Nesta semana, em 28 de novembro, Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein realizaram uma coletiva de imprensa de emergência e anunciaram a rescisão de seus contratos à meia-noite de 29 de novembro devido à quebra de contrato e falha na retificação da ADOR. O anúncio vem ao final dos 14 dias previstos na certificação de conteúdo enviada pelo grupo para a ADOR no começo do mês.
Na certificação de conteúdo, o NewJeans exigiu que a agência retificasse todas as violações significativas dos contratos exclusivos e avisou que rescindiria seus contratos exclusivos se as demandas não fossem aceitas.
O que é uma certificação de conteúdo
A certificação de conteúdo é um documento que comumente é usado para reivindicações por danos, notificação de rescisão de contrato, etc. Nela são documentados os ganhos, perdas e mudanças em reivindicações e questões de desempenho relacionadas a dívidas ou contratos entre indivíduos e empresas.
Este tipo de documento é certificado pelos correios com uma cópia autenticada preparada pelo remetente, confirmando que o remetente enviou um documento.
A certificação de conteúdo do NewJeans
Em 13 de novembro, o NewJeans enviou uma certificação de conteúdo para a ADOR e, em 29 de novembro, após anunciar em sua coletiva de imprensa que tornaria o documento totalmente público, o representante de mídia do grupo divulgou a resposta completa da agência ao documento.
O documento possui 26 páginas e contém as respostas da ADOR às demandas do NewJeans. Confira a seguir alguns dos pontos levantados pelo grupo na certificação de conteúdo (em negrito) e as respectivas respostas resumidas da agência (em itálico).
Identificar e tomar medidas contra a pessoa que decidiu e instruiu a “abandonar a NewJeans”.
A declaração “abandonar New” foi feita para sugerir que o LE SSERAFIM deveria estabelecer seu próprio reino único em vez de ser agrupado com NewJeans e IVE, não para abandonar o NewJeans.
Um pedido de desculpas oficial do gerente da BELIFT LAB que fez comentários envolvendo Hanni, dizendo “Ignore-a”.
A ADOR solicitou uma reunião com o gerente acusado de dizer “Ignore-a”, mas a BELIFT LAB recusou.
Medidas sobre comentários inapropriados feitos por um membro da equipe de RP da HYBE.
A ADOR pediu ao COO da HYBE para verificar os fatos e evitar recorrência em relação aos comentários do membro da equipe de RP.
Exclusão de vídeos e fotos do NewJeans usados sem consentimento.
A ADOR está fazendo o melhor para resolver o problema de fotos e vídeos não autorizados, embora eles não tenham sido os que os distribuíram.
Avaliar e abordar os danos sofridos pela NewJeans devido ao “push out de álbuns”.
Não houve “push out de álbuns”.
Resolver a disputa com o diretor Shin Woo Seok da Dolphiners Films e a questão do desaparecimento de projetos existentes.
O único vídeo que a ADOR levantou um problema com o diretor Shin Woo Seok foi o “ETA Director’s Cut”.
Preservar a identidade e as obras únicas do NewJeans.
A ADOR apoiou a renomeação de Min Hee Jin como diretora interna para preservar a identidade do NewJeans e garantir suas atividades.
Reintegrar o ex-CEO Min Hee Jin.
Reintegrar Min Hee Jin como CEO não é viável no momento.
Além disso, a ADOR disse estar comprometida em tomar as melhores medidas possíveis para atender às demandas do NewJeans e esperar ter um diálogo com o grupo.
No entanto, o NewJeans descartou a resposta da ADOR como “insincera e performática” e declarou que não tem intenção de se reunir com a ADOR no futuro e que pretende buscar atividades independentes daqui para frente.
Declaração pós-coletiva de impresa
Ainsa em 29 de novembro, as cinco integrantes do NewJeans divulgaram uma nova declaração sobre o término de seus contratos.
Confira a tradução a seguir.
Olá, aqui são Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein.
A partir de 29 de novembro de 2024, nós cinco encerramos nosso contrato exclusivo com a ADOR e continuaremos nossas atividades de forma independente, livres da HYBE e da ADOR.
A ADOR, como agência que assinou um contrato exclusivo conosco, tem o dever de nos gerenciar diligentemente para nosso benefício. Em 13 de novembro de 2024, fizemos uma solicitação final à ADOR para retificar suas violações de dever. O período de retificação de 14 dias passou, mas a ADOR se recusou a fazer quaisquer correções, e nenhuma das questões que levantamos foi resolvida.
Nos últimos meses, fizemos várias solicitações de retificação à ADOR. No entanto, a ADOR respondeu consistentemente com evasão e desculpas. Queremos deixar claro que a comunicação genuína baseada em respeito mútuo não foi possível por causa da ADOR.
Em nossas solicitações de retificação, exigimos ações específicas da ADOR. No entanto, a ADOR não tomou nenhuma ação para retificar os problemas dentro do horário comercial, tornando fisicamente impossível resolver os problemas dentro do período de retificação restante. Portanto, a alegação da ADOR de que não esperamos por sua resposta antes de realizar uma coletiva de imprensa ontem não passa de um jogo de palavras.
Estamos notificando a ADOR sobre a rescisão do nosso contrato devido à violação de obrigações contratuais e à falha em retificar os problemas dentro do período de retificação. Este aviso de rescisão está de acordo com nosso contrato exclusivo, e todas nós cinco assinamos o documento de rescisão. O aviso entra em vigor imediatamente após sua entrega à ADOR em 29 de novembro de 2024. A partir desse momento, o contrato exclusivo é nulo e inválido. Portanto, não há necessidade de entrar com um pedido de liminar para rescindir o contrato, e estamos livres para continuar nossas atividades a partir de 29 de novembro de 2024.
Além disso, cumprimos fielmente nossas obrigações contratuais como artistas da ADOR. A rescisão do contrato é devida exclusivamente à violação de dever da ADOR, e não somos responsáveis por nenhuma penalidade.
Não desejamos que ninguém seja prejudicado pela rescisão do nosso contrato. Cumpriremos diligentemente todas as obrigações contratuais feitas entre a ADOR e outras partes antes da rescisão do nosso contrato.
Nossa decisão foi tomada após longa e cuidadosa consideração. Não podemos mais permanecer com a ADOR, que falha em cumprir seu dever básico de proteger seus artistas, e manter o contrato só nos causaria grave sofrimento mental. Assim, concluímos que devemos deixar a ADOR. Além disso, fomos feridas e chocadas por inúmeros jocom base em informações falsas. Esperamos que tais situações não ocorram após o término do nosso contrato.
Continuaremos a fazer o nosso melhor para trazer a vocês ótima música. Ficaremos gratas se vocês apoiarem e cuidarem dos próximos dias para nós cinco.
Leia também: NewJeans fala sobre a situação com HYBE e ADOR em live deletada
Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: ADOR
Não retirar sem os devidos créditos.