Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-drama TV/Streaming

[LISTA] Sete roteiristas de K-drama que você precisa conhecer

Quando assistimos um k-drama é normal ficarmos encantados pelos personagens e pelos atores que transformam eles em realidades. Mas você já parou para pensar quem cria esses personagens e histórias que amamos tanto? Hoje na KoreaIN você vai conhecer alguns dos roteiristas de k-dramas com obras famosas que você provavelmente já viu e ama. Confira!


Kim Eun-sook

Kim Eun-sook começou a carreira em 2003 e já em 2004 escreveu um de seus primeiros grandes sucessos, Lovers in Paris. Uma verdadeira criadora de tendências logo cedo, Lovers in Paris começou a tendência de K-dramas com cenas filmadas no exterior e rendeu a ela prêmios como de melhor roteiro. Em 2008, escreveu um dos maiores K-dramas da sua carreira, Secret Garden, que logo se tornou um clássico de histórias de troca de corpo com vários prêmios de melhor drama.

Ela também é responsável pela criação de uma sequência de K-dramas de grande sucesso com recorde de audiência: Os Herdeiros, Descendentes do Sol, Goblin e Mr. Sunshine. Seus trabalhos mais recentes foram feitos para a Netflix para alcançar um público ainda maior: A Lição (The Glory) e Gênio dos Desejos.


Park Ji-eun

Park Ji-eun começou escrevendo roteiros para programas de talk show e de variedades em 1997, mas só começou a trabalhar com obras de ficção dez anos depois, com o filme para TV Love Isn’t Stop. Seu primeiro roteiro de K-drama foi Queen of Housewives em 2009, que iniciou uma longa parceria com a atriz Kim Nam-joo e rendeu a ela o prêmio de roteirista do ano na MBC Drama Awards.

A roteirista ficou particularmente conhecida por criar histórias sobre mulheres nos seus 30 a 40 anos e utilizar diálogos realistas e interessantes, como no grande sucesso My Husband Got a Family, de 2012. Ela também criou My Love from the Star, tão famoso que tornou o frango frito coreano ainda mais popular na época, especialmente na China. Porém, alguns dos seus maiores sucessos são ainda mais recentes, já que ela foi responsável por Pousando no Amor e, mais recentemente, Rainha das Lágrimas.


Noh Hee-kyung

Noh Hee-kyung começou como escritora de dramas após vencer um concurso em 1995 e ganhou sucesso imediato com seu primeiro trabalho, The Most Beautiful Goodbye in the World, de 1996. O drama familiar emocionante é uma homenagem à própria mãe que morreu dois anos antes de ela escrever a obra. O sucesso foi tão grande que Noh adaptou a história para livro e então para peça de teatro. A história também ganhou uma versão em filme em 2011, chamado The Last Blossom, e um remake com o mesmo nome original em 2017.

Ao longo dos anos, Noh Hee-kyung continuou criando K-dramas com histórias tocantes que falam sobre temas delicados e reais, como More Beautiful Than a Flower, de 2004, sobre uma mãe que foi diagnosticada com demência e Padam Padam (2011), sobre um homem que saiu da prisão após 16 anos por um crime que não cometeu. Por causa de Está tudo bem, Isso é amor (2014), que ela criou sobre o relacionamento de um escritor com TOC e uma psiquiatra, surgiu uma trend de K-dramas sobre saúde mental. Mais recentemente ela criou Amor e Outros Dramas, sobre os altos e baixos da vida de pessoas na paradisíaca Jeju.


Lee Woo-jung

Assim como muitas outras roteiristas de K-dramas, Lee Woo-jung começou trabalhando com programas de variedade e reality shows, inclusive no Music Bank do início dos anos 2000. Ela ganhou popularidade neste segmento, com programas como Happy Sunday e 2 Days & 1 Night. No universo dos K-dramas, ela fez sua estreia em 2012 com Reply 1997, que fez tanto sucesso pela nostalgia das referências da época que se transformou em uma série com outras versões, Reply 1994 e Reply 1988.

A sua ampla experiência em programas de variedade é um dos motivos de seus K-dramas se destacarem com diálogos naturais e bem construídos não importa o ano ou cenário da obra. Lee Woo-jung também foi a roteirista responsável pelas duas temporadas do popular Hospital Playlist e também é a criadora, embora não tenha feito o roteiro, de Prision Playbook e Resident Playbook.


Park Hye-ryun

Park Hye-ryun começou a trabalhar como roteirista principalmente com sitcons, como Nonstop, que foi ao ar entre 2000 e 2005. Ela trabalhou em projetos menores até escrever o roteiro de Dream High (2011), com atores como Suzy e Taecyeon, que foi um sucesso imediato de público.

Depois, começou uma parceria de sucesso com o ator Lee Jong-seok, presente em vários de seus trabalhos, como I Can Hear Your Voice (2013), Pinocchio (2014) e While You Were Sleeping (2017). Recentemente, ela escreveu Apostando Alto (Start-Up), de 2020, que ganhou versão filipina, e Diva à Deriva, de 2023.


Hong Jung-eun e Hong Mi-ran

A próxima roteirista da lista não é apenas uma roteirista mas duas irmãs que trabalham juntas: Hong Jung-eun e Hong Mi-ran. Elas também iniciaram na área com programas de entretenimento, e ao migrar para os k-dramas se especializaram em comédias românticas leves e divertidas, começando com Sassy Girl Chun-hyang (2005), uma releitura do conto folclórico Chunhyangjeon.

As irmãs Hong tiveram uma boa dose de sucessos logo de cara, com My Girl (2005), You’re Beautiful (2009) e My Girlfriend Is a Gumiho (2010). Suas obras ficaram particularmente famosas no restante da Ásia, com You’re Beautiful, por exemplo, tendo ganhado remakes no Japão e em Taiwan. Nos últimos anos, elas encontraram mais sucesso em K-dramas de fantasia como Hwayugi: A Korean Odyssey (2017), Hotel del Luna (2019) e Alquimia das Almas (2022).

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11)
Imagens: divulgação KBS2, tvN, SBS, Netflix
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile