É Natal, é Natal, jingle all the way… Os panetones estão nos mercados, as árvores estão enfeitadas com luzinhas e os dias de recesso, que serão recheados de maratonas de dramas, estão chegando. Isto significa que o Natal está logo ali, virando a esquina no calendário, e é hora de escolher os presentes para as pessoas que nos são queridas — e também os presentes que queremos ganhar.
Pensando nisso, a KoreaIN reuniu algumas obras que são perfeitas para presentear aquela drameira ou dorameira que você conhece — ou a si mesma! Confira a seguir nossas indicações literárias com uma pitada de romance, fantasia, lendas, conforto e história coreana.
Livros com uma pitada de lendas e mitos
Para quem amou dramas com Gumiho, como My Girlfriend Is a Gumiho, My Roommate Is a Gumiho ou os queridinhos Tale of the Nine-Tailed e Tale of the Nine-Tailed 1938, histórias inspiradas na lenda da raposa de nove caudas pode ser uma boa pedida. Recheadas de romance, amizade, deuses, reinos, aventura e destinos entrelaçados, as histórias que bebem da mitologia coreana transbordam a magia de suas páginas.
Nossas indicações:
- O rio e a raposa, de Italo Oliveira;
- Os Melhores Contos de Fadas Asiáticos, de vários autores;
- O deus e a raposa, de Sophie Kim;
- O deus e a fantasma, de Sophie Kim;
- A noiva do Deus do Mar, de Axie Oh.
Livros com uma colher de ficção histórica
Aos apaixonados pelas tramas que se passam no passado e que misturam história, como os acontecimentos da era Joseon ou o movimento de independência coreana, com ficção, como em The King’s Affection, The Red Sleeve ou Mr. Sunshine e Youth of May, obras com golpes para destituir tiranos, tramas políticas, amores avassaladores e vilões bem construídos são a escolha perfeita.
Nossas indicações:
- Uma Garça Entre Lobos, de June Hur;
- Red Palace, de June Hur;
- A Lenda de Lady Byeoksa, de Esther Park;
- Como tigres na neve, de Juhea Kim;
- Sem despedidas, de Han Kang.
Livros com um pezinho no romance contemporâneo
E quem não gosta de um livro tão gostosinho de ler que dá vontade de não chegar nunca ao final? Romances divertidos, narrativas com viagem no tempo, histórias que se passam em universidades, ou obras com idols mostrando seu lado humano… são boas opções para quem amou dramas como Business Proposal, True Beauty, Lovely Runner ou Head over Heels.
Nossas indicações:
- Sua Vez, Cupido!, de Raquel Figueiredo;
- Katábasis, de R.F. Kuang;
- O amor das nossas vidas, de Axie Oh;
- Era uma vez meu K-idol, de Kat Cho;
- De volta aos anos 90, de Maurene Goo.
Livros para sair um pouco do romance
Para aqueles que gostam de dramas policiais ou de ficção científica, um bom presente pode ser um romance cyberpunk, uma ficção policial, um título que explore o realismo mágico, uma narrativa fantástica ou obras que tenham uma força surrealista e simbólica na construção de suas imagens.
Nossas indicações:
- Histórias de amor no novo milênio, de Can Xue;
- Contrapeso, de Djuna;
- Coelho maldito, de Bora Chung;
- Odisseia estelar, de Kim Bo-Young;
- Castella, de Min-gyu Park.
Livros que são como um abraço quentinho
Às vezes o melhor presente é um livro que seja como um abraço quentinho: uma história que traz conforto, que é calma e ajuda a desacelerar a mente e o coração. Para esses casos, as obras coreanas de ficção de cura são sempre certeiras.
Nossas indicações:
- Bem-vindos à livraria Hyunam-dong, de Hwang Bo-Reum;
- A loja dos dias de chuva, de You Yeong-Gwang;
- Meu Dom Quixote Coreano, de Kim Ho-yeon;
- A loja de cartas de Seul, de Baek Seung-yeon;
- A Pequena Loja de Conveniência da Galáxia, de Inkyoung Bae.
Livros para conhecer mais da história coreana
Depois de assistir muitos dramas, geralmente temos vontade de conhecer mais sobre a história da península coreana e entender algumas questões de sua sociedade contemporânea. Para quem sentiu aquela coceirinha da curiosidade, livros introdutórios sobre a história coreana, de acontecimentos históricos específicos ou de movimentos sociais atuais são o presente perfeito.
Nossas indicações:
- Filhos do Céu e da ursa, de Emiliano Unzer;
- Flores de fogo, de Hawon Jung;
- A Espera, de Keum Suk Gendry-Kim;
- Grama, de Keum Suk Gendry-Kim;
- Pelos olhos de Sisun, de Chung Serang.
E um livro para fazer surpresa no próximo ano
por Vitória Ferreira Doretto
Imagens: Intrínseca, Panini Books, Harlequin Books
Não retirar sem os devidos créditos.
