Webtoons são um fenômeno, isto é fato, visto que diversas adaptações para K-dramas têm surgido com frequência. Antigamente, o número de adaptações se limitava a duas ou três por ano, mas hoje esse número aumentou e há casos em que são lançadas duas ou três em um mesmo semestre, deixando o ano repleto de adaptações aclamadas.
Mas nem sempre a história na tela da TV agrada os leitores, afinal, os públicos são diferentes, e esta separação entre leitores e espectadores traz sempre a reflexão: será que vale mesmo a pena ler o webtoon? Ou ao contrário: será que vale mesmo a pena assistir a adaptação?
Pensando nesta discussão que surge entre fóruns e tags nas redes sociais, a KoreaIN reuniu uma lista dos K-dramas que foram adaptados de webtoons e que são bem fiéis ao enredo e capítulos.
My Roommate is a Gumiho
Lançamento de 2021, My Roommate is a Gumiho fez enorme sucesso entre os fãs das séries de fantasia e romance. Ler o webtoon é como assistir ao K-drama — ou assistir ao K-drama é como ler o webtoon — e a ordem não altera a experiência, seja do leitor ou do fã de K-drama. A história é sobre a estudante Lee Dam (vivida por Lee Hyeri) que se “choca” com Jang Ki-Yong (vivido por Lee Dam), um Gumiho (raposa de nove caudas) disfarçado de humano, e no impacto acaba engolindo a “orbe de raposa”, que estava quase completa para quebrar a maldição de viver como um ser imortal para sempre. Os dois decidem morar juntos até encontrar uma solução e recuperar a orbe.
Onde assistir: Viki
Onde ler: Webtoon
Sweet Home
A adaptação de Sweet Home fez sucesso em seu lançamento na plataforma de streaming Netflix. Trazendo Song Kang no papel de protagonista, a história narra o monstruoso fim da humanidade, onde um vírus ataca pessoas comuns, transformando-as em monstros sedentos por sangue humano. Com direito a muitos efeitos gráficos, e adaptações fiéis dos monstros do webtoon, Sweet Home entregou tudo o que os fãs dos quadrinhos desejavam.
Onde assistir: Netflix (temporadas 1, 2 e 3)
Onde ler: Webtoon
Mystic pop-up bar
Também adaptado pela Netflix, Mystic Pop-up Bar é uma história fantasiosa, porém, com situações e reflexões atreladas ao mundo real. Mystic Pop-up Bar é sobre um estranho Pojangmacha (포장 마차, carroça com barraca ou bar de rua) que aparece tarde da noite. A dona do bar, Wol-joo (interpretada por Hwang Jung-eum), pode entrar nos sonhos das pessoas e aliviar sua dor de profundo ressentimento ou tristeza. Outros dois personagens principais são vividos pelo ator e idol Sungjae (BTOB) e o ator Choi Won-young (My Dangerous Wife).
Onde assistir: Netflix
Onde ler: Tapas (neste momento, indisponível para o Brasil)
Yumi’s Cells
Yumi’s Cell fez um enorme sucesso por se manter fiel ao webtoon. Um fator especial, que deixou muita gente contente ao assistir a adaptação, foi perceber que Woogi (interpretado por MinHo do SHINee), um dos personagens secundários, não teve sua sexualidade alterada para a TV, sendo mantido como um personagem homossexual, assim como no webtoon. Yumi’s Cells acompanha o dia a dia de Yumi (Kim GoEun), e como suas células se comportam dentro dela (do amor, tristeza, alegria e muitos outros sentimentos). Na primeira temporada, ao lado da protagonista está o personagem Ku Woong, vivido por Ahn Bo Hyun, na segunda temporada, Yumi é acompanhada por Bobby Yoo (Park Jin Young).
Onde assistir: Viki (temporadas 1 e 2)
Onde ler: Webtoon
Leia também: TVING confirma retorno de Kim Go Eun e previsão para nova temporada de “Yumi’s Cells”
Strangers from hell
Ainda mais assustador do que o drama, Stangers From Hell é uma adaptação aplaudida pelos leitores. O thriller conta a história de Yoon Jong-u, um aspirante a escritor que não consegue um apartamento bacana para viver, e precisa mudar para um prédio deteriorado, cheio de vizinhos com comportamentos suspeitos que o assustam. Apesar de não ser original da Netflix, o drama está disponível na plataforma. No elenco principal estão dois artistas de sucesso: Im Si-wan, como Jong-u, e Lee Dong-wook, como o vizinho Seo Moon-jo.
Onde assistir: Prime Video
Onder ler: Webtoon
Imagem: TVING, CJ ENM, jTBC
Não retirar sem os devidos créditos.
