Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Literatura

5 WEBTOONS coreanos traduzidos para você mergulhar nesse universo

Ah, os quadrinhos! Fonte de rápida diversão, encanto e distração, uma leitura mais dinâmica que faz parte do dia a dia, seja um gibi antigo guardado na estante, um trecho impresso no jornal local, um exercício em um dia cheio de estudos. E ele está presente no meio dos fãs da cultura hallyu que – em sua grande maioria – conheceram o universo das comics coreanas, os WEBTOONs, através de kdramas e até grupos de kpop.



Em sua grande maioria as obras dos escritores de WEBTOONs são traduzidas de imediato para o inglês, principalmente por conta dessa popularização com o público internacional, mas você sabia que através do aplicativo (ou site) WEBTOON é possível ler histórias traduzidas para o português? 

Hoje no Brasil é o Dia do Quadrinho Nacional e, mesmo sendo um site voltado majoritariamente para a cultura coreana, queremos homenagear essa data com um pezinho na Coreia trazendo uma lista de indicações de incríveis WEBTOONs traduzidos para o português! Você pode ler pelo site WEBTOON ou pelo aplicativo de mesmo nome. E aí, bora colocar na listinha?


Tower Of God

Tower of God conta a história de Baam e Rachel, dois jovens que vivem debaixo (literalmente) de uma torre. Um belo dia Rachel se cansa do ambiente submerso, e decide explorar, deixando Baam para trás. Preocupado, o amigo reúne força e coragem e sai a procura de Rachel, mas tudo o que encontra são seres desconhecidos, as quais precisa se proteger para não ser ferido (ou morto). A aclamada obra sempre está no TOP10 do aplicativo e possui 480/485 capítulos traduzidos! O sucesso do WEBTOON foi tanto que até virou um anime com produção da plataforma de streaming Crunchyrool

Leia Tower of God aqui.


Ghost Teller

Gosta de histórias de terror? E se… elas fossem contadas pelos próprios fantasmas?! Essa obra de arte em forma de WEBTOON promete trazer mistério e tensão, misturada com muitas risadas. A arte fofíssima vai fazer você se apaixonar pelos personagens, e vai ser impossível você largar a leitura! A primeira temporada está toda traduzida no aplicativo do WEBTOON.

Leia Ghost Teller aqui.


The Stories of Those Around Me

Se você quer conhecer um WEBTOON com a temática mais “madura” então escolha The Stories of thoses around me, que em tradução livre fica A história daqueles ao meu redor. A obra conta a história de 3 pessoas que se conectam. Três jovens enfrentam seus medos e problemas no mercado de trabalho, na universidade e vida amorosa. Cada uma delas carrega a história em seu próprio coração, e você é convidado para conhecê-las nessa leitura. O WEBTOON promete pontadas no coração e muita identificação. Vale super a pena começar a ler JÁ!

Leia The Stories of Those Around Me aqui.



Orange Marmalade

Orange Marmalade traz um universo onde humanos e vampiros coexistem, embora a maioria dos humanos não goste dos vampiros por causa de sua dieta de sangue humano. Os vampiros modernos bebem sangue de porco, mas muitas pessoas não sabem disso. A história se concentra em Mari, uma vampira adolescente na Coreia. Ela está prestes a se matricular em uma escola, mas depois de ser condenada ao ostracismo¹ e intimidada em escolas anteriores, ela decide manter sua identidade de vampira em segredo. Mari então, de alguma forma, se viu diante do garoto mais popular da escola, Jaemin, após acidentalmente mordê-lo durante o sono, dando início à história de Mari, Jaemin e todos ao seu redor.

Ps: a tradução ainda está saindo aos poucos, por isso não esqueça de apertar em “subscribe” para acompanhar as atualizações.

Leia Orange Marmelade aqui.

¹ Condenada por seu próprio povo [nesse caso, dos vampiros] ao banimento/exílio de 10 anos.


Big Jo

Jo tinha duas escolhas: odiar seu próprio corpo e deixar que maldosas frases afetassem seu ensino médio, ou aceitar (e amar!) o corpo que tem e aproveitar cada momento com quem realmente importa. O WEBTOON é um verdadeiro mergulho na vida da adolescente Jo, que tenta se manter verdadeira para si mesma enquanto é duramente criticada pelos pais, colegas, professores e todos à sua volta. Traz uma narrativa diferente, afinal a proposta é convidar adolescentes a se respeitarem e conhecerem a si mesmo durante essa luta que é crescer e amadurecer.

Leia Big Jo aqui.


E olha só que legal: todos os projetos são traduzidos por fãs! Por isso a maioria desses títulos estão em andamento. Acesse o link e bora ajudar o trabalho da galera. É preciso divulgar e enaltecer!

Já leu algum WEBTOON? Qual seu preferido? Conta pra gente nos comentários.


Dia do Quadrinho Nacional

Diversos países possuem uma data para celebrar essa que é conhecida como a nona arte. O Brasil escolheu o dia 30 de janeiro porque foi neste dia, em 1869, que o cartunista Angelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte. O Dia do Quadrinho Nacional foi oficializado a partir de 1984 e é comemorado desde então.

Além dos WEBTOONS, também temos um carinho muito grande pelos quadrinistas nacionais. Até porque crescemos lendo a Turma da Mônica, Ziraldo e outros grandes artistas que fazem esta arte no Brasil.

Só que não para por aí, também tem diversos artistas brasileiros que conquistaram a plataforma WEBTOON. Já falamos de seis aqui.


[LEIA MAIS] 6 Webtoons criados por brasileiros que você precisa conhecer!


Tem mais algum artista brasileiro para indicar? Conta nos comentários que também queremos te ouvir.

Fontes imagem e texto: WEBTOON
Outras fontes: (1)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    Sair da versão mobile