A Billboard teve, desde 2009, e ainda tem grande influência na divulgação do k-pop para o mundo. As reconhecidas paradas da revista dão destaque para grandes músicos, grupos e bandas e os primeiros lugares são alvo de cobiça de muitos artistas.
Antes do recente boom da Hallyu Wave (Onda Hallyu) com Gangnam Style (PSY), alguns artigos sobre o kpop davam as caras timidamente nos domínios da Billboard. O primeiro grupo que teve um artigo da BB para chamar de seu, foi o Wonder Girls, lá em 2009 durante a era de “Nobody”.
Após esse espaço cedido ao grupo os posts começaram a ser mais recorrentes, mas nada se comparou a abertura da plataforma para o kpop após o sucesso estrondoso de Gangnam Style. O MV bateu o record de vídeo mais curtido e visualizado no youtube em 2012, alcançou a marca de 1 bilhão de visualizações. E só perdeu o posto de vídeo mais assistido em 2017, quando o clipe “See You Again”, de Wiz Khalifa ultrapassou a marca de ‘Gangnam Style’ que já havia alcançado 2,894 bilhões de visualizações.
O sucesso de Gangnam Style alavancou a hallyu wave e ajudou na dispersão do kpop no mundo inteiro. PSY deu as caras quatro vezes no chart Hot 100 da BillBoard, feito importante e de repercussão para um artista sul-coreano até então.
As paradas da Billboard a partir daí começaram a se encher de músicas do pop sul-coreano e o estilo musical foi ganhando mais reconhecimento. Nomes como Girls Generation, BIG BANG, Super Junior e 4MINUTE receberam muito destaque nas paradas da revista.
Hallyu Wave: A grande onda
Com a ocorrência cada vez maior, devido aos inúmeros debut de grupos, solistas e duplas – se comparado a 2 décadas atrás – a hallyu wave foi crescendo e atingindo cada vez mais públicos devido a variedade de sons e cores, mas que apesar das diferenças ainda carregavam aquele quê diferente que só o pop sul-coreano tem.
K-TOWN: Um espaço para chamar de nosso
A Billboard não tardou em reconhecer o kpop como fenômeno mundial e atualmente mantém diariamente um espaço destinado em especial para news sobre o gênero. O espaço K-Town foi criado no dia 29 de janeiro de 2013 e garantiu a partir de seu lançamento uma atenção exclusiva aos k-idols. O lançamento da coluna contou com um vídeo especial do Girl’s Generation que parabenizou a mídia
GIRL Power na Billboard
Além do Wonder Girls, que foi o primeiro grupo a despontar na Billboard, outros grupos femininos também mostraram o seu poder e do que são feitos, nos charts da revista. Desde as Wonder Girls que deram inicio a essa era, outros grupos como 2NE1, 4MINUTE, SISTAR, Brown Eyed Girls, Red Velvet e f(x) já garantiram seu espaço na indústria musical e foram reconhecidos pela publicação norte-americana.
Social50: Um marco importante
Ponto e conquista importante, foi a participação do BTS no Billboard Music Awards 2017. O grupo que debutou em 2013 ganhou grande reconhecimento ao longo desses anos e conseguiu levar o prêmio de Top Social Artist Award devido a sua ótima e contínua performance no Social50, a parada dedicada ao desempenho de artistas nas redes sociais e streams onlinede video e música. O ocorrido foi muito importante pois mostrou a força dos fãs do grupo (ARMY)em níveis mundiais.
Veja também: BTS e a indicação ao BBMAs – resultado da Billboard reconhecendo o Kpop
Outros grupos como EXO, Seventeen e GOT7 já deram as caras no chart.
Veja também: BTS – Os Monstros das Redes Sociais
Mesmo com o espaço já garantido em veículos como a Billboard, é esperado que a Hallyu Wave conquiste e se solidifique em ainda mais lugares na indústria musical mundial, seja pela sua coloração diferenciada ou pela junção de batidas que funcionam muito bem para o ouvido de seus seguidores.
Por Yasmin Marcondes
Fonte: Billboard
Não retirar sem os devidos créditos