Contem leves spoilers.
O primeiro filme coreano produzido pela Netflix, Okja, foi exibido no Festival de Cannes e recebeu aplausos de pé pela platéia. O filme bilíngüe é uma comédia que gira em torno de uma empresa de alimentos e trata da sua ética, que é a GMO produtos. O filme é estrelado por atores globalmente reconhecidos como: Tilda Swinton, Jake Gyllenhaal, Steven Yeun e a atriz-mirim Ahn SeoHyun.
Okja utiliza a alegoria da amizade entre animal e criança, infalível para contar uma boa história. O que também é infalível nesse filme é a habilidade criacional de seu diretor, que busca narrar a trajetória de Mija (Seo-hyun) em proteger sua amiga, um super porco – misto de hipopótamo e cachorro, extremamente dócil e fiel – chamada Okja.
Em momento algum Okja abandona o discurso em defesa à natureza, nem mesmo quando o filme se torna ação e um toque de humor infantilizando, para então lhe desvendar toda a batalha midiática antes oculta.
Dirigido por Bong JoonHo, sofreu algumas críticas por parte da Federação Nacional Francesa de Cinema no Festival de Cannes, devido a escolha do filme ser lançado em um serviço de streaming, ao invés de ser lançado nos cinemas, uma vez que é uma produção cinematográfica.
Contudo, ocorreram alguns problemas técnicos durante a projeção, como o desalinhamento da tela, que freqüentemente cortava os rostos dos atores, algumas vezes até por vários minutos. Mesmo com esses problemas a audiência gostou da linda mensagem do filme e ficaram muito impressionados com o desempenho dos atores.
Okja estará disponível na Netflix a partir do dia 28 de junho. Confira o trailer abaixo:
Por Lorena Tarabauka
Tradução e adaptação: Koreaboo + Adoro Cinema
Não retirar sem os devidos créditos.