1980 e 1990 na Coreia do Sul. O foco é o dia a dia das famílias, dos mais novos aos mais velhos. Este K-drama é alto astral e divertido. As “mães tigres” são retratadas de forma positiva, como mães que apenas querem o melhor para os seus filhos.

The Good Bad Mother (2023)

Este K-drama conta a história de Jin Young-soon, uma mãe solo que vive na fazenda e cujo sonho era se tornar promotora. Ela força o filho a alcançar seu sonho, se tornando uma mãe tigre extremamente rígida. Ele se torna promotor, mas se afasta da mãe. Quando um acidente o deixa com o estado mental de uma criança, a mãe tem que cuidar dele. Isso os leva a uma jornada de reconciliação e entendimento.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: tvN,
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Sair da versão mobile