Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

Jeong Jin-woo, diretor e produtor veterano, falece aos 88 anos

No último domingo (8), a família do diretor Jeong Jin-woo, figura fundamental nos anos de formação do cinema coreano, informou o seu falecimento aos 88 anos.

Jeong estava hospitalizado em Seul após uma queda enquanto passeava com seu cachorro há cerca de dois meses, e seu estado de saúde teria piorado depois que contraiu Covid-19. Deixa esposa, duas filhas e um filho.

Um dos principais diretores do cinema coreano desde a década de 1960, ele é amplamente reconhecido por ter ajudado a moldar o renascimento da produção cinematográfica sul-coreana.

Jeong estreou na direção com The Only Son (O Filho Único) em 1962. Dirigiu mais de 50 filmes e ficou conhecido pela narrativa inovadora e pela experimentação visual em obras como Does Cuckoo Cry at Night (O Cuco Chora à Noite?), de 1980, e Mugoonghwa-Korean National Flower (Mugoonghwa – Flor Nacional Coreana), de 1995.

Ele também foi um dos poucos diretores coreanos cujos filmes receberam reconhecimento global nas décadas de 1970 e 1980. Seu filme Long Live the Island Frogs! (Viva os Sapos da Ilha!) competiu no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 1972, enquanto The Family Tree (A Árvore Genealógica) foi convidado para o 42º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 1985.

Ajudou a fundar a Associação Coreana de Diretores de Cinema em 1967 e atuou como presidente da Associação de Artistas Cinematográficos em 1985. Através de sua produtora, Woojin Film, produziu 135 filmes.

Suas contribuições foram reconhecidas internacionalmente quando o governo francês o homenageou no Festival de Cannes de 1993. Também recebeu um Prêmio de Carreira no 51º Prêmio Daejong, em 2014.

Fonte: (1), (2)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

Sair da versão mobile