Tendo sido uma tradição na sociedade coreana por mais de 1.600 anos, o Hanbok é uma parte importante da história nacional e cultural do país, sendo passado de geração em geração.
A evidência mais antiga que se tem do Hanbok pode ser encontrada nos afrescos do período Kyuki-do, 300 a.C.; porém, a imagem mais comum que se tem do Hanbok é do período da Dinastia Joseon, 1600 anos atrás.
Um exemplo eram os diferentes tipos de corte. Uma pessoa de classe baixa – que teria uma probabilidade maior de realizar trabalhos físicos – vestiria, por exemplo, um jeogori relativamente mais curto, com mangas mais largas para maximizar o conforto ao trabalhar.
Para os homens, o Hanbok era dividido em um jeogori (jaqueta), baji (calças) e um durumagi (sobretudo), chapéu, cinto e sapatos complementavam a roupa. Já as mulheres usavam um jeogori (jaqueta curta) com duas fitas atadas para formas um otgoreum (nó), uma saia longa e volumosa, atada ao redor de uma cintura alta, chamada tchima, um durumagi com beoseon (soquetes de algodão) e sapatos em forma de canoa.
Diz-se que os braços abertos do jeogori representam o calor e abraço do povo coreano, enquanto a saia volumosa simboliza espaço e liberdade. O traje tradicional não é adaptado às formas do corpo, mas dá liberdade de movimentos, pelo que é vantajoso usá-lo, independentemente do tipo de corpo.
Durante o período de colonização japonesa, as mulheres procuravam exprimir uma feminilidade mais moderna adotando um novo estilo de Hanbok, produzindo um chima mais curto com um jeogori branco.
Com a entrada de roupas ocidentais no país durante a Guerra da Coreia (1950-53), e durante a rápida industrialização nos anos 60 e 70, o Hanbok foi perdendo espeço e sendo considerado não apropriado para o uso casual, relegando-se ao uso em datas e eventos especiais como os feriados do Seollal (o Ano Novo lunar) e Chuseok (Ação de Graças) e festas familiares como Hwangap, que marca o 60° aniversário de uma pessoa.
O Hanbok sofreu inúmeras mudanças durante sua história de mais de 1.600 anos, e as transformações continuam até hoje, com designers contemporâneos fazendo suas reinterpretações modernas do tradicional traje.
Algumas versões que circulam bastante na internet são os modelos produzidos pela Danha Seoul. A marca ficou ainda mais famosa após produzir modelos customizados de Hanbok usados pelo BLACKPINK no vídeo de How You Like That.
Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: SBS (capa), Shutterstock e Danha Seoul – Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.