Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Tragédia de Sewol completa 7 anos

No dia 16 de abril de 2014, uma embarcação conhecida por Ferry Sewol que transportava cerca de 476 pessoas, em sua maioria estudantes e professores da Escola Secundária Danwon, sofreu um acidente que chocou toda a Coreia e os países próximos.

A balsa de origem japonesa e com capacidade de transporte para 921 passageiros, 35 tripulantes e 180 veículos e containers de até 6,10 metros, seguia de Incheon a Ilha Jeju quando o desastre ocorreu. A possível causa determinada pela guarda costeira sul-coreana foi o deslocamento das cargas causada por uma mudança súbita de direção da balsa, porém, após seis anos do acidente, outros especialistas especulam causas diferentes, como má conduta dos tripulantes e problemas técnicos.

As buscas por desaparecidos duraram dois anos e onze meses, sendo encerradas com um total de 304 mortes e 9 desaparecidos. Dos tripulantes presentes na balsa, 164 foram resgatados. Alguns puderam ser resgatados por embarcações próximas ao acidente, porém, a maioria permaneceu à derivada por cerca de trinta minutos, até que a guarda costeira chegasse. Os resgates duraram um dia inteiro.

Em uma entrevista para uma emissora local, Lim Hyung Mi, um dos tripulantes resgatados, relatou: “Ouvi um golpe e o barco começou logo a se inclinar. Alguns dos meus amigos caíram no chão e começaram a sangrar. Pulamos na água e nos resgataram. A água estava muito gelada. Só pensava que queria viver“. O sobrevivente conta que na época era um jovem cursando o ensino médio.


As homenagens às vítimas

Ainda hoje a data é lembrada com respeito e consideração às centenas de vítimas e seus familiares. O acidente deixou o país em luto, rendendo diversas homenagens inclusive em músicas de grupos de k-pop. Teorias apontam que uma delas seja o MV de One of These Nights do Red Velvet, onde diversas referências apontam para o ocorrido.

[LEIA MAIS]
Entenda o MV de One of These Nights, o comeback do Red Velvet

Uma das músicas mais intensas talvez seja Yellow Ocean, dueto de Cheetah e Jung Sung Hwan apresentado no programa Tribe of Hip Hop 2. Antes de iniciarem a performance da música, foi exibido um trecho de uma reportagem falando sobre o incidente. É possível ver que Cheetah não consegue conter as lágrimas até o fim da canção.

Por Karol Ferraz
Fontes: (1), (2), (3)
Imagem: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile