Todo dia é dia das garotas, principalmente quando se trata de Girl’s Day. Ao longo dos anos, Sojin, Yura, Minah e Hyeri mostraram com maestria lados, histórias e sentimentos diferentes através de suas músicas. Se no começo iam para um caminho de garotas animadas e fofas, depois de um tempo começaram a explorar o lado mais sexy para então amadurecerem a própria identidade, mostrando que esses caminhos podem coexistir. Para relembrar e celebrar esta data, confira a trajetória de 15 anos do debut do Girl’s Day, os hits e os feitos ao longo da carreira e onde as integrantes estão agora.
O debut em 2010, a “festa das garotas” e as mudanças de formação no início da carreira
Em 7 de julho de 2010, a empresa novada Dream T Entertainment debutou o Girl’s Day como as primeiras artistas da gravadora. Na época, o grupo tinha uma formação diferente da que a maioria das pessoas conhecem do grupo, com as 5 integrantes: Jihae, Jisun, Jiin, Sojin e Minah.
Elas debutaram com o EP Girl’s Day Party #1, o primeiro da série de lançamentos do debut com um tema mais “festivo”, com a música principal “Tilt my head”. A música e o MV tinham tudo de direito de um girlgroup da segunda geração, com roupas coloridas cheias de padrões, MV com fundo simples e vozes com efeitos robotizados.
Alguns dias depois elas já lançaram outra música, “How About Me”, em forma de single digital. E dois meses após o debut, o grupo passou pela sua principal mudança de formação com a saída de Jisun e Jiin e entrada de Yuna e Hyeri no lugar delas. Com a nova formação do quinteto o grupo voltou com o segundo capítulo da festa, o single digital Girl’s Day Party #2 e a música “Nothing Lasts Forever”. Apesar de ainda ser uma música animada, desta vez já trouxeram um lado mais sóbrio e maduro e mostraram o poder dos vocais com mais intensidade.
O aumento do brilho com o primeiro grande sucesso
Em março de 2011, o terceiro comeback com Girl’s Day Party #3 foi marcado com o primeiro sucesso do grupo através de “Twinkle Twinkle”. A música, com conceito mais fofo e divertido, um MV com uma história engraçada cheia de expressões faciais e uma dança cativante, foi um sucesso comercial especialmente na Coreia do Sul, alcançando o 4º lugar no ranking mensal da Melon. Só o single de “Twinkle Twinkle” vendeu 2 milhões de cópias no país.
Elas continuaram com a energia lá no alto ao longo de 2011 com lançamento de vários singles energéticos, como “Hug Me Once”, que saiu com o lançamento do álbum Everyday, e “Don’t Flirt”, que entrou no mini álbum Everyday II em abril de 2012. Este mesmo álbum também teve uma nova música como faixa-título, “Oh! My God”, que funciona como uma sequência de “Twinkle Twinkle“, além da música secundária “Telepathy”, escrita e produzida pela Sojin.
Alguns meses depois, e se preparando para o novo comeback, a Dream T Entertainment anunciou a saída de Jihae por motivos pessoais. Desta vez sem substituições, o Girl’s Day então passou a ter a formação do quarteto pelo qual é conhecido até hoje. A mudança já afetou o segundo lançamento de 2012, o single digital Girl’s Day Party #5 com a música emotiva “Don’t Forget Me”.
A virada de expectativas com poder feminino e reconhecimento global
Se “Twinkle Twinkle” foi a música que fez o Girl’s Day começar a ser conhecido na Coreia do Sul e na Ásia em geral, “Expectation” colocou o grupo no mapa dos k-poppers globalmente. A música fez parte do álbum com o mesmo nome e trouxe um conceito ainda não explorado pelo grupo, mais sensual e maduro agora que as integrantes tinham entre 19 e 27 anos.
Foi a primeira música do grupo a entrar no ranking de vendas digitais mundiais em 15º lugar, além de receber inúmeras indicações de música do ano e um prêmio no Gaon Chart Music Awards por passar mais de 15 dias no top 50.
Elas continuaram a onda de poder feminino com “Female President”, uma música animada com o estilo Girl’s Day de ser, lançada no repackage de Expectation. Outro sucesso dentro e fora da Coreia do Sul, a música foi eleita uma das melhores músicas de K-pop de 2013 pela Billboard. No resto de 2013 elas lançaram outras músicas fora de álbum, como o especial de verão “Please Tell Me” e a música escrita por Sojin, “Let’s Go”.
A solidificação da carreira e dos conceitos do grupo
O ano de 2014 foi recheado de mais hits do Girl’s Day, que consolidaram o grupo e agradam fãs de todos os estilos que elas se tornaram conhecidas. Em janeiro elas lançaram o terceiro EP Everyday 3 e a música “Something”. A música sensual, mas madura, com uma dança memorável que ficou conhecida por vários covers entre idols, foi um marco na carreira do grupo.
“Something” se tornou uma das suas músicas mais populares e rendeu cinco vitórias em programas musicais, um 2º lugar na Billboard Korea e no Gaon Digital Chart (a melhor posição do grupo até então) e um top 10 no ranking global. Na época de premiações, ainda recebeu prêmio de melhor performance de dança por um grupo feminino no MAMA, música do ano de janeiro no Gaon e bonsangs no Golden Disk Awards e no Seoul Music Awards.
Por outro lado, em julho elas foram para um caminho quase oposto e voltando para as raízes mais animadas do Girl’s Day com “Darling” do EP Everyday 4. E, provando que ainda conseguiam sucesso com este conceito, a música alcançou o 1º lugar no ranking da Gaon e o álbum também foi o mais vendido delas.
Mudando de clima ainda em outubro daquele ano, elas ainda lançaram a música e o EP I Miss You, uma faixa mais lenta e sentimental que complementou o alcance e a versatilidade do grupo. Todas as músicas que o grupo lançou em 2014 foram produzidas pelo Duble Sidekick, uma parceria de sucesso que incluiu também “Hello Bubble”, lançamento de 2015 em parceria com uma marca de produto de cabelo que ainda foi sucesso comercial.
A mistura de música animada com uma identidade mais madura seguiu no próximo lançamento do grupo em 2015, com “Ring Ma Bell”, parte do segundo álbum inteiro do grupo intitulado Love. A música alcançou um 2º lugar no ranking do Gaon e rendeu ao grupo uma nova leva de indicações nas premiações anuais.
O último lançamento do grupo, saída da Dream T e onde estão agora
Nos anos seguintes, o Girl’s Day passou por um período de hiatus, sem músicas novas, mas com foco em shows pela Ásia e atividades individuais. Até que em 2017 retornaram com Everyday 5 e a poderosíssima música “I’ll be Yours”, com um 3º lugar na Gaon e um 11º no ranking global.
A música eventualmente se tornaria a última do Girl’s Day com a Dream T Entertainment. Apesar de poucas atividades, as quatro integrantes ainda carregaram a tocha olímpica para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang, mas em 2019 seus contratos com a empresa encerraram e nenhuma delas renovou. Apesar disso, elas não indicaram o fim do Girl’s Day e sim um hiatus indefinido.
Desde então, Sojin, Yura, Minah e Hyeri têm focado nas carreiras e nos sonhos individuais, mas sempre mantendo a boa relação entre o grupo. Em especial, todas elas seguiram principalmente o caminho da atuação.
Leia também: Girl’s Day se reune para comemorar 10 anos do grupo
A maknae Hyeri começou a aparecer em dramas desde 2012 e ganhou mais popularidades após sua atuação em Reply 1988, que a levou a receber vários prêmios de atuação ao longo dos anos. Por outro lado, a líder Sojin começou mais “tímida” com pontas cá e lá, mas seguiu de vez nesse caminho após a mudança de empresa e recebeu indicação de melhor nova atriz em 2020 por The Spies Who Loved Me. Sojin também gravou algumas OSTs, inclusive para Reply 1988.
Minah se dividiu entre a carreira de cantora e de atriz. Ela fez seu debut solo em 2015 com I Am a Woman Too e teve outro lançamentos depois, mas nos últimos anos também tem aparecido mais nas telas através dos papéis em filmes, séries e dramas. Similar às colegas, Yura também encontrou sucesso na atuação ao longo dos anos, mas ela também seguiu um caminho menos comum e publicou um livro de poesias em parceria com o poeta Na Tae-joo com as ilustrações feitas por ela.
Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8)
Imagens: Dream T Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.
