Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

Risos, lágrimas e ótimas histórias: confira as 11 melhores webtoons de 2019

Webtoons viraram uma febre nos últimos anos. Esses quadrinhos online se tornaram uma alternativa para artistas criarem suas histórias digitalmente e leitores terem mais opções além dos mangás e gibis. De dramas coreanos dignos de séries (muitos que viram mesmo) a histórias de fantasia ou contos de terror, tem de tudo um pouco no universo dos webtoons

A paixão por esse tipo de arte no Brasil é tanta, que a cidade de São Paulo sediará no próximo dia 09 de Dezembro a inauguração da “Bem Vindo ao Mundo de Webtoon”. A exposição inédita e gratuita de webtoons ficará no Brasil até dia 08 de fevereiro de 2020. Você pode saber tudo sobre o evento clicando aqui.

Algumas histórias chamam ainda mais atenção, seja pelos personagens envolventes, ou por um momento crítico na trama. Aproveitando que estamos no fim do ano, selecionamos os melhores webtoons de 2019 com selo de qualidade KoreaIN para você começar a ler agora e continuar até 2020! 


11 – Oh! Holy

A história entre o garoto tímido e nerd que vê fantasmas, Oh Jamie, e a popular e bonita representante de turma, Holy Joo, tinha tudo para ser um romance cliché. Mas basta começar a ler um pouco que verá que tem muito mais do que isso. É um misto de comédia e drama, com um pingo de sobrenatural. Pra somar, tem muito poder feminino de uma Holy que sabe o que quer e vai fazer de tudo para conseguir o que deseja. E, claro, o romance não ficou de fora.

Oh! Holy é uma webtoon que foi concluída há poucos meses, então é perfeita para ler sem sofrer esperando o próximo capítulo. Mas deixamos um alerta: você provavelmente vai sofrer de saudades quando terminar.
Disponível no Line Webtoon, inclusive em português!


10 – No Scope

Você gosta de videogames e todo o drama entre o mundo dos e-sports? Então são grandes as chances de você gostar deste webtoon. A história segue dois colegas de turma que adoram jogar PSI BOND. Um está entre os melhores, já o outro joga pela diversão, sem entender muito bem o que está fazendo. Um dia eles jogam juntos, quando os dois acabam na mesma sala de computadores da escola no intervalo, onde quebraram as regras e baixaram PSI BOND.

– Você instalou o jogo também?
– Sim, para jogar no almoço.
– Aha! Vamos jogar juntos. Qual tipo você usa? Psionic?

Depois desse dia, eles acabam virando amigos, motivados em ficar entre os melhores no jogo do momento. Competições, times, identidades, boatos e hacks são assuntos comuns do mundo dos jogos e abordados de forma bem realista por esse webtoon. De quebra ainda vai poder curtir a ação do PSI BOND, um misto de vários e-sports existentes, como Overwatch, Call of Duty e League of Legends e que, cá entre nós, adoraríamos jogar também.
Disponível no Line Webtoon, por enquanto em inglês.

09 – Weak Hero

Fugindo um pouco dos dramas leves, Weak Hero é um webtoon com tons um pouco obscuros, sobre uma escola de ensino médio coreana para onde normalmente vão os piores alunos. Quando falamos “piores”, queremos dizer muitos daqueles valentões, que brigam pela hierarquia de poder e lideram pequenas gangues escolares. No meio disso tudo, nosso “herói fraco” é um jovem quieto que para muitos parece inofensivo… Só que não. 

– Arg, minha garganta, o que diabos?
– “Nossa! O que esse garoto tá pensando?”

Em uma situação onde os fortes querem se aproveitar dos mais fracos, Gray Yeon foi obrigado a aprender a se defender, o que ele faz muito bem, diga-se de passagem. É uma publicação relativamente nova, com poucos capítulos lançados na versão em inglês, mas já se destacou pena intensidade da história logo de começo. Vale a pena acompanhar para descobrir aos poucos sobre o passado do misterioso Gray e como ele vai lidar com tantas ameaças surgindo atrás dele.
Disponível no Line Webtoon, apenas em inglês.


