Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Entenda como funciona o grupo e as units do NCT

Na ativa desde 2016, o NCT foi o último grupo masculino debutado pela SM Entertainment. Trazendo um conceito com units rotativas, que a gravadora já havia tentado pôr em prática desde o Super Junior, o NCT consegue abranger diferentes conceitos e estilos em cada um de seus lançamentos. Para aproveitar que estamos nos aproximando do comeback do NCT DREAM, preparamos um guia explicativo para aqueles que eventualmente ainda estejam perdidos. Confira:



Desenvolvimento da ideia de um grupo expansivo.

Os membros e conceitos do NCT foram escolhidos a dedo pelo fundador da empresa, Lee Soo Man. Antes do debut, o conceito foi apresentando em uma coletiva de imprensa, onde o NCT (Neo Culture Technology) foi apresentado como um grupo expansivo, com um número infinito de units e membros, que teriam suas bases e conceitos focados em cidades diferentes, começando por Seul e se expandindo para o resto do mundo.


Units e formações

Em 2016, o grupo debutou sua primeira unit – NCT U – com duas formações diferentes. Uma delas incluía os membros Taeyong, Mark, Jaehyun, Ten e Doyoung, com o single The 7th sense. A outra, do single Without You, trouxe Doyoung, Jaehyun e Taeil. A versão chinesa da faixa contava com a participação do membro Kun, que até então tinha sido apresentado apenas como parte do projeto “SM Rookies”. A unit foi apresentada como rotativa, onde qualquer membro que estivesse sob o nome NCT poderia ser escalado para participar. 

NCT U (UNIT 7TH SENSE)

Ainda no ano de 2016, mais duas units do grupo NCT foram apresentadas, sendo elas, respectivamente, NCT 127 e NCT DREAM. A unit 127, sendo a unit fixa de Seul, debutou com os os membros Yuta, Taeyong, Taeil, Haechan, Jaehyun, WinWin e Mark, com o EP NCT #127 e o single Firetruck. O grupo chamou a atenção por ter uma imagem muito forte e fora do usual para o ano.

Já o NCT DREAM debutou com o single Chewing Gun, uma música fofa e jovial, e contava com os membros mais novos do grupo Mark, Jeno, Renjun, Haechan, Jaemin, Chenle e Jisung. O DREAM foi apresentado como uma proposta alternativa, como o grupo seria focado em promover um conceito mais fofo, os membros sairiam por meio de um processo de “graduação” ao atingir a maioridade, assim deixando a unit e podendo ser designado para qualquer outra. Porém, no ano de 2020, foi anunciado que esse sistema iria mudar e a unit passou a ser rotacional, porém apenas entre os 7 membros que já faziam parte da mesma.

NCT DREAM

Em janeiro de 2017, dois membros novos foram adicionados a formação da unit 127, Doyoung (já apresentado no NCT U) e Johnny, fazendo assim com que o grupo promovesse com 9 membros. No mesmo ano, Jaemin, membro do NCT DREAM, entrou em hiato por um problema de saúde e ficou fora das promoções do grupo cerca de um ano. Durante o período de 2017, o grupo NCT focou em promoções para as units DREAM e 127

NCT 127 (Winwin ainda fazia parte da unit)


Primeiro projeto com todos os membros 

Em 2018, o projeto ”NCT 2018 Yearbook” foi o primeiro a envolver todos os membros, e também contou com a entrada de mais 3 membros: Kun, Jungwoo e Lucas. O projeto focou em vídeos conceito sobre o “universo” NCT (NCTmentary), e no álbum Empathy, que trazia músicas de todas as units apresentadas e uma com todos os 18 membros intitulada Black on Black. Em uma live no aplicativo V App, o membro Doyoung disse que o “Yearbook” seria anual, porém o projeto só foi retomado em 2020.

Jungwoo foi adicionado ao NCT 127, fazendo com que a unit passasse a promover com o total de 10 membros. Mark passou pelo processo de graduação do NCT DREAM e saiu da unit, que passou a promover com 6 membros.

NCT 2018

WayV e a dúvida sobre a ligação do grupo com as outras units do NCT 

Em 2019, foi anunciado o debut de um novo grupo chinês, o WayV, que estaria sobre a direção da Label V, empresa subsidiaria da SM Entertainment. Para este grupo, foram escalados 4 membros que já tinham sido apresentados como parte do NCT – Kun, Lucas, WinWin e Ten – e os novos membros: Xiao Jun, Hendery e Yang Yang. O grupo debutou com um single já lançado pela unit NCT 127, Regular, e focou em promoções na China.

Após o debut do grupo, os membros que estavam sobre o nome NCT pararam com as atividades no grupo, sem explicações pela parte da empresa até o momento. Porém, é suposto que, para a melhor promoção do grupo WayV na China, seria melhor não haver vinculação ao NCT como um todo. O WayV tem empresa, fandom e lightstick individuais, mas compartilham com NCT a mesma cor oficial. Ainda não se sabe se o grupo será fixo ou se futuramente poderá sofrer alterações.

WayV

2020 novos projetos e novos membros.

Em 20 de setembro de 2020, as redes sociais oficiais do grupo lançaram um calendário e um vídeo para um novo comeback, o álbum de estúdio RESONANCE Pt. 1, com a unit intitulada NCT 2020. 

O vídeo intitulado INTERLUDE: RESONANCE tinha trechos de MVs de todas as units, incluindo do WayV. Isso excluiu qualquer dúvida sobre a unit ser ou não ligada ao NCT

Dia 22 de setembro, o primeiro vídeo do projeto foi lançado e com ele o grupo apresentou dois novos membros para o time: Shotaro e SungChan. Os 23 membros promoveram os álbuns RESONANCE Pt. 1 e 2, com singles divididos em formações diferentes do NCT U, seguindo assim, um formato diferente do “Empathy”, álbum de 2018, que teve os singles lançados um por cada unit.

As promoções do NCT 2020 acabaram com o MV de RESONANCE, onde todos os 23 membros performaram um medley dos singles junto com a música Raise the Roof, depois disso as units voltaram a promover separadamente. 

Até o momento, o grupo NCT consiste em 23 membros e 4 units. Shotaro e Sungchan só estão na unit NCT U e ainda não foram incluídos em nenhuma unit fixa. A SM não divulgou nenhuma explicação sobre a saída do membro WinWin da unit NCT 127, então não há como saber se a mesma é definitiva ou não. O próximo comeback agendado para o grupo será o lançamento do primeiro álbum do NCT DREAM, Hot Sauce, programado para o dia 10 de maio.

Imagens: SM Entertainment (reprodução e divulgação)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Bárbara Brasil

    Estudante de Design de moda, fotógrafa e dançarina, apaixonada por K-pop e novas culturas.

    Sair da versão mobile