Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Presidente Moon Jae-In quer retomar diálogo com Coreia do Norte

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, reafirmou nesta terça-feira (27), seu desejo em dialogar com a Coreia do Norte. Há três anos, os líderes das duas Coreias se encontraram e assinaram a Declaração de Panmunjom, um acordo para amenizar as tensões militares, acabar com as armas nucleares e encerrar o conflito coreano, unindo a península.



A Declaração de Panmunjom foi um marco e representou a primeira reunião entre o Norte e Sul em onze anos. Ainda em 2018, Moon Jae-In mediou uma reunião entre Kim Jong-Un e Donald Trump e a ideia da unificação não parecia tão distante.

Porém, em 2019, com o desacordo entre Trump e Kim Jong-Un na Cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte, diversos testes de mísseis nucleares foram retomados e o acordo de paz com a Coreia do Sul começou a retroceder rapidamente.

Em 2020, a Coreia do Norte explodiu o Escritório de Relações Diplomáticas das duas Coreias e o presidente Moon Jae-in tomou medidas impopulares para previnir conflitos entre os moradores da região da fronteira entre Norte e Sul, como a Lei Anti-Folheto, que proíbe que materiais e produtos ultrapassem a fronteira. Nas palavras do presidente:

“A Declaração de Panmunjom é um marco histórico de paz que ninguém pode destruir. (…) O caminho para a paz, prometida na Declaração, não pode ser revertida sob nenhuma circunstância”

Em seu discurso, o presidente da Coreia do Sul enfatizou a importância da paz entre as duas partes da península e revelou ter esperança de que sua reunião com Joe Biden, – atual presidente dos Estados Unidos -possa abrir uma porta de diálogo entre as duas partes da Coreia, bem como o diálogo entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

Apesar de afirmar que a situação da segurança na península está sendo conduzida de forma estável, adicionou ainda que “por agora, a paz é incompleta” e que a paz permanente com base na Declaração de Panmunjom deve ser posta em ação.

Kim Jong-un e Moon Jae-in em encontro na vila de Panmunjom, dentro da zona desmilitarizada entre as duas Coreias.
Créditos: Korea Summit Press Pool/Pool via Reuters

Economia e meio ambiente

Além da relação com a Coreia do Norte, o presidente também salientou a importância de um crescimento inclusivo na economia, visando combater a desigualdade no país. Ainda assim, Moon demonstrou otimismo sobre a economia, que apresentou um crescimento do produto interno bruto de 1,8% nestes primeiros meses de 2021, mesmo com a pandemia.

Nesta reunião também, o Gabinete aprovou um plano um plano para estabelecer um comitê presidencial para a campanha da Coreia do Sul sobre neutralidade do carbono até 2050. Este novo comitê será lançado em maio e englobará as tarefas do Conselho Nacional de Mudança Climática e Qualidade do Ar da Coreia do Sul.

Fontes: (1) (2) (3) (4)
Fontes imagens: Yonhap News, Korea Summit Press Pool/Pool via Reuters – Reprodução.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Naomi Shiroma

    Paulistana apaixonada por idiomas, livros e música.

    Sair da versão mobile