Um incêndio atingiu um prédio de 33 andares na cidade de Ulsan, na Coreia do Sul, na noite de quinta feira (8). Segundo o Corpo de Bombeiros de Ulsan, ao todo 91 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos leves, como inalação de fumaça ou pequenas queimaduras. Não houve registros de mortos e também não há relatos de feridos graves.
O incêndio começou por volta das 23h no horário local. Estima-se que o fogo tenha surgido entre o 8º e o 12º andar, na parede exterior do prédio. O motivo e local exato do início do fogo ainda são desconhecidos pelas autoridades.
O prédio, chamado de Samhwan Art Nouveau Apartment, possui cerca de 120 apartamentos residenciais. Ele é um dos vários prédios presentes na cidade metropolitana de Ulsan, centro da região industrial do país que fica na costa sudeste coreana, a 70 km ao norte de Busan.
Felizmente, os bombeiros chegaram apenas 5 minutos depois da primeira ligação de um morador do 12º andar. Essa ação rápida permitiu evitar uma tragédia. Segundo o corpo de bombeiros, mais de 1000 profissionais foram enviados para controlar as chamas e resgatar moradores. Centenas de pessoas evacuaram o prédio e 77 delas foram resgatadas pelo corpo de bombeiros pela cobertura e outros pontos do prédio.
#Breaking: Huge fire engulfs 33 storey building in #Ulsan, #SouthKorea
— A̷s̷h̷i̷s̷h̷ ̷G̷o̷s̷w̷a̷m̷i̷ (@AshishG0swami) October 8, 2020
#Ulsan / #울산
pic.twitter.com/GVpLQ86cme
Por causa dos ventos fortes, o fogo se espalhou rápido e dificultou o trabalho de controle das chamas. Os bombeiros conseguiram extinguir as chamas após 13 horas de trabalho. Após isso, equipes de bombeiros se revezaram para entrar no prédio e procurar pessoas que pudessem ainda estar lá dentro.
O primeiro-ministro sul-coreano Chung Sye-kyun agradeceu o trabalho dos bombeiros, expressou solidariedade para os afetados e reforçou a necessidade de melhores planos de prevenção a incêndios.
Por Paula Bastos Araripe
Fontes: [1], [2], [3], [4], [5], [6], [7].
Não retirar sem dos devidos créditos.