08 – Age Matters

Rose Choi tem seus 29 anos e luta para construir sua vida depois do fim de um relacionamento e de perder seu emprego. Por reviravoltas e uma ajuda de sua amiga, ela acaba trabalhando para Daniel Yoon que, com seus 22 anos, é um bilionário e CEO de uma grande rede social chamada Lime (nenhuma coincidência aqui com a Line). Nenhum deles está satisfeito com sua situação atual e de certa forma invejam a realidade um do outro.
Vai dizer que essa história não é perfeita para um k-drama? Antes que fique achando a história boba demais, saiba ela pode te surpreender. 

– Inovador? O aplicativo dele só ajudou aquele babaca a me ignorar! Ele só criou um aplicativo que ajuda a acabar com relacionamentos. Você não acha que ele é muito cruel?

Rose é uma mulher que tem suas próprias opiniões e sempre transmite uma imagem de força e determinação. Mas, isso não impede que ela mesma sofra com questões de confiança por causa de seu passado e da pressão pelo sucesso. Já Daniel tem seus próprios problemas que envolvem a família e o fato que sua vida é bem diferente de pessoas da sua idade. Os aspectos de críticas sociais e dramas da realidade não impede este webtoon de ter momentos divertidos e um triângulo amoroso bem digno. Age Matters tem pouco mais de 70 capítulos até o momento, mas já acumula 9 milhões de leitores na plataforma, sendo particularmente popular entre mulheres nos seus 20 e 30 anos (a identificação com a Rose é um fenômeno real, caros leitores).
Disponível em Line Webtoon, em inglês.

07 – Sweet Home

Se romance e drama realmente não é a sua praia, talvez uma história de suspense e terror agrade mais. O protagonista deste webtoon é um estudante recluso: Hyun Cha se recusava a ir para a escola, passava o dia no quarto jogando, postando mensagens de ódio e detestava os próprios pais. Sua vida de “conforto” muda após a inesperada morte da sua família e aos 18 anos ele é então obrigado a viver sozinho. De fato o Hyun não é a melhor pessoa do universo, mas este é um dos fatores mais interessantes dessa história, já que, apesar disso tudo, é impossível não torcer por ele. Afinal, tudo começa a desabar ao seu redor, coisas estranhas começam a acontecer e ele precisa lutar contra monstros para sobreviver e evitar a extinção da humanidade.

Sweet Home é o webtoon mais popular do gênero de suspense na plataforma e é criação dos mesmos autores de outra obra bem famosa, Bastard. Ou seja, não falta experiência na arte de criar histórias assustadoras e eletrizantes. Só deixamos uma dica: não aconselhamos ler de madrugada, ou então pode não conseguir dormir tão cedo… 
Disponível na Line Webtoon, em inglês.

06 – Bluechair

Acredite em mim: você conhece esse webtoon! Provavelmente já viu alguma tirinha circulando pelo instagram e nem notou que estava lendo um dos webtoons mais populares de 2019. O gênero slice of life, que representa a realidade cotidiana em forma de arte, se tornou muito popular nas redes sociais, e tem atraído um número maior de leitores que só querem abrir o celular após um longo dia e rir de situações com as quais se identificam. Pagar as contas, apesar de muito trágico, pode ser o fruto de uma tirinha engraçada; As tirinhas englobam situações reais, das quais quem termina de ler solta baixinho: “poxa, é assim mesmo…”

*Balãozinho escrito “Auto Estima”*
*Vida se aproxima e fura o balão*
– Por quê?

Bluechair ou Shen Comix, como a página oficial é conhecida, já tem mais de 1.6m de seguidores, já na plataforma Webtoons onde é atualizada frequentemente, há cerca de 23 milhões de leitores que aguardam por mais e mais histórias. 
Disponível no Line Webtoon, apenas em inglês. 

