Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-drama Sociedade

[PARTE 2] Dramas sobre a história da Coreia do Sul que você não pode perder

Chegamos a Dinastia Joseon, uma era muito comum em ser retratada nos kdramas, trazendo à tona àqueles dramas que amamos do fundo do coração (e que fazem muito sucesso também!).

Antes de ler a parte da nossa lista 2 abaixo, confira a parte 1:

[Leia mais] [PARTE 1] Dramas sobre a história da Coreia do Sul que você não pode perder



Prontos para continuarmos a “passear” pela história da Coreia? Então acompanhe a lista com as obras que selecionamos para vocês:

Dinastia Joseon

Moonlight Drawn by the Clouds (2016)

Moonglight Drawn by Clouds – KBS2

Elenco: Park BoGum, Kim YooJung, Jung Jinyoug, Kwak DongYeong, Chae SooBin e mais.

Moonlight Drawn by Clouds foi um grande sucesso em sua exibição, e ainda é muito popular quando se fala de “dramas históricos”. A história pode parecer leve no começo, pois retrata a relação entre o jovem príncipe herdeiro e um eunuco que, na verdade, é uma mulher disfarçada para fugir de agiotas. Entretanto a trama apresenta muito conflito político e suspense suficientes para roer de roer as unhas!

Onde assistir: Disponível no Viki.


Rebel: Thief Who Stole The People (2017)

Rebel: Thief Who Stole The People – MBC

Elenco: Yoo KyungSang, Chae SooBin, Lee Hanui, Kim JiSeok e mais.

A Coreia do Sul também tem seu Robin Hood. Rebel: Thief Who Stole The People descreve a vida do “fora-da-lei” Hong Gil Dong, uma figura tradicional figura da história coreana. Em uma época que oferecia poucas oportunidades para os que não eram ricos, Hong Gil Dong, filho de um servo, colocou seus talentos e intelecto em uso liderando um bando de ladrões, roubando dos nobres e dando aos pobres; fazendo justiça com as próprias mãos.

Onde assistir: Disponível no Viki


Sungkyunkwan Scandal (2010)

Sungkyungkwan Scandal – KBS2

Elenco: Song JoonKi, Park Minyoung, Yoo AhIn e outros.

Mais um kdrama sobre uma mulher que precisou se disfarçar de homem para sobreviver. Sungkyunkwan Scandal conta a história de uma jovem inteligente em suas aventuras como estudante na instituição educacional de elite em Joseon. Como se manter seu disfarce não fosse difícil o suficiente (as meninas não tinham permissão para serem educadas), ela deve fazê-lo enquanto navega pelos seus turbulentos colegas homens e lida com seus sentimentos românticos por um em particular.

Onde assistir: Disponível no Viki


Tree With Deep Roots (2011)

Tree with deep roots – SBS

Elenco: Han SukKyu, Shin SeKyung, Yoon JeMoone e mais.

Mistério, história e romance trazem a harmonia perfeita para Tree With Deep Roots, que vincula tramas de vingança, uma sociedade secreta e os misteriosos assassinatos de vários estudiosos durante a época em que o Rei Sejong trabalhou para criar o alfabeto coreano. Nem todos no palácio estão entusiasmados com a invenção do Hangul, que acabaria por capacitar os plebeus ao tornar a alfabetização mais amplamente acessível. A Tree With Deep Roots infunde história com os temas de sacrifício e conflito ideológico de uma forma maravilhosamente cheia de suspense.

Onde assistir: Disponível no Viki.


Jewel in the Palace (2003)

Jewel in the palace – MBC

Elenco: Lee YeongAe, Ji JinHee, Yang MinKyung, Kyeong MinRi, Im Ho e mais.

Um dos kdramas mais impactantes sobre a Era Joseon. O drama foi aclamado até internacionalmente, despertando o interesse para as produções sul coreanas. Jewel in the Palace  é baseado na história verídica de Jang Geum, que se tornou a primeira médica real de Joseon e a terceira oficial mais graduada do palácio, apesar da estrita estrutura social patriarcal de Joseon.

Onde assistir: Disponível no Viki, mas não para o Brasil.



Período da ocupação japonesa

Mr. Sunshine (2018)

Mr. Sunshine – tvN

Elenco: Lee ByungHun, Kim Taeri, Yoo YeonSeok, Byun YoHan, Kim Minjung e mais. 

Mr. Sunshine é tecnicamente ambientado nas últimas décadas da Dinastia Joseon, mas a crescente presença do Japão em Joseon é central para a luta política do drama. Com forças pró-japonesas buscando o controle da Península Coreana, uma rede secreta de espiões da resistência Joseon luta para proteger a soberania de sua nação. Quando um oficial do Corpo de Fuzileiros Navais americano de ascendência coreana retorna ao seu país natal, sua lealdade é testada pela sombra de seu próprio passado, bem como por sua admiração e sentimentos românticos por uma nobre de Joseon.

Onde assistir: Disponível na Netflix


Chicago TypeWriter (2017)

Chicago Typewriter – tvN

Elenco: Yoo AhIn, Lim SuJeong, Go KyungPyo, Kwak Siyang e mais.

Um autor de best-seller, seu fã que virou anti-fã e um escritor fantasma são reunidos nos tempos atuais (2010’s) por meio de uma máquina de escrever que usaram em suas vidas anteriores durante a ocupação japonesa. Embora comece no presente, Chicago Typewriter aprofunda-se no histórico à medida que o drama continua, com o improvável trio trabalhando em conjunto para descobrir os mistérios e tragédias de suas encarnações passadas como lutadores da resistência. Excepcionalmente bem escrita, a história de Chicago Typewriter se desenrola em um ritmo perfeito (tudo nesse kdrama é perfeito), nunca revelando muito de uma vez e mantendo você na dúvida até o fim.

Onde assistir: Disponível na Netflix



Guerra da Coreia

Legends of the patriots (2010)

Legends of the patriots | cr KBS

Elenco: Choi SooJong, Lee SeungHyo, Lee Taeran e mais.

Legend of the Patriots se passa no meio da Guerra da Coreia, acompanhando a vida de vários soldados coreanos durante a luta e o derramamento de sangue. Em vez de focar nos ideais gerais dos dois lados em conflito, o drama se concentra em seus personagens, focando no impacto da guerra nas pessoas individualmente. O efeito é um conto emocionante de camaradagem, sacrifício e humanidade durante uma época de sofrimento extremo.

Onde assistir: Seriado indisponível em serviços de streaming no momento.


Crash Landing on You (2019)

Crash Landing on You – tvN e Netflix

Elenco: HyunBin, Son YeJin, Seo JiHye e muito mais. 

Um drama completamente atual (e fictício) conta a história de uma jovem sul-coreana aventureira e de um soldado norte-coreano que contrabandeia produtos de beleza. O destino de ambos se cruzam quando a jovem precisa fazer um pouso forçado na Coreia do Norte enquanto se divertia em um salto de paraquedas. Apesar de parecer cômico, a obra retrata a triste realidade da divisão do país, reforçando o quanto os laços entre familiares se perderam durante os conflitos de interesse. 

Onde assistir: Disponível na Netflix

Depois de muita história e arte, encerramos a lista por aqui! Selecionamos os kdramas que mais se aproximavam da história, e também os que mais valem a pena assistir. Sabemos que você também tem um drama histórico para nos indicar, por isso deixe nos comentários sua sugestão!

Fontes: (1).
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    Sair da versão mobile