Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Culinária Cultura Tradições

Conheça as comidas tradicionais do Seollal, o ano novo coreano

O Seollal, ano novo coreano, também é sinônimo de mesa farta! A comida é parte importante da celebração, que inclui uma variedade de carnes, sopas e frutas.

Para ficar no clima do ano novo lunar, te apresentamos os pratos que não podem ficar de fora da festa. Confira!



Tteokguk

A grande estrela do Seollal é o tteokguk: uma sopa feita a partir do tteok, bolinhos feitos de uma massa de arroz. Deve ser servida com carne, ovos e algas marinhas.

Apesar de ser consumida o ano todo, ela ganha um significado especial durante o Ano Novo. Consumir a sopa é um ritual de aniversário lunar, marcando um novo ano na vida de alguém, além de simbolizar prosperidade e clareza de corpo e espírito. Por isso, o caldo precisa estar bem claro e límpido ao ser servido.

Há ainda outra versão dessa sopa, o manduguk, que usa os mandu (outra variedade de bolinhos) no lugar da massa de arroz.


Jeon

O jeon é um tipo de panqueca coreana. O recheio – que vai de kimchi a frutos do mar – é passado em uma mistura de farinha e ovo e, em seguida, frito em um formato arredondado.


Galbijjim

Se um evento é tão especial quanto o Seollal, significa que vai ter galbijjim! O prato é feito com costelas de boi, vegetais (como nabo, cenoura e cebolinha) e nozes. O preparo é trabalhoso, já que a carne precisa ser fervida várias vezes e lentamente, o que cria um aspecto de cozido.



Japchae

Outra comida típica do Seollal é o japchae, massa feita de batata doce. Depois de frita, ela fica com uma aparência transparente, o que lhe deu o apelido de “macarrão de vidro”. O japchae acompanha ainda carne, vegetais e gergelim e pode ser servido quente ou frio.


Yakgwa

Não poderia faltar um doce em um feriado tão importante! O yakgwa é um tipo de biscoito feito óleo de gergelim, farinha de trigo e mel, que é conhecido por suas propriedades medicinais.


Sujeonggwa

O sujeonggwa é um ponche feito com caquis secos, temperado com canela, gengibre, pimenta e pinhões.

Quais desses pratos você ficou com vontade de experimentar? Conte para a gente nos comentários!

Fontes: (1), (2), (3)
Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.



Tags relacionadas:

  • Giovanna Pego

    Jornalista, carioca, multifandom e sagitariana que fala demais. Defensora de girlgroups e apaixonada por k-dramas, beleza e literatura.

    Sair da versão mobile