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Em busca do “par perfeito”: entenda o serviço de matchmaking na Coreia do Sul

“Encontre o seu par perfeito”, esta é a frase que aparece com frequência nos sites de agências de casamento da Coreia do Sul, país em que os encontros às cegas são uma parte significativa da cultura de namoro, visto que promovem conexões sociais. Mas este não é o único motivo, a Coreia do Sul possui baixa taxa de natalidade, o que preocupa o governo, que apoia ativamente as agências de casamento e outras iniciativas para incentivar a formação de famílias.

Embora existam há décadas, as agências de casamento na Coreia do Sul ganharam força nos últimos anos, impulsionadas pela queda nas uniões formais. Segundo o Statistics Korea, a taxa passou de 5,9 por 1.000 pessoas em 2015 para 4,4 em 2024. Apesar disso, muitos sul-coreanos continuam buscando matrimônio, e as agências têm se beneficiado dessa demanda.

Ano Taxa (por 1.000 pessoas)
2015 5,9
2024 4,4

Fonte: Statistics Korea

Este cenário tem favorecido empresas especializadas no setor. Uma das mais populares, fundada em 1995, relatou ter ajudado quase 47 mil membros a se casarem até junho de 2023, com uma média de seis casamentos por dia entre 2019 e 2022.  O crescimento da receita desse setor, que aumentou 40% nos últimos 5 anos, reforça a tendência de que cada vez mais os coreanos recorrem a serviços especializados para encontrar um parceiro.

Em entrevista para o Korea JoongAng Daily, uma especialista sugeriu que as agências de casamento estão atendendo a um nicho de mercado, onde as pessoas buscam “resolver” rapidamente a questão do casamento, priorizando aspectos práticos e financeiros sobre o romance.


Como funcionam as agências de casamento na Coreia do Sul?

Conhecidas como agências de informações matrimoniais ou agências de casamento, essas instituições têm a função de conectar clientes a potenciais parceiros. Para isso, utilizam verificações de antecedentes, análise de perfis detalhados e critérios como educação, profissão e valores pessoais. Todo o processo é conduzido pelos chamados gerentes de casais, também conhecidos como “casamenteiros” ou “cupidos” profissionais.

Entre os serviços mais comuns estão:

  • Análise de perfil: avaliação minuciosa das informações fornecidas pelos clientes para garantir compatibilidade;
  • Planejamento de encontros e eventos: organização de encontros, aconselhamento para casais, viagens, reservas em restaurantes sofisticados, tratamentos de spa e até festas de apresentação;
  • Verificação documental: exigência de registros familiares e certidões para confirmar o histórico dos clientes;
  • Atendimento personalizado: serviços exclusivos para clientes de alto perfil, com foco em confidencialidade e critérios específicos, como profissão, religião, personalidade ou status financeiro.

Existem agências que atuam internacionalmente. Para estrangeiros, o primeiro contato acontece por aplicativos de mensagem, enquanto para quem mora na Coreia do Sul, o contato inicial geralmente é feito de forma presencial.

Após a seleção de perfis compatíveis, a agência organiza o primeiro encontro. Em seguida, os dois candidatos dão seu feedback ao consultor. Se não houver afinidade, a agência segue apresentando novos perfis até que se forme um relacionamento exclusivo ou até o fim do período contratado. Se o cliente iniciar um namoro sério com alguém, seja da agência ou fora dela, o perfil é colocado em pausa e o tempo de associação é congelado. Caso o relacionamento termine, o processo pode ser retomado do ponto em que parou.

No K-drama Os Casamenteiros de Joseon (2019), os casamenteiros ajudam a transformar uma jovem na parceira ideal para o rei. De forma semelhante, algumas agências podem oferecer suporte a casais já formados. No entanto, o foco principal é aproximar pessoas que buscam relacionamentos sérios e o casamento.


Agências de casamento e a idealização dos parceiros

Muitas pessoas que usam esses serviços têm expectativas elevadas ou “fichas” de requisitos ideais, ou seja, há uma idealização de como seria o parceiro ideal e as agências de casamento alimentam esses anseios. 

Um relatório de resultados da Pesquisa de Atitudes e Valores Coreanos de 2022 divulgado pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo sul-coreano mostrou que, em geral, a personalidade é o critério que mais pesa para os coreanos quando escolhem um cônjuge, seguido por ocupação, poder financeiro e ambiente familiar. 

Segundo o jornal The Straits Times, jovens sul-coreanos têm se mostrado mais cautelosos e calculistas na busca por um parceiro. Alguns dizem que preferem esperar por alguém que atenda aos seus critérios em vez de se comprometer com alguém que não pareça “suficientemente ideal” aos seus olhos. Por outro lado, há relatos de que após experiências de vida muitos ajustam suas expectativas, priorizando a afinidade e a estabilidade.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: Istock
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  • Raquel Athaide

    Sou jornalista apaixonada por escrever sobre gastronomia, turismo, música e cultura.

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