05 – Lookism

Milagrosamente você acorda um dia completamente diferente. Seu corpo não é mais o mesmo, sua face mudou e aparentemente todos os olhares direcionados a você são de amor. Entretanto, você não sente que mudou por completo, suas memórias ainda estão ali, sua escola é a mesma e tudo ao seu redor é igual, exceto pelo bullying sofrido, ele foi embora de vez. Você agora é uma nova pessoa e parece que a aparência mudou toda a sua vida e novas experiências podem surgir! A noite, porém, você retorna para o antigo eu. O que você faria? Bem, se pensou que poderia ter uma vida dupla, pensou errado! É por isso que o webtoon Lookism é tão famoso atualmente, desde sua publicação em 2014 ele chamou a atenção por seu enredo completamente viciante e cômico.

Além disso, o webtoon fala muito de auto aceitação, afinal, qual é mesmo o problema de ter um corpo diferente do que o padrão impõe? Nenhum! Lookism também se tornou muito popular por ter personagens que remetem a artistas sul coreanos, o vídeo abaixo compara os traços aos artistas:

Apesar de ser uma criação da Coreia do Sul, o webtoon já ganhou uma versão para as telinhas chinesas! O drama foi lançado no final de Setembro deste ano e até o momento conta com 41 episódios.
Disponível no Line Webtoon, apenas em inglês. 


04 – The God of High School

Famoso por sua adaptação para jogo e também para animação, The God of High School conta a história do aluno de colegial Jin Mori, que adora desafiar seus colegas para lutar, é muito briguento e se auto declarou o mais valentão da escola. Um misterioso homem aparece um dia em sua escola e o convida para participar de um campeonato de luta, chamado The God of the High School. Jin reluta, mas aceita o desafio – com ódio – quando leva um soco no rosto do rapaz misterioso. 

Seu sucesso é tão grandioso que foi o primeiro webtoon a ser traduzido pela plataforma do Line. O primeiro episódio foi publicado em 2011, e a obra segue em andamento, no episódio 436, publicado no dia 14 de novembro deste ano. 
Disponível no Line Webtoon, inclusive em português.


03 – Love Alarm

O grande responsável por enlouquecer os corações de todos os dorameiros de plantão (viciados em kdramas) é, com certeza, Love Alarm. Um belíssimo triângulo amoroso mexeu com a cabeça de todo mundo, e se você escrever o nome da obra no google, com certeza lhe será sugerido a palavra spoiler para busca. O kdrama é baseado no webtoon de mesmo nome, que gira em torno de um aplicativo de encontros, o qual promete mostrar se o amor da sua vida está por perto, ou seja, se você quer saber se o paquerinha também está a fim de você é só abrir o aplicativo que é sucesso! Ou quase isso. Aliás, foi essa incerteza que gerou o triângulo amoroso que machuca nossos corações e faz com que a gente sofra com a história. O aplicativo não é capaz de indicar quem gosta de você, apenas que alguém corresponde ao seu sentimento. 

Na trama das telinhas, a protagonista Jojo é vivida por Kim SoHyun, e os dois apaixonadinhos, SunOh e HyeYoung, são vividos por Song Kang e Jung GaRam, respectivamente. O kdrama teve sua 2ª temporada confirmada para o primeiro semestre de 2020 na plataforma de streaming Netflix
E aí, qual time você torce? SunOh ou HyeYoung?
Disponível no Webtoon Daum, apenas em coreano.

02 – Sheep+Wolf 

Após um longo e tenebroso hiatus, o webtoon voltou a ser atualizado na plataforma do Line Webtoon e também no Tapas. O criador precisou de um tempinho para definir qual rumo a história dos protagonistas Takeru e Hongmin deveria seguir. Os personagens principais possuem um contraste de personalidade, sendo que Takeru é considerado um lobo, por ser sempre o centro das atenções e ter uma lábia infinita, capaz de tirar você para dançar até mesmo sem música, enquanto Hongmin é uma tímida ovelha que apenas observa o predador alcançar e conquistar suas presas; e ele faria de tudo para ser conquistado também. Amantes de BL (boys love, amor entre garotos) esse momento é todo de vocês!

O slice of life apresenta personagens com auto estima abaladas e relações familiares complicadas, se aproximando assim do leitor que precisa lidar com isso a todo tempo. Hongmin pede para que Takeru o ensine a ser tão desenvolto e menos tímido, e essa aproximação pode ser perigosa demais para o sentimento de ambos.
Disponível no Line Webtoon e no Tapas, apenas em inglês.

01 – True Beauty

Nós sabemos que a maquiagem coreana é surpreendente e capaz de criar novos looks para quem faz uso dela, mas uma base ou um batom é capaz de mudar seu status ou até mesmo quem você é? Para o webtoon True Beauty é sim. Jugyeong é uma estudante que sofreu durante a época do colégio com comentários maldosos a respeito de sua aparência. Ela sempre se escondeu e evitou o contato de todos os colegas da turma, mas um belo dia sentiu seu coração bater mais forte: enfim tinha um crush. Mas, ao perceber que não foi correspondida e julgando ser culpa de sua aparência, resolveu usar maquiagem para se sentir mais confiante. 

“Você sabe, ser eu é bem legal.”
“Mas só até eu tirar a minha maquiagem.”

A partir de então começou sua aventura pelo mundo de tutoriais e compras de cosméticos. Quando foi para o ensino médio, Jugyeong parecia ser uma nova pessoa com a maquiagem impecável, lentes de contato e um novo penteado. Visto que isso lhe atraiu bastante atenção, continuou a manter sua imagem de “deusa”, usando a maquiagem para fazer amigos e até paquerar. Sua essência, porém, era de um garota brincalhona, apaixonada por mangás de terror e também muito divertida. Vale mencionar que o webtoon está cheio de referências a memes com as expressões icônicas da Jugyeong.

O processo de auto aceitação é uma evolução na personagem principal. Como seu novo estilo de vida afeta sua relação com as pessoas ao redor, principalmente sua família, deixa o leitor com nó na garganta, querendo abraçar Jugyeong e dizer que está tudo bem se sentir melhor com uma base ou um batom.

Apesar da pressão estética apresentada durante todo o enredo todo, o webtoon reforça a ideia de que ser verdadeiro é muito mais importante do que ter um rosto perfeito. O estudo, a relação com os amigos e família pode te deixar ainda mais bonito, baseado nas gentis atitudes e gestos que praticar. O webtoon, um dos mais populares da plataforma (são 13 milhões de leitores), entrou 2019 em uma nova fase da história e cada capítulo dá aquele gostinho de quero mais no final.
Disponível no Line Webtoon, apenas em inglês.


Graças a popularização do webtoon, o número de obras e autores é consideravelmente alto, comparado aos anos passados. Só na plataforma do Line há novos webtoons todo mês. Acompanhar as atualizações diárias pode ser uma batalha, pois muitos autores ficam inspirados em ver os leitores interagindo com suas histórias. 

Lembrando que, no próximo dia 09 de Dezembro o Centro Cultural Coreano no Brasil aguarda sua presença na inauguração da exposição “Bem Vindo ao Mundo de Webtoon“. Saiba tudo aqui!

Nota de Serviço:

Dia: Segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Horário: 18:00 às 21:00 (Horário padrão de Brasília)
Local: Av. Paulista, 460, Avenida Paulista
Centro Cultural Coreano no Brasil – Bela Vista, SP 01311-000
ENTRADA GRATUITO

Link do evento: https://www.facebook.com/events/674946246366025/


Após essa longa (e belíssima) lista a KoreaIN quer saber: você tem algum webtoon favorito para indicar? 

Esperamos que o número de maravilhosas histórias só aumente em 2020 e a lista cresça para podermos compartilhar com vocês a palavra do webtoon. 


Por Isabela Marques e Paula Bastos Araripe
Fontes: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile