[AVISO DE GATILHO] O texto a seguir contém termos sensíveis. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.
A polícia de Gangnam, em Seul, declarou que não realizará autópsia no corpo de Goo Hara (28), após pedido de familiares. A cantora e atriz coreana foi encontrada sem vida em seu apartamento no último dia 24.
De acordo com uma fonte do departamento de polícia no dia 25 de novembro, a decisão teria sido tomada porque a compilação dos testemunhos da família e a situação do local do ocorrido indicou que não haviam sinais de crime. Portanto, teria sido decidido junto aos familiares que uma autópsia não seria realizada.
O funeral de Goo Hara está sendo realizado de forma privada, no Yonsei Severance Hospital Funeral Hall. Entretanto, um memorial em homenagem à cantora foi disponibilizado (até o dia 27 de novembro) para os fãs num local reservado e diferente, em St. Mary’s Funeral Hall, no Distrito de Gangnam.
A nota escrita à mão e vídeos CCTV
Também no último dia 25 o comissário Lee Yong Pyo, da Agência de Polícia Metropolitana de Seul declarou, afirmando em uma coletiva de imprensa, que uma nota escrita a mão foi encontrada em uma mesa na sala de estar da casa: a nota foi escrita a mão e era “muito pessimista” e negativa em relação a Hara.
Por motivos de investigação, o conteúdo da nota não será revelado, pelo menos por hora. Também foi revelado que foi a governanta da casa de Goo Hara quem encontrou o corpo, por volta das 18h (horário da Coreia). O representante também afirmou que: “Segundo a análise do vídeo de CCTV (câmera de segurança), confirmamos que ela retornou pra casa no dia 24 de novembro, aproximadamente às 12h35, a partir disto presume-se que ela faleceu após este horário.”
Foi confirmado que ninguém visitou a casa de Goo Hara após este horário, tirando a governanta que a encontrou horas depois. Ainda segundo ele, a governanta mantinha uma relação próxima com a muito artista há tempo, e teria decidido ir até a casa depois de tentar entrar em contato com ela e não obter resposta.
O ex-namorado de Hara e a primeira tentativa de suicídio
Após as notícias da morte de Goo Hara, o ex-namorado da cantora, Choi Jong Bum, tornou sua conta no Instagram privada. Choi Jong Bum é alvo de uma mobilização popular que pede para que ele seja devidamente punido após o caso de agressão e chantagem contra Goo no ano passado.
Gooe o ex-companheiro se separam em setembro de 2018, após um escândalo que envolvia agressão, dano à propriedade, abuso e revenge porn (quando uma parte dentro de uma relação afetiva revela conteúdos íntimos do outro como uma forma de vingança ou retaliação). Cada lado tinha versão do ocorrido: de um lado, Choi Jong Bum disse que ele decidiu terminar o namoro e Goo teria agido de forma histérica e o agredido sem que ele resistisse. Já Goo afirmou que Choi era extremamente ciumento em relação a outros homens perto, mesmo em casos em que ela estivesse apenas tratando de negócios. Ainda segundo a cantora, a briga aconteceu porque ela estava almoçando com seu manager e um outro homem da indústria do entretenimento.
Para evitar problemas, Goo disse ter falado ao então namorado que estava almoçando apenas com o manager para evitar uma crise de ciúmes, mas ao falar com o manager de Goo, Choi teria descoberto que havia outro homem presente e teria ficado irritado. Isso fez com que ela fosse no mesmo dia até o local de trabalho dele para se explicar, momento no qual a briga teria começado. Dias depois, segundo uma testemunha e colega de quarto de Goo, Choi teria invadido a casa e o quarto onde Goo Hara dormia. A testemunha declarou que ele parecia bêbado e teria agredido ela e a colega de quarto, bem como ameaçado acabar com a carreira de celebridade da cantora. No mês seguinte foi revelado que Choi Jong Bum teria tentado chantagear e humilhar Goo com um vídeo íntimo dos dois (ele teria pedido que ela se ajoelhasse como pedido para que o conteúdo não fosse vazado).
Goo Hara formalizou as denúncias contra o ex-namorado e Choi Jong Bum foi acusado de agressão, intimidação, chantagem, dano à propriedade e revenge porn, mas apenas as acusações de agressão e chantagem foram aceitas contra ele. Em agosto deste ano, Choi foi sentenciado a 1 ano e seis meses de prisão, a pena foi convertida para 3 anos em condicional, decisão da qual a promotoria recorreu.
Em meio aos recentes eventos, a escritora Gong Ji Young foi ao seu Facebook pessoal fazer um desabafo e dizer que o juiz e todos os envolvidos na sentença do caso de Goo e de Choi Jong Bum deveriam ser acusados formalmente e investigados.
“Aqueles que deram ao namorado envolvido uma condicional após ter visto o vídeo devem ser punidos. Se o juiz chefe viu o vídeo depois de dizer que visualizar o conteúdo do vídeo era essencial e mesmo após Hara negar, então eles devem ser punidos. Em meio a tudo isso, eles deram apenas uma condicional e disseram que o uso da câmera não foi um erro. Eu estremeci ao ler os artigos de hoje. Em qualquer lugar que formos há tortura e matança. Choi Jong Bum tem que enfrentar a punição adequada pela ameaça que fez de acabar com a carreira dela [Goo Hara] e revelar o vídeo”.
Declaração de Choi Jong Bum em sua rede social.
Algum tempo após a explosão do escândalo, em maio deste ano, Goo Hara tentou suicídio, mas foi encontrada inconsciente pelo seu manager e levada ao hospital. Na ocasião, foi revelado que a jovem estava numa batalha constante contra a depressão.
Após ter se recuperado do incidente e saído do hospital, Goo liberou um comunicado para tranquilizar os fãs, pedir desculpas e afirmar que estava bem: “Me desculpem por causar preocupações pelo acontecido recente. Estou me recuperando. Eu estava me sentindo estressada devido a vários acontecidos que se acumularam.Vou tentar o meu melhor para mostrar um lado saudável meu, tendo uma mente mais forte. Peço desculpas pelo incidente recente”.
Em outubro deste ano, Goo Hara recebeu a notícia de que Sulli, sua amiga próxima e de longa data, havia sido encontrada morta. A morte de Sulli causou uma enorme comoção e na época, Goo estava trabalhando no Japão e não conseguiria ir até o enterro da amiga. Em meio aos acontecimentos, a cantora fez uma transmissão ao vivo no Instagram onde desabafou aos prantos: “Sulli, me desculpe por não poder ir, porque estou no Japão. Me desculpe por esta ser a única forma que tenho para te saudar. Vá, esteja bem ao fazer aquilo que deseja fazer. Eu farei o meu melhor e vou tentar viver por você também, eu vou trabalhar duro. Gente, eu estou bem. Sulli e eu éramos muito próximas, nós éramos como verdadeiras irmãs, e é por isso que eu decidi falar com ela assim e liguei a transmissão do Instagram. Me desculpo. Desculpe. Não se preocupem, gente. Sulli, adeus”.
No mesmo mês, Hara havia acabado de inciar as promoções de seu novo single japonês, “Midnight Queen” e estava impossibilitada de deixar o país por questões de contrato.
Vários nomes da indústria do entretenimento coreano lamentaram a morte de Goo Hara. T.O.P (BIGBANG), Nam Tae Hyun (ex-Winner), DinDin, Giriboy, Han Ye Sul, Harisu, Tiger JK, Chae Ri Na e Kahi (ex-After School) foram alguns dos que demonstraram suas condolências on-line.
Em um post no Instagram, Kahi escreveu: “Outro Sol se pôs hoje… Suspiro … mesmo que tenhamos que proteger nossas crianças, nós também temos que proteger nossos idols… Nunca se esqueça… Que alguém está sempre orando por você”.
Desejamos condolências familiares, amigos e fãs de Goo Hara.
Por: Jô Mesquita
Fonte: Soompi, Naver News, Allkpop, Billboard
Não retirar sem os devidos créditos.