Não é novidade que o BTS é atualmente um dos grupos de K-POP de maior sucesso no mundo. A aposta de atravessar as fronteiras musicais e expandir o universo dos integrantes se mostra cada vez mais bem-sucedida, não apenas por aumentar o capital e nome do grupo, mas principalmente pela criação de um mundo paralelo deles.
O mundo do BTS
Em 26 de junho de 2019, nasce o BTS World, desenvolvido pela Netmarble. Dessa vez o jogador tem a chance de ser parte ativa no mundo dos Bangtan Boys: voltamos a 2012 e nos tornarmos gerentes do grupo para transformá-los no sucesso que eles são. Para isso, é necessário ajudá-los a ir em eventos, realizar festas e solucionar problemas e dificuldades do dia a dia.
Sua maior característica é a interatividade, suas decisões influenciam a carreira do grupo. Mas calma, mesmo que você não tome a melhor decisão, o final não é afetado de forma negativa.
Além da jogabilidade em todas as plataformas mobile, o jogo também está 100% em português, o download é gratuito, assim como o restante da história no game – é possível terminá-lo sem gastar nada! Upgrades são opcionais, mas não decisivos.
O processo de criação envolveu diretamente os integrantes do BTS e conta com trilha sonora e conteúdo exclusivo: são mais de 10 mil fotos e 100 vídeos exclusivamente preparados para o lançamento. É possível vestir e interagir com o grupo, seja por mensagem, chamada de vídeo e até ligação! O início de um universo alternativo começa no BTS World. Além do modo de história tradicional, há narrativas individuais para cada integrante, vivendo profissões que eles teriam escolhido se a carreira de artista não tivesse dado certo.
Novo jogo, novo universo: o que esperar?
A partir disso, vem aí um novo jogo do BTS, também desenvolvido em parceria com a Netmarble. O anúncio veio à tona durante uma coletiva de imprensa dada pela BigHit em 21 de agosto, seguido de um teaser postado na conta oficial do grupo.
O vídeo é semelhante a um trailer de filme e promete ser ainda maior, mais obscuro e cheio de emoção – logo de cara vemos um cenário que beira o pós-apocalíptico, repleto de brigas, fogo e destruição. Com gráficos extremamente realistas, vemos a cena de Jungkook no mv de RUN, se tornar um personagem animado quando a câmera foca em seu rosto. As referências ao álbum “Map Of The Soul: Persona” são nítidas e pontuadas pela questão dramática deixada ao final do vídeo pelo narrador: “onde está o mapa da alma para abrir o futuro?”. Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre o jogo, mas já queremos jogar.
BTS em telas de cinemas
Não satisfeitos em trazer o BTS para o mundo dos jogos, a Big Hit decidiu investir também em mostrar às armys como são as turnês do grupo. Para isso foram lançados ao longo de dois anos, 3 filmes com cenas de bastidores, em que podemos ver como tudo é preparado e tudo que acontece com os membros fora dos palcos. Burn the Stage: The Movie, Love Yourself In Seoul e Bring the Soul: The Movie arrastaram milhões de fãs aos cinemas para ver parte da trajetória dos sete membros do grupo durante algumas de suas turnês mais importantes.
K-drama do universo BTS?
A Big Hit anunciou recentemente que pretende lançar um drama sobre o universo Bangtan. Ainda não se tem muitas informações, mas alguns sites revelaram que a ideia é que a história esteja pronta em meados de 2020. O drama contará a história dos membros e se baseará nos primeiros anos do grupo, não tendo a atuação do BTS, atores serão escalados para esses papéis. Além dessa produção, a Big Hit também anunciou planos para trazer mais conteúdo aos fãs, na forma de webtoons, livros, jogos, animações, quadrinhos, e dramas.
Do universo virtual para o mundo real
A legião de armys é tamanha que a BigHit também começou a investir na ideia de cruzar as barreiras do mundo real com as pop-up store, lojas temporárias com coleções de roupas exclusivas e produtos personalizados. As lojas acompanharam a turnê mundial “Love Yourself” e ficaram disponíveis de 30 de abril a 10 de junho.
O sucesso logo no primeiro fim de semana foi tão grande que fará com que a loja também faça passagem pelo Japão, onde o grupo finalizará a turnê “Love Yourself: Speak Yourself”, porém em menos tempo: de 23 de novembro a 29 de dezembro, nas cidades Tóquio, Osaka e Fukuoka.
Outro fato que ressalta essa transparência entre os mundos e fortalece a integração entre grupo e fã foi a criação da linha BT21. O resultado da colaboração com a Line Friends, aplicativo coreano de mensagens, trouxe coleções de roupas e itens baseados no design dos 8 personagens criados pelos próprios membros do BTS.
BTS e Big Hit encantando o mundo
Hoje temos o BTS como um dos grupos mais conhecidos pelo mundo, deixam sua marca registrada. O conceito do grupo é, desde seu início, o amor próprio. Em todos os discursos o líder, Namjoon, mais conhecido por seu nome artístico RM, sempre fala palavras de conforto, amor próprio e busca pelo seu “eu”. Isso atraiu muitos fãs, pessoas que precisavam desse sentimento em suas vidas. O trabalho do grupo mostra os valores e o amor envolvidos naquilo.
Além disso o grupo procura sempre ser muito próximo dos seus fãs, com bastante conteúdos nas redes sociais, programas fixos, DVDs, especiais e mensagens de afeto escritas pelos integrantes que faz com que todos se sintam extremamente presentes no dia a dia deles. Com essa fórmula, a BigHit e o BTS conseguiram conquistar uma legião de fãs e se tornaram o estrondoso sucesso que são.
Por Flávia Bastos & Karina Giannini
Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Não retirar sem os créditos!