Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

O Yeong-su é absolvido da acusação de agressão sexual

Nesta terça-feira (11), o ator veterano O Yeong-su, mais conhecido por seu papel em Squid Game, da Netflix, foi absolvido da acusação de agressão sexual.

O Tribunal Distrital de Suwon considerou O Yeong-Su inocente, revertendo a sentença de um tribunal inferior que o havia condenado a oito meses de prisão, com suspensão condicional da pena por dois anos.

A agressão sexual é definida como a prática de um ato “indecente” contra outra pessoa por meio de violência ou intimidação.

O tribunal decidiu que a vítima concordou a contragosto em ser abraçada e, considerando que houve consentimento e que a intensidade do abraço não era clara, não poderia ser considerado agressão sexual. O tribunal também levou em conta o fato de a vítima ter procurado aconselhamento em um centro de apoio a vítimas de violência sexual seis meses após o suposto incidente, ter relatado os fatos a vários colegas próximos e o réu ter se desculpado em resposta à mensagem da vítima exigindo um pedido de desculpas. Segundo o tribunal, “embora a vítima possa ter sentido desconforto em relação ao réu, não podemos descartar a possibilidade de alterações emocionais ou distorções na memória”.

E ainda acrescentou que “quando persistir uma dúvida razoável, a sentença deve ser proferida em favor do réu”.

O ator foi indiciado sem prisão preventiva em novembro de 2022 por supostamente ter abraçado uma integrante júnior de uma companhia de teatro enquanto estava hospedado fora de Seul em agosto de 2017 para uma peça e por tê-la beijado na bochecha em frente à sua residência no mês seguinte.

O tribunal de primeira instância considerou o depoimento da vítima credível, condenando o ator a oito meses de prisão, com pena suspensa por dois anos, e ordenando-lhe que cumprisse 40 horas de um programa de tratamento para vítimas de violência sexual. A acusação havia solicitado uma pena de um ano de prisão tanto no julgamento de primeira instância quanto no recurso, mas o tribunal de apelação rejeitou o pedido.

Ao longo do processo, o ator negou as acusações.

Cerca de 20 membros de organizações civis estavam presentes no tribunal para a sentença de apelação.

Em uma declaração emitida por meio de seu advogado, a vítima classificou a sentença como “uma decisão vergonhosa que reforça a estrutura sistêmica de violência sexual e abuso hierárquico”, acrescentando: “O veredicto de inocência não pode apagar a verdade nem a dor que sofri. O judiciário precisa refletir seriamente sobre a mensagem que esta decisão transmite à sociedade”.

O Yeong-Su, cujo nome de batismo é Oh Se Kang, fez sua estreia como ator em 1963 após se graduar em Teatro pela Universidade Dongguk. Ao longo de 60 anos de carreira, ele ficou mais conhecido por seus trabalhos nos palcos até que, em 2021, foi escalado para viver o Jogador Nº 1 em Squid Game, tornando-se o primeiro ator coreano a ganhar um Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Televisão. Após sua acusação, ele foi cortado do filme Big Family e proibido de aparecer nas transmissões da KBS.

Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido