Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura História Moda & Lifestyle Tradições

O que é Hanbok? Conheça tudo sobre a roupa tradicional coreana

Tendo sido uma tradição na sociedade coreana por mais de 1.600 anos, o Hanbok é uma parte importante da história nacional e cultural do país, sendo passado de geração em geração.



Fonte: Shutterstock

A evidência mais antiga que se tem do Hanbok pode ser encontrada nos afrescos do período Kyuki-do, 300 a.C.; porém, a imagem mais comum que se tem do Hanbok é do período da Dinastia Joseon, 1600 anos atrás.


Um exemplo eram os diferentes tipos de corte. Uma pessoa de classe baixa – que teria uma probabilidade maior de realizar trabalhos físicos – vestiria, por exemplo, um jeogori relativamente mais curto, com mangas mais largas para maximizar o conforto ao trabalhar.

Para os homens, o Hanbok era dividido em um jeogori (jaqueta), baji (calças) e um durumagi (sobretudo), chapéu, cinto e sapatos complementavam a roupa. Já as mulheres usavam um jeogori (jaqueta curta) com duas fitas atadas para formas um otgoreum (nó), uma saia longa e volumosa, atada ao redor de uma cintura alta, chamada tchima, um durumagi com beoseon (soquetes de algodão) e sapatos em forma de canoa.



Diz-se que os braços abertos do jeogori representam o calor e abraço do povo coreano, enquanto a saia volumosa simboliza espaço e liberdade. O traje tradicional não é adaptado às formas do corpo, mas dá liberdade de movimentos, pelo que é vantajoso usá-lo, independentemente do tipo de corpo.

Durante o período de colonização japonesa, as mulheres procuravam exprimir uma feminilidade mais moderna adotando um novo estilo de Hanbok, produzindo um chima mais curto com um jeogori branco.

Com a entrada de roupas ocidentais no país durante a Guerra da Coreia (1950-53), e durante a rápida industrialização nos anos 60 e 70, o Hanbok foi perdendo espeço e sendo considerado não apropriado para o uso casual, relegando-se  ao uso em datas e eventos especiais como os feriados do Seollal (o Ano Novo lunar) e Chuseok (Ação de Graças) e festas familiares como Hwangap, que marca o 60° aniversário de uma pessoa.



O Hanbok sofreu inúmeras mudanças durante sua história de mais de 1.600 anos, e as transformações continuam até hoje, com designers contemporâneos fazendo suas reinterpretações modernas do tradicional traje.

Algumas versões que circulam bastante na internet são os modelos produzidos pela Danha Seoul. A marca ficou ainda mais famosa após produzir modelos customizados de Hanbok usados pelo BLACKPINK no vídeo de How You Like That.


Hanboks modernos feitos pela marca Danha Seoul, que também customizou trajes para o BLACKPINK.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: SBS (capa), Shutterstock e Danha Seoul – Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Ávila

     Formada em moda, apaixonada por livro, filme, música e café nessa ordem.